iPhone 15: faz sentido fabricar um smartphone de titânio?

Ciência dos materiais é uma arte.

Mas, óbvio, além dos benefícios práticos, tem mesmo que fazer marketing em cima.

Explicado.

2 curtidas

Anota aí e me cobrem:

Vão fazer a mesma coisa que fizeram no Apple Watch Ultra, ao colocar um “revestimento de titânio” que a gente sabe que não aguenta isso tudo que eles falam em seus comerciais.

2 curtidas

Na minha opinião o fator que mais pesa nessa decisão (caso ela se confirme) é o marketing. Estamos falando de Apple e ela fará AQUELA apresentação para falar do titânio e levar no bico o público leigo.

Se o objetivo é tornar o dispositivo mais resistente, eles deveriam lembrar que titânio na estrutura torna apenas a estrutura mais resistente. E o restante?

O aparelho pode receber uma pancada muito forte e a estrutura continuar íntegra, mas o impacto certamente atingirá vários componentes internos. O titânio não vai absorver tanta energia assim da pancada a ponto de proteger os componentes internos do iPhone.

E a tela? Ela quebra também…

Enfim, pra mim será marketing puro.

6 curtidas

Diria q o principal motivo é o segundo, além é claro de trazer maior valor agregado, já que custa mais, e assim poder vender mais caro

aço inoxidável tem este mesmo problema, e inox já é mais que o suficiente para proteger celular.

só que é muito claro que a utilização do titânio na Apple são para marketing e aumentar a receita com o aumento do preço do iPhone.

o problema é que a Apple está tendo problema com oxidação nos Apple watch, oxidação que não deveria ter

1 curtida

O problema é os clássicos materiais Apple, a lente de safira que é uma lamina de safira, o Apple watch ultra que é “banhado” em titânio, o preço de smartphone de ouro que não é de ouro

3 curtidas

Pois é. Não sei se no caso desses Apple Watches o material que está oxidando é o aço inox, mas se for não é supresa nenhuma.

Muita gente pensa que aço inox não enferruja. Ledo engano. Enferruja (oxida) sim. Só é mais resistente que o aço normal (aço carbono), mas isso não o torna imune à oxidação.

2 curtidas

é o Apple Watch Ultra que esta oxidando, ele é de titânio

2 curtidas

No iPhone 16 será a vez do Nióbio!

Anotem: será Mágico™!

2 curtidas

será Patriótico?

1 curtida

E ainda será fabricado em Ratanabá!

1 curtida

Fora que existem ligas diferentes. Heck, se forem fazer um iPhone de titânio, será uma liga de titânio, até por que titânio puro é quebradiço. (EDIT: eu estava pensando em tungstênio)

Dito isso, não me parece uma ideia completamente absurda, já que o aço inoxidável é bem pesado, e os iPhones Pro são bem pesadinhos por causa disso.

E pq não fariam marketing? São uma das empresas + valiosas do mundo, se o marketing funcionou por todos esses anos, vão continuar assim pra sempre.

1 curtida

Com titânio o buraco é um pouco mais embaixo. Quando ele é exposto ao ar uma camada (passiva) de óxido se forma na superfície dele e ela acaba protegendo o substrato (material abaixo dessa camada) da corrosão.

Pra você ter uma ideia, o titânio é resistente à corrosão pela água do mar e por cloro.

Será que não é alguma outra peça do relógio que está corroendo?

1 curtida

Não recrimino o marketing. Só não concordo em passar uma mensagem que não é bem o que parece ser.

Isso se eles se posicionarem dessa forma, claro. Estamos só na especulação aqui.

Gosto dos produtos da Apple e sou usuário (tenho iPhone, Apple Watch e iPad), mas não uso os produtos por causa do marketing. Uso pela qualidade (vida útil, suporte a atualizações, estabilidade etc.) e pelo suporte (pós-venda) da Apple, que é sensacional.

eu não sei, pelas fotos não parece ser em outras peças, mas sim na própria caixa do relógio que é de titânio .

só que eu não duvido se não é uma liga que tem titânio (acho que o foi Centauro que falou isso em outro tópico) e vende como titânio, mas por ser uma liga, consequentemente, as vantagens do titânio é menor; e para piorar, o perfil da pessoa não ajuda, porque, uma coisa é eu ir na praia algumas vezes, outra coisa é alguém morar na praia e ir no mar toda hora, o grau de corrosão é maior porque o nível do ambiente hostil (fugiu a palavra) é maior

essa é a foto do cara

É. Tá meio feio mesmo.

Não sei qual o percentual de titânio nesse liga da caixa. Isso certamente influencia.

1 curtida

tungstênio me lembra…

1 curtida

Mas isso vende. Qualquer problema q vc veja no marketing é só ver o valor de mercado da Apple. Eles só mudam as coisas se o povo parar de comprar, e isso parece q vai demorar e muito.