Internet no PC cai quando faz download de jogos

olá gente, tudo bem?

então, recentemente comprei o adaptador de wi-fi da marca Knup, modelo KP-AW156. Ele só pega 2.4GHz (em casa tenho a internet 2.4GHz e a 5GHz), e por mim tudo bem. PORÉM, sempre que eu inicio download de jogos a internet do adaptador cai depois de 2 ou 3 minutos, eu já fiz de tudo que já vi na internet, mas nada pareceu resolver.
Quando comprei, ele veio com um CD escrito ‘‘Wireless USB Adapter. Driver/manual. Ver: MTK7601-5370 RTL8188-8192’’; aparentemente é um instalador do driver do adaptador, mas como eu uso computador, meu gabinete não tem entrada de cd/disco. Já procurei no site oficial do adaptador p ver se o driver está disponível para download, mas não achei nada.

Alguém pode me ajudar, por favor?

Qual sistema operacional que vc usa?
Windows?

sim, uso o windows 10 pro

Normalmente, esse adaptador é só plugar que funciona

Olha se têm atualizações em atualizações opcionais, alguns drivers ficam nessa parte

Vc já usou em outras entradas USB? Na parte de trás do gabinete?

Qual a qualidade do sinal? Está no máximo?

E qual placa mãe?

instalei os drivers que apareceram.
Eu já botei em todas as entradas USB, sempre que a internet cai eu fico alternando entre as entradas

A qualidade do sinal fica entre a 3a e a 4a barrinha.

A minha placa mãe é: ASRock H310CM-HG4 DDR4

c4cbd4e3-8922-4ef6-a878-deb85f47e1b0

De todos esses adaptadores simples que já utilizei, quando se faz o uso intenso de tráfego, a internet cai e volta depois de algum tempo.
Não sei se é por sobreaquecimento ou qual outro motivo, o problema é que sempre, absolutamente sempre, teve esse comportamento.
Só parou quando comprei uma placa da fenvi AX210 e conectei direto no PCI-e.

PS. O comportamento acima é com planos rápidos de internet, acima do que estes adaptadores simples suportam, por exemplo, acima de 200Mbps.

nossa, não sabia que existia placa de wi-fi. Vou ver se daqui há um tempo eu compro essa que você mencionou, ela parece ser ótima.

eu não sei quantos mb de internet aqui em casa pagam, mas da última vez que eu fiz o speedtest da ookla (fiz meia hora atrás), constatou isso:
0c92575e-4a92-43b5-9fad-9fff6d49f18b

Esses adaptadores USB, na maioria, são beeeem ruinzinhos, normalmente usam controladoras obsoletas ou com problemas de compatibilidade conhecidos, especialmente nos modelos que só funcionam em 2.4 GHz. Não sei se atualizar o driver vai resolver…

bom, não resolveu. Fiz o teste (na esperança de que eu conseguisse terminar de instalar fortnite) e cronometrei p ver quanto tempo a internet demora p cair. O download durou 1 minuto e 20 segundos, após isso ele caiu. A internet só voltou quando troquei de slot

Tenho 99,99% de certeza que sua internet é muito superior ao apresentado neste teste e por esse motivo que a conexão do adaptador cai. A única solução pra não cair é tentar, de alguma forma, limitar o download em 25Mbps, mas não é garantia que não vai cair, apenas que demorará mais de 1 minuto.
Se você puder testar por um smartphone, a velocidade tende a estar mais próxima da real.

como que limita o download em 25mbps?

fiz o speedtest pelo meu celular e deu 80mbps

Eu já tive a infeliz idéia de comprar esse adaptador… e foi pro lixo poucos dias depois. Recomendo não comprar hardwares e periféricos dessa marca (os teclados de membrana até quebram um galho, mas o resto…), até a multi que é a multi tem produtos bem superiores…

Um que eu tenho que funciona muito bem é um da Gamemax que tinha na Terabyteshop. Ele custava 29 reais cada e substituiu vários que eu tenho… (Aqui ele pega 700Mbps se não tiver paredes na frente.)

ADAPTADOR WIRELESS AW156 - Knup Brasil (O pessoal se importa tanto com o que vende que sequer disponibiliza os drivers online… levando em conta que os drives opticos vem caindo em desuso desde 2010…)

Fui olhar na internet a especificação do adaptador e é um modelo de rede N (2,4 GHz) de 150 Mbps, obsoleto a bastante tempo e ainda de uma marca duvidosa, infelizmente é isso ai, vai ser normal dar problema.

Procura um adaptador pelo menos AC 600, mas a melhor solução sempre vai ser um cabo de rede mesmo, não é bonito, mas não da dor de cabeça.

esses adaptadores USB é só para conectar e fazer algo básico, usava ele em receptadores de TVs

como vc ta usando o PC, eu sempre dou preferencia para internet via cabo, mas se tem que ser por wifi, tem esses dois, o segundo é melhor.

não sei se é melhor que a fenvi por nuca ter usado

Quando fui comprar um pro meu notebook, pesquisei bastante e comprei um tp-link 723n na época. Esses modelos genéricos são uma roleta para os que funcionam ou não, dificil recomendar.

A fenvi só fabrica o “adaptador”, as placas Wi-Fi em si são os mesmos modelos da Intel para notebooks, que hoje são, de longe, as melhores (embora a fenvi também tenha algumas poucas opções com placas de outras marcas, essas eu não sei se prestam).

As placas PCIe prontas da TP-Link, Intelbras e similares costumam usar chips da Broadcom, Realtek ou Mediatek, que podem ser um pouco chatas para se conectar em algumas redes ou ter problemas com drivers, mas no geral funcionam bem (muito melhor que esses adaptadores USB, pelo menos).

Enfim, as fenvi com placa Intel são as melhores (não por conta da fenvi, por conta da placa da Intel mesmo), seguidas dos modelos da TP-Link e cia. vendidos oficialmente no Brasil, mas reconheço que nem todo mundo tem disposição de encarar os prazos de entrega e os possíveis impostos de importação para comprar na China…

Olha, as Wi-Fi 6 da TP-Link afaik são Intel. Até por que por um tempo a única opção de Wi-Fi 6 era Intel.

E bem, eu literalmente comprei uma Intel AX210 no Aliexpress num kit desses e a placa (uma M.2 2230 normal) veio instalada num adaptador para PCIe. Só retirei e botei no meu notebook HAHA

Mas gente, a loja oficial da fenvi também vende só a placa M.2 2230 avulsa da Intel, se era o que você precisava.

Eles também tem uma linha mini PCIe, para notebooks (bem) antigos, que é essencialmente a versão M.2 1216 das placas atuais da Intel soldadas em um adaptador…

tava mais barato na época, por algum motivo.

Se quiser tirar a AX210 das minhas mãos eu compro uma BE200 :stuck_out_tongue:

Esse primeiro ai é bem ruimzinho e tá custando o mesmo da Femvi Wi-Fi 6E no AliExpress. (quando tem promoção)

Pena que eu tive problema com a solda da placa da Femvi… o negócio que conecta a antena simplesmente se soltou da placa… hahaha uma maravilha.

Também tenho uma AX210 disponível… precisa soldar uma das antenas e substituir a outra, mas tá disponível. hue

1 curtida