iPhone 12 Pro Max: quase tudo exagerado

Originally published at: Review iPhone 12 Pro Max: quase tudo exagerado [análise/vídeo] | Tecnoblog

iPhone 12 Pro Max tem câmeras impecáveis e bateria que dura muito, cobrando um preço bem alto por isso

Bom, eu te desafio a enxergar as diferenças entre essas duas fotos e me contar nos comentários:

Bom, se tem diferença… nem reparei. Fiquei babando demais no café (ou é um chocolate quente?).

E o @higa está voltando às raízes e tirando fotos apetitosas! Quer dizer, aquele prato com carne grelhada estava meio méh MAS eu estava com saudades dessas fotos em especial.

Quanto ao aparelho: tem que ser MUITO corajoso pra encarar ele. Aliás coragem pra encarar qualquer iPhone com esse dólar nas alturas. Saudades do tempo que você conseguia smartphone bom na operadora pagando um valor relativamente aceitável de conta. Agora nem se você assinar aqueles planos super vip que as operadoras tem. No máximo um subsídio de uns 30-40%, e olhe lá.

5 curtidas

Na foto do premio com o vazo, se nota uma melhora no alcance dinamico na camera do Pro Max, na parte inferior do vazo por exemplo é mais nitido.

A Apple sabe fazer um telefone definitivamente topo de linha, infelizmente é impraticável a compra no Brasil.

1 curtida

Não tem muito o que falar.
Excelente aparelho, quem tem grana compra.
Mas, como o Higa falou, custo benefício é outra questão.

2 curtidas

So um adendo, que acredito valer a pena ressaltar: não existe smartphone à prova d’água (ainda). Os que estão no mercado são resistentes à submersão, entre outras situações, em água, num período especificado. A diferença entre um produto resistente à água e à prova d’água é que este último pode ser submetido a uma determinada pressão (mergulho, por exemplo) por tempo indeterminado.

Higa sempre franco e direto ao ponto. É disso que gostamos. Falar sobre preço é chover no molhado. Alguém acredita que isso vai mudar o panorama? Desculpa o pessimismo. Mas em se tratando de mundo tech,creio que não. Então resumindo: compre o que é justo para vc e pronto.

2 curtidas

Design merecia no máximo um 7 por esse notch ridículo que não mudam há anos.

1 curtida

Mas mudar em que sentido?

Na minha opinião, se for para mudar, que seja para remover em definitivo. Qualquer coisa além disso, é paliativo e não resolve o problema.

Diminuir, por exemplo? Isso cobre quase toda a parte superior do aparelho. Alternativas melhores são deixar uma pequena borda para abrigar os sensores e tudo, ou só o buraco da câmera, como a Samsung fez nos modelos S9 e nos modelos atuais, respectivamente.

De nada adianta, ao meu ver, esticar a tela até o extremo se tem um notch considerável na parte superior.

2 curtidas

Mas o iPhone tem pelo menos mais 8 sensores que precisam de um buraco para passar luz. O ponto onde quero chegar é: da pra reduzir o notch pela metade se mudar o falante. Porém não resolve o problema. Então é uma mudança que não soluciona, apenas muda o formato.

Assim como todos, também quero um iPhone sem notch. Só acho que está a tanto tempo com, que se for para mudar, que seja para eliminar em definitivo. Qualquer coisa inferior a isso, só vai intensificar o sentimento de que ele não deveria existir mais, mesmo que pequeno.

Pensa que ela já está a 4 anos com esse notch, se reduzir, vai permanecer por no mínimo mais 3/4, só por consistência e para diluir os custos entre gerações.

2 curtidas

Tenho experienciado o notch desde o iPhone X aqui e, sinceramente, com uma semana de uso eu nem reparava mais no recorte. Ficou super natural já e acaba nem fazendo diferença pra mim. Queria um iPhone sem notch? Queria. Mas só quando isso acontecer sem compromissos (leia-se realocar os sensores do Face ID por baixo da tela OLED). Pra quem só tem uma câmera frontal simples é mais fácil diminuir o recorte, mas perde-se a autenticação facial avançada.

Eu já achei difícil encontrar as diferenças entre a câmera do meu antigo 11 Pro Max para a do 12 Pro Max na maioria dos cenários, imagina só comparando com outros da família 12. Nota-se mais a diferença em cenários escuros, principalmente com o Night Mode — o 12 Pro Max faz a foto com 1s de exposição, enquanto o 11 Pro Max precisa de 2s ou 3s.

O que mudou muito pra mim foi o ProRAW (que venho testando no beta do iOS 14.3). Aí sim dá pra alcançar resultados bem superiores. Deve ser o iPhone preferido dos fotógrafos mesmo, mas outras pessoas certamente vão ficar bem servidas com os modelos menos caros da linha 12.

1 curtida

Não me espantaria se ano que vem ela aumentasse ainda mais a entrada de luz, para tornar a experiência do modo noturno mais rápida, ou mesmo indistinguível do tempo da captura padrão.

Porém o que eu gostaria de ver, é um modo noturno em tempo real, para vídeo em movimento (hoje só funciona se o iPhone estiver no tripé) Quem sabe com um sensor shift de 6 eixos e aquela junção de conjunto óptico, sensor e pixel maiores, amarrados por software.

1 curtida

@Douglas_Knevitz e @FilipeEsposito isso é justamente o que eu estava dizendo. Já que é uma necessidade manter todos os sensores — e é questão de tempo pra ela retirar até isso, já que ultimamente é isso que a Apple vem fazendo, lançando algo pra descontinuar anos depois —, que deixasse, então, a borda superior (e até a inferior, para manter a simetria) e distribuir todo o conjunto na parte superior inteira. Tal borda certamente ficaria bem mais fina que o tamanho atual do notch e convenhamos que o tamanho total das bordas seria insignificante, comparado ao atual design.

Todos concordamos que gostaríamos de aparelhos sem notch, por mais que essa “aceitação” seja mero costume por parte dos usuários. Todos nós concordamos que não é bonito. Está mais para uma questão de identidade dos iPhones, que de design (se este fosse o caso, a Apple faria como citei no parágrafo anterior, certamente, uma vez que ela é uma empresa que foca muito no design).

Mas não tem volta, ela pregou isso ao lançar o iPhone X, um iPhone “sem bordas”, mas que o preço pago era trazer um notch à existência, e uma tela curvada internamente na parte inferior, o que acabou aumentando os custos de produção — o que me força a acrescentar: o preço pago não foi por ela, mas pelos consumidores. Voltar atrás seria uma solução ousada, mas nada escandaloso, pois não existe um abismo entre biometria por impressão digital e facial, e ela poderia voltar com o Touch ID, por baixo da tela, uma solução prática e muito segura, que algumas fabricantes já possuem.

Mas enfim, de qualquer forma, em temos de design isso é um ponto fraco dos iPhones, e vocês hão de concordar comigo nesse ponto, uma vez que ambos gostariam que o notch desaparece, o que denuncia a vontade de ter uma tela mais ‘limpa’ e que algo impede que isso exista atualmente.

1 curtida

Em termos práticos, acho o Face ID mais conveniente e invisível. Não descarto a possibilidade dela trazer o Touch ID sobre a tela, se conseguir implementar ao menos em metade da área útil, que é o desejo retratado em várias patentes.

A solução mais barata e viável, é fazer o que fez no iPad Air novo, em paralelo ao Face ID. Matar o Face ID por completo não acredito, hoje ele é mais que um sistema de reconhecimento facial, mas um grande motor por trás das soluções em realidade aumentada de vários apps.

Só no Galaxy S21, como relatam os rumores, a chegada de um sensor com área útil duas vezes maior, que levará menos tempo para desbloquear. Até então o desbloqueio tradicional ainda é mais rápido. O do iPad Air é incrivelmente rápido (deixando claro que não faz mais que a obrigação).

Estamos com limitações pandêmicas aqui. Torcendo para voltar ao normal logo. :laughing:

2 curtidas

Cara, o do Galaxy S20 é absurdamente rápido. Sem falar que chega uma hora que nem precisa mais ativar a tela e você consegue desbloquear já tirando o smartphone do bolso. Eu acho sensacional o iPhone 12, mas o notch, é sim, um ponto bem atrás do que a concorrência já tem hoje. E o Face ID não vai ser nem lembrado pelos usuários na hora que a Apple tirá-lo pra voltar com o ‘Ultrassonic Touch ID’, ou qualquer nome que venham a colocar.

2 curtidas

Prefiro o Notch do que um furo para a câmra. Lembrando que no iPhone são: câmera frontal, faceiD, sensor de luz e movimento, além do speaker. Como responderam acima, 1 semana vc esquece que o notch existe e não atrapalha em nada.

Review padrão Tecnoblog, sem comentários. Apenas parabéns e nota 10. Quanto ao iPhone, esse ano vou de 12 normal. agora com tela oled era tudo que queria, por um preço mais acessível