Justiça manda Sony desbloquear PS5 banido e pagar indenização

Ora, se pretendia a ré que o download fosse feito somente pelo adquirente, cabia-lhe inserir uma trava que impossibilitasse novas cópias a partir do mesmo console, o que não deve ser difícil a ela realizar diante da patente tecnológica de seus produtos, revelando-se até pueril seu método de contenção da cópia dos jogos.

Huehuehue o poste mijando no cachorro.

1 curtida

Pois é! Seguindo essa lógica, se um automóvel não tiver trava nas portas então não tem problema alguém roubar

Olha a falsa equivalência aqui

O conceito é o mesmo, vc concordando ou não.

O conceito não é o mesmo. Um é um bem digital e outro um físico, o digital depois de ser “roubado”, como você diz, continua nos servidores da Sony, não houve perda material, a Sony simplesmente deixou de ganhar.

1 curtida

Errado, segundo a lógica da empresa, se eu comprei meu carro, não posso emprestar para outras pessoas viajarem.

O conceito é o mesmo quando se trata de haver ou não uma barreira que impeça alguém de cometer a infração.

Só que quando você empresta o seu carro a pessoa não passa a ter posse do mesmo, logo, ele é devolvido.
Quem fez login com a conta de terceiros acabou adicionando os jogos gratuitamente a essas contas, que vão poder acessá-los para sempre sem pagar por eles ou pelo console novo.

Pois é, mas como disse a juíza, era mais simples a empresa inserir uma trava que impossibilitasse novas cópias a partir do mesmo console, do que distribuir isso a milhões de pessoas no mundo inteiro dando a elas a possibilidade de facilmente fazê-lo mas dizer que não pode. Agora está enfrentando processos mundo a fora, e perdendo, ainda bem.

2 curtidas

Tudo isso poderia ter sido evitado se a Sony desse os jogos apenas uma vez por console, independente da conta que fez o login.

Acho que a Sony deveria banir as contas que fizeram o esquema, mas banir o console inteiro é um absurdo. Ainda bem que o pessoal vem conseguindo reverter isso na justiça.

2 curtidas

É “mais simples” fazer uma trava do que obedecer o que dizem os termos de uso? O fato de vc não ler um contrato quando concorda com ele não te isenta da responsabilidade quando quebrar cláusulas.
Mas é aquela coisa, brasileiro viaja pra algum lugar da Europa e fica dizendo como a educação lá é diferente, como vc pode andar na rua sem ser assaltado, todo mundo dorme com a porta da casa destrancada e bla bla bla mas quando volta pra cá o pensamento é “se não tem trava eu pego mesmo e dane-se”. ¯_(ツ)_/¯

Esse é um debate que acho válido só que vendo por outro ponto de vista banir a conta pode gerar mais prejuízo financeiro do que banir o console. Se fosse comigo, por exemplo, o tanto que já gastei em jogos digitais na PSN daria pra comprar uma porrada de consoles novos. Tudo bem que nem todo mundo vai ficar baixando todos os jogos que já comprou no passado mas sempre tem uns jogos que a gente gosta de jogar novamente.

Rapaz… que viagem heim… Ainda bem que você não é o Juíz

Bored Cat GIF

Essa é outra questão importante. Você paga caro nos jogos e a qualquer momento a empresa pode decidir que você violou alguma regra e te banir sem nenhum aviso ou explicação.

Decidir, assim, do nada… Acho difícil. Até pq tem lá os termos de uso da PSN e se não provarem que vc violou alguma daquelas regras a justiça está aí pra ajudar.
No caso dos consoles banidos eu acho justo, banir conta pra mim é uma punição que só deve ser aplicada a quem usa hack, o que não se aplica a consoles (a menos que aqueles dispositivos Cronusmax sejam considerados hack).

Não acho que empresa nenhuma deveria poder te banira ponto de você não poder mais usar ou baixar ou jogos que você já comprou, agora não vejo problema do banimento para futuras comprar por exemplo.

Eu penso que se eu comprei, logo eu deveria ser permitido compartilhar com que eu quiser a minha compra, o que eles poderiam fazer é adicionar uma trava de que só uma pessoa pode usar ao mesmo tempo por exemplo.

Isso seria facilmente relsovido se a Sony adicionasse um trava que só permite uma pessoa de cada vez de usar o jogo.

O que a Sony quer é te proibir de compartilhar algo que você comprou e isso eu não concordo.

Já vou responder seus dois comentários neste aqui! rs
Eu acho que no caso do uso de hacks a pessoa deveria ter a conta banida porque está prejudicando todo mundo, a empresa, os devs, os jogadores… É um dos maiores exemplos de falta de caráter dentro da comunidade gamer. Penso que serviria bem de exemplo, dar um ban definitivo eficiente em meia dúzia (incluindo ban de hardware) e logo a molecada aprende pela disciplina que não se deve fazer isso.
Já na questão da Sony (o seu outro comentário), ela não está te impedindo de compartilhar algo que vc comprou uma vez que a PS Plus Collection foi ofertada (presenteada, com ressalvas) a quem comprou o console novo. Vc não pagou por aqueles jogos quando comprou o console - o debate sobre jogos da Plus serem “falsos gratuitos” é válido mas não é esse o caso. Quando você compra um jogo em mídia digital na vc compra uma licença de uso pessoal e intransferível, se for trocar em miúdos na vdd vc compra uma permissão pra jogar e não o jogo em si, diferente de comprar a mídia física onde vc tem o produto ali em mãos e pode emprestar pra quem quiser. E como falei, vc não comprou aqueles 20 ou sei lá quantos jogos da coleção, eles ofertaram em caráter promocional pra quem comprasse o console, como um estímulo pras pessoas comprarem o produto novo. Como uma oferta promocional, a Sony como empresa pode ofertar pra quem ela quiser, com as condições específicas que ela determinar. É tipo vc comprar um Gol hoje e daqui a uma semana a concessionária fazer uma promoção de isenção de taxa ou qualquer coisa do tipo pra quem comprar um T-Cross.
Eu entendo o sentimento das pessoas quanto a isso e acho que todo mundo pode debater se a questão de banir um aparelho de quase R$ 5.000,00 é uma reação exagerada ou não, mas o fato é que se eu deixar meus amigos do PS4 logarem no meu PS5 e liberar o acesso a estes jogos pra eles estarei lesando a empresa porque além de transferir uma licença que me foi dada dentro de condições específicas, vou estar fazendo a empresa perder um grande potencial de vendas (pq são MUITOS jogos de graça de uma vez só).