iOS 16 e carregadores não-Apple

Depois que atualizei para o iOS 16, o meu iPhone reclama que “Liquido foi detectado no conector Lightning”.

Não, o conector não tem líquido. Celular está seco.

Isso acontece apenas quando eu uso o carregador do carro. Em casa, com os carregadores originais, isso não acontece.

Na primeira vez que eu conecto, o celular simplesmente não carrega. Se eu desconectar e conectar novamente, o iOS me dá uma segunda opção, que é “Substituição de Emergência”… Certamente foi algum erro de tradução nesse botão, pois quando eu clico nele, o celular começa a carregar. (Em inglês esse botão é “Emergency Override”).

O mais engraçado é o seguinte: O carregador foi comprado em uma Apple Store! É um carregador Automotivo da Belkin, que é uma marca parceira da Apple. A Apple não tem carregadores automotivos originais, e o mais próximo disso é justamente esse carregador da Belkin, vendido pela própria Apple. Ele foi comprado em 2015, e sempre funcionou bem em todos os iPhones… Até ontem. O cabo que eu uso é um cabo original da Apple também.

Alguém mais notou isso? Alguém mais com problemas pra carregar o iPhone depois de atualizar para o iOS 16?

1 curtida

Não sei como funciona essa detecção de umidade, mas será que ele detecta umidade em ambos os lados do cabo? Se esse for o caso, o belkin não está umido demais? (orvalho, etc)

Não… tudo está seco. Carregador, tomada, carro… Tudo.

Certamente nem o iPhone nem o carregador possuem sensores de humidade…
O carregador não tem sensor de humidade, mas o iPhone tem. :slight_smile:

Mas isso ai me parece mais uma mensagem genérica da Apple, implementada via software, pra perseguir produtos não originais.

Só esqueceram de incluir nessa validação os produtos dos parceiros certificados.

1 curtida

A Apple diz que todo iPhone (ao menos os lançados depois de 2006) tem um tal de LCI (Liquid Contact Indicator), mas não sei dizer se ele está na thunderbolt.

Mas sim, pode ser sim, só a Apple sendo Apple.

Essa mensagem já apareceu pra mim, se não me engano no iOS 13 ou 14, quando fui limpar meu iPhone Xs Max com álcool como precaução a pandemia.

Acidentalmente, deixei entrar álcool na porta Lightning e o meu iPhone não carregou, com o carregador e cabo original que vieram na caixa, até secar. Demorou, mas eventualmente a mensagem sumiu.

utilizo um da baseus, com duas USA A, e ainda tenho que utilizar um adaptador USB-C para USB-A, para conectar o cabo do iphone…e não da problema algum…!!! teste outro …vai ver é o seu carregador automiitivo.

No fim das contas, o problema era o cabo… Um dos terminais metálicos dele oxidou e ficava com mal-contato. Troquei o cabo e resolveu.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.