iPhone 15 com USB-C já tem data de lançamento prevista por uma Apple Store

Sera que brasil vai seguir usando a versão europeia do iphone e ele vai vim para cá com usb c ou vão separar as linhas de produto?

1 curtida

É mais provável que a Apple acabe aposentando o lightning e adote o USB C como padrão no mundo todo.

4 curtidas

Já acho que vão abandonar porta de conexão de vez…
Seria o ideal, mudar o excelente light para USB-C por 1 ou 2 anos e depois tirar o conector será dose…

O ideal é arrastar ao máximo até poder tirar a porta de conexão de vez…

Isso é muito improvável, pelo menos nos próximos anos.
Alguns produtos como o iPad e Airpods Max não possuem carregamento sem fio. O airpods Max já é pesado e se tivesse um carregamento sem fio, seria ainda mais pesado.
Mas em um futuro mais distante, talvez daqui uns 5 anos, aí a Apple pense em remover o USB C.

2 curtidas

Sim, tens razão. Eu que não fui bem claro. Meu ponto de vista é somente sobre iPhones.

Pois os iPads já estão vindo com USB-C. Outros produtos são menos apropriados para carregamento sem fio, ou tem outros motivos que necessitem ter uma porta de conexão.

Com certeza, o airpod max é um exemplo. Por outro lado, o iPhone, pelo apelo da resistência a água, e pela facilidade de carregar sem fio, tem a faca e o queijo na mão pra cortar a porta de conexão de vez. Até no apelo de segurança, é um I/O a menos para explorar vulnerabilidades.

POR OUTRO LADO… o carregamento sem fio é mais lento, se perde no ar parte da energia de carregamento. Eu realmente desconheço até onde o da Apple contorna e resolve tudo isso.

2 curtidas

a Apple adora fazer seus clientes de trouxas kkkkkk

1 curtida

vão fazer isso pra forçar a comprar um novo iPhone :roll_eyes:

Pra mim é o efeito reverso, não tem lógica um executivo da Apple tomar uma decisão dessas…

Esse iphone encalha, eu não vou querer a porcaria do USB-C, tendo um modelo recente com conector light e todo um legado desse tipo de carregamento.

Se for para trocar, vão ter que fazer esse retrocesso. No ano da mudança o modelo encalha, no próximo ano/modelo começa a equilibrar. Naturalmente as pessoas vão começando a ter cabos com conector USB-C e vida que segue.

1 curtida

tem de ser muito preso no ecossistema da Apple pra não ter sequer um cabo tipo C em casa, meus fones bluetooth e powerbank tudo vieram com cabo tipo C na caixa.
Só lançar qualquer melhoria decente no Iphone 15 que vão comprar ele independente do conector que usar.

6 curtidas

Pode até ser um efeito reverso e sem lógica, mas se for trazer mais dinheiro para a apple, é isso que ela vi fazer. Já é isso que ela tem feito mantendo um padrão obsoleto de cabo para os seus consumidores já que em pleno 2022 o padrão ainda é USB 2.0, visto que o iPhone é produto mais rentável, de longe. Ipads não chegam nem perto do numero de vendas do iPhone, por isso eles já contam com o padrão USB C

Duvido muito que vá existir um modelo europeu só pra isso. Do ponto de vista dos custos de produção, não me parece viável. Sem contar que o Senado dos EUA já considera aprovar um projeto similar. Melhor já mudar logo para o USB-C no mundo todo pra evitar a dor de cabeça (e eles ainda tem a chance de fazer isso antes de 2024 pra parecer que fizeram antes de serem forçados).

5 curtidas

Light obsoleto ??
Em 2013 a gente já usufruía de um conector que não tem frescura de lado pra plugar, é um recurso sutil mas de extrema utilidade. E segue até hoje, não tem o que ser de obsoleto, atende muito bem. Talvez a velocidade máxima de transmissão, pra quem ainda baixa coisa do celular para o computador por cabo ? Sinceramente, não sei o que é mais obsoleto, o LIGHT mais lento que USB-C ou ter gente que ainda baixa algo por fio. Que venha a morte da porta de conexão do celular de uma vez… tem que capar essa porta de I/O obsoleta :smiley:

Eu tenho um Samsung com USB-C e um iPhone com Light, até hoje, toda vida a conexão do light, mais fácil e prático de plugar. Por mim, seria um retrocesso mudar pra USB-C, que siga light até morrer essa porta de I/O defasada.

É verdade, eu exagerei um pouco. Hoje em dia o impacto seria pequeno.

A ponta do outro lado, que é o carregador em si não importa, pode ser qualquer tipo de USB, então os carregadores não iriam para o lixo… E o cabo USB-C, realmente todo mundo já tem ou encontra baratinho até em farmácia e posto de gasolina.

Sendo assim, sinceramente, a Apple não ganha e nem perde dinheiro com essa mudança. Ninguém vai se MOTIVAS ou se PRIVAR a trocar de celular por causa desse recurso besta em específico que não fede e nem cheira.

1 curtida

Eu não estava me referindo a 2013 meu caro, e sim a atualmente, e é exatamente referente a limitação da taxa de transferência de dados. Em pleno 2022 usando um padrão 2.0 é o fim da picada, na minha opinião é um desrespeito com o consumidor.

Você pode continuar usando o lightning e comprar um adaptador apenas, desta forma, vc vai continuar preso em 2013 com uma taxa de transferência de 10 anos atrás. Isso não é um problema =D

A essa altura do campeonato falar que conectar o lightning é mais fácil que o USB C é brincadeira mesmo. Se ainda fosse o Micro USB eu até entenderia, mas com USB C que conecta de qualquer lado e é imensamente superior ao lightning. Mas gosto é gosto é gosto.

a Apple não ganha e nem perde dinheiro com essa mudança

Se não fizesse diferença, a Apple já teria mudado…é uma lógica simples, 1 + 1 = 2

2 curtidas

Então, o obsoleto é por causa da velocidade, tá explicado.

Cara, é uma mudança bem vinda. Eu não entendo pq está se querendo tanto espremer algo ruim disso ?

Na minha humilde opinião a Apple não muda, pois a REAL vantagem do USB-C é não ter lado certo de plugar, isso que o light já tinha a uma década. E essa REAL vantagem do USB-C não vale o esforço de mudança de arquitetura. Na minha humilde opinião a Apple vai empurrar com a barriga até eliminar de vez essa porta de conexão, isso sim, algo obsoleto, seja light, seja USB-C, uma porta de I/O em celular é igual um PC com disquete.

Fora não precisar de lado, a questão da velocidade 10x maior, tu está de brincadeira. Pelo amor de Deus, quem compra um aparelho procurando esse requisito de cabo de transferência mais rápido ?? Os executivos da Apple seriam muito, mas muito ruins se bolassem uma estratégia baseado nesse requisito quase inútil. Eu falei no outro comentário.

Quem transfere arquivos por cabo ainda ? 1 usuário em 1000 ou 10.000 usuários ? Ou quem sabe 1 usuário a cada 100.000 usuários faz transferência por cabo para o PC ?

Velocidade do cabo está com os dias contados, investir nisso é pedir para ter prejuízo. Ninguém faz mais isso e essa porta USB ou light, vai morrer.

Cara, eu acho que vc está com uma ideia muito errada de mercado…vc acha mesmo que 1 em cada 1.000 ou 10.000 pessoas ainda usa cabo para transferir dados por cabo para o celular? kkkk

Eu não quero ser desrespeitoso, mas eu achei isso engraçado. Boa parte da população mal tem dinheiro para comprar um equipamento que seja consideravelmente bom. As pessoas continuam reclamando que o plug de tomada não vem na caixa e você acha mesmo que 1 em cada 1.000 ou 10.000 pessoas usa cabo para transferir dados? Tá certo.

Pode ser que um dia acabe de fato, mas eu, ao meu ver, acho que iso pode demorar mais do que “está com os dias contados”, mas de novo, essa é a minha opinião.

Espremer algo ruim de uma coisa que em 10 anos, praticamente, não foi aprimorada? Sim, eu acho isso um retrocesso, eu acho isso uma falta de vergonha, um desrespeito com o consumidor. Afinal de contas, no caso da Apple, não é como se vc fosse na feira da esquina comprasse um cabo e ele tem a garantia que vai funcionar bem…a chance de dar ruim é bem grande…e vc vai me dizer que os cabos lightning da apple padrão USB 2.0 são baratinho tipo preço de banana? Não, claro que não, porque quando se fala em Apple em mercados como o do Brasil, é tudo mais caro, e pode colocar caro ai nessa conta.

Eu não acho nem que uma pessoa que vai comprar um aparelho coloca como prioridade a velocidade de transferência de dados do cabo que vem junto com o aparelho, mas se fosse uma coisa tão boa e tão impressionante, as empresas concorrente da Maçã estariam se descabelando para fazer uma coisa parecida, como ja fizeram com tantas coisas que a Apple já lançou no mercado, marcas como samsung, xiaomi, motorola e outras, teriam suas conexões proprietárias.

De novo, essa coisa do lightning de conectar de qualquer lado valia como argumento no seu lançamento, há dez anos atrás, hoje, com o USB C, não tem mais lógica, não tem mais sentido, não tem porque. A Apple não mudou, porque isso não é vantagem para ela, exatamente porque as pessoas vão poder comprar seus cabos mais baratos e ela vai perder uma fonte real de renda…exatamente porque com a conexão proprietária ela controla o mercado “se vc quer qualidade e que funcione como tem que funcionar, vc vai ter comprar o meu, e não o xing ling”. Porque a Apple vende iPad com conexão usb C? Porque em questão de total de venda, de valor final, o iPad não chega nem perto do do iPhone, mas isso eu já tinha falado anteriormente.

Mas de novo colega, se para vc está bom e você está satisfeito com uma coisa tão ultrapassada, seja feliz dessa forma , com um aparelho, conforme o ultimo lançamento, que parte de 7.600 reais e vai até sei la onde, em questão de valor, e que usa uma tecnologia tão ultrapassada. É um bom contraponto vc não acha? Pagar tão caro em um aparelho e o cabo ter um padrão de mais de 10 anos atras. E aguarde que os próximos lançamentos, seja lá quando for, venham sem conexão para cabos.

2 curtidas

O lightning é um conector q tem limitações de transferência de dados e ainda limitações quanto a potência máxima também. A anos os iPhones são limitados a somente 27W de carregamento na linha Pro, enquanto o USB-C pode alcançar até 240W.

Pra usuários realmente Pro, o lightning também é limitado porque impede a utilização de acessórios, sem contar a gama insignificantes de fones de ouvido compatíveis.

O q eu mais detesto é ter de ficar levando 3 carregadores toda vez q viajo e ainda precisar andar com um cabo USB-C/USB-C e um USB-C para Lightning apenas para usar a bateria externa

3 curtidas

Não sabia dessa diferença de potência, carrego com o carregador USBC na ponta e light no outro e o negócio é muito rápido.

Mas o caminho é não existir nem USBC, esse é o ponto.

Não li tudo ainda. Mas realmente não entendi a relação do poder aquisitivo com a cópia de arquivos por meio de um cabo.

Agora li tudo… eu gosto muito dessas discussões, pois é bom expor outro ponto de vista quando o povo faz esse tipo de reclamação como tu.

Veja bem, eu não queria de forma alguma defender o light proprietário, ele hoje não tem vantagem alguma. Mas quem lê parece que essa nossa discussão é isso.

Eu só quero dizer que o light foi bom, quem usava iPhone passou anos e anos usufruindo da conexão sem lado, frente ao horroroso micro USB. E já faz uns 3 ou 4 anos que poderia mudar para o USB-C.

Mas seria uma mudança de arquitetura que trás pouco resultado . Realmente o grande impacto é “os dois lados” e isso o light já faz. O resto, a transferência mais rápida não agrega valor. Passou o timing de mudar para USB-C, o futuro próximo é não existir essa porta de I/O.

Realmente fico pasmo com tua revolta com o preço do iPhone frente a usar um cabo com tecnologia antiga, como se isso fosse a essência do uso do telefone. Essa discussão do preço é outra, o telefone, a tecnologia de ponta, a estabilidade, a segurança, o ecossistema fazem valer cada centavo. Eu paguei uma fortuna no 11 no lançamento e vai durar até 2026, a fortuna se paga, entrega um resultado absurdo, desde lá já tive 2 Samsungs de 3000,00 pois não dura, e certamente ainda gastarei 3000 em mais um até 2026, um transtorno. Essa discussão de preço depende do uso e prioridades de cada um.

Não tenho nenhuma crítica ao Samsung de 3000,00, só elogios, mas não dura 5 anos. Essas tuas críticas ao preço do iPhone e essa reclamação clichê da tecnologia defasada é um equívoco absurdo, só falta ainda reclamar que ele só tem 6GB de RAM ou da quantidade menor de megapixels a lá tekpix.

Não leve a mal, a discussão é boa, não quis ofender.