Jogo força a pausa do player de aúdio

Uma situação corriqueira é eu estar escutando música ou um podcast e quando vou iniciar um jogo (mesmo com as configurações todas mutadas), ele força a pausa do player de áudio / podcasts…

Exemplo, estou usando o Pocket Cast e quando abro o Pokemon Go ou o Horizont Chase, o player pausa. Se eu saio e dou o play de novo, o jogo abre do zero e o ciclo se repete. As vezes, utilizando o fone, consigo dar play de novo no áudio / podcast…

Há alguma maneira de dar prioridade de áudio ao player e não aos jogos?

PS: meu celular não tem root.

Pelo sintoma do jogo sempre reabrir do zero após alternar para o player, e por você só conseguir reiniciar a reprodução do áudio pelo fone em alguns casos, seu problema tá sendo causado por pouca quantidade de RAM ou um gerenciamento de memória agressivo, fazendo com que o aplicativo em segundo plano seja encerrado ao alternar entre os apps.

Assumindo que seu aparelho rode Android, infelizmente não existe uma solução “fácil” pra nenhum dos casos. Se o problema for pouca memória RAM, a solução definitiva seria trocar o aparelho por um modelo com maior quantidade de RAM ou tentar alguma custom ROM (se disponível), visto que na maioria dos casos elas são mais leves que o sistema original do fabricante do aparelho.

Descartando a troca do aparelho, no caso do problema ser causado por um gerenciamento de memória agressivo você provavelmente conseguiria amenizar o problema ajustando os parâmetros de memória do kernel com apps específicos, mas isso só é possível com acesso root, que você relatou não ter.

Sendo assim, o que resta tentar (e que não depende de acesso root ou de trocar o aparelho) é desinstalar/desativar a maior quantidade de apps que você não utilize ou que não sejam importantes, a fim de dar uma desafogada na RAM e evitar o encerramento do player ao iniciar o jogo ¯\_(ツ)_/¯

Parece que Pokemon Go não funciona com root, então fazer root está descartado.

Além do que o Mateus já recomendou, você testou fazer o que está tentando fazer em outro aparelho para ver se o problema não é com os aplicativos? É possível rodar o Pocket Cast em segundo plano enquanto os jogos estão em primeiro plano?

Se sim, provavelmente é problema de RAM mesmo. Veja quanto de RAM o aparelho tem disponível quando você está com um dos jogos abertos.

Desinstalar aplicativos pode ser uma opção.
Opção mais radical seria formatar e recomeçar do zero, instalar só os jogos e algum aplicativo de música e tentar rodas os dois pra ver o que acontece.

Ou pega um player dedicado de áudio (os famigerados “mp3 players”) e usa ele pra ouvir música ou podcast. :man_shrugging:

Mencionar qual o aparelho ajudaria.

Existem de fato aplicativos que pausam midia. Mas não sei se é o caso dos jogos mencionados. Creio que uma hipotese de pouca RAM é mais provavel.

Entendi… Meu celular é um Asus Zenfone 3, 2 Gb de RAM, então provavelmente não tem solução =/ as vezes ele ate consegue rodar os dois, mas tem um momento que o audio pausa de novo…

Comprar um aparelho novo so por conta disso é inviável haha achei que pudesse ter alguma maneira mais tranquila, mas obrigado pela ajuda e cooperação pessoal!

Vou pesquisar e tentar algum player mais leve para ver o que consigo…

Qual a versão do sistema ele está atualmente ? Sempre teve esse problema, ou ele apareceu com o tempo ? Que apps instalou ou começou a fazer uso quando isso passou a ocorrer ?

Já tentou o suporte da Asus ?

Sempre teve esse problema sim, mas nunca achei nada que resolvesse. Não sei se é um bug ou erro de fato do sistema, talvez a insuficiência de RAM mesmo, por isso nunca chequei nada com o suporte e nem nada.
Desde sempre funcionou desse jeito, e com a comunidade aqui pensei que pudesse ter alguma solução simples ou algo do tipo.

Falei do suporte, porque pode ser um comportamento padrão do sistema cortar a reprodução de conteúdo, quando jogando, já que estaria sobrepondo o áudio do jogo. Assim como poderia ocorrer ao gravar vídeo.

Como você falou que sempre foi assim, o problema não deve ser só os 2 GB de RAM, mas uma limitação/comportamento do sistema. Já que ele poderia encerrar outros app, para manter esses dois em uso.

Entendi… Realmente não sei, mas como o Pokemon Go nao funciona com root, acho que nao tem muita solucao a nao ser trocar de aparelho mesmo rs

Fiz um teste aqui e tanto com o Spotify quanto com o player de música nativo do aparelho, a reprodução das músicas continuou normalmente, mesmo após entrar no Pokémon GO. Seu problema provavelmente é falta de RAM mesmo…

Seu aparelho tem quanto de RAM mano?
Obrigado pela ajuda, mas sendo assim, realmente não vou comprar um cel novo só por isso, meu Zen3 ta bem de boa por enquanto rs

Ele tem 3 GB.

Eu não conheço as modificações que a Asus faz no Android, mas as vezes ele tem algum mecanismo que encerra aplicativos em segundo plano. É uma opção para verificar também.

Depois que falou isso fui nas opções de desenvolvedor e botei o limite de aplicações no máximo, mas ainda assim realmente não foi… Ele até funcionou paralelamente no início, mas o jogo começou a dar lag, e ai o player encerrou… Parece mesmo ser algo relativo a RAM, mas engraçado que ela não chega nem a 1 Gb qdo estou com as duas aplicações… Imagino que seja porque o proprio sistema ja deve usar pelo menos metade dela…

Uma opção é tentar usar um player de áudio mais leve, mas eu não sei qual app é o mais leve e nem sei se muda muito também em termos de uso de RAM quando está sendo reproduzido em segundo plano.

Ou então se tiver um cartão microSD sobrando, compra um daqueles mp3 players meia-boca, do tipo desses:
index
e boa.
Você acha por R$30 no máximo, mas precisa usar cartão microSD.

No Samsung S7 em diante, tem a opção áudio separado, vc escolhe o aplicativo e a saída (bluetooth), ideal para usar com caixas de som, pois a música fica rolando, vc pode até mesmo filmar sem parar o Áudio. Escutar áudio dos outros apps TB…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.