Internet FTTH vive parando de funcionar. O que pode ser?

Sou usuário de fibra de uma operadora local. Acontece que, há 10 dias, o serviço vive parando de funcionar. O tempo que o serviço fica sem funcionar é de uns 20 segundos. Isso se repete várias vezes ao dia.
Eu tento abrir uma página simples, e leva uns 20 segundos 0ara que a página comece a abrir.
O que pode estar ocasionando isso?
Será que é rede congestionada? Na minha rua, já não é mais possível contratar o serviço, pois já não há porta disponível.

Essa descrição não parece de rede congestionada.

Tem como mandar uma foto do teu modem de fibra? o meu quando cai o sinal GPON ele fica uma luz vermelha piscando, é bem fácil de identificar o problema.

Tu te acesso as configurações do modem GEPON? nela informa a quanto tempo está ativa a tua conexão com a internet, se ela não cair quando a internet para de funcionar, ai o problema é geral do teu provedor.

O problema não é no modem. Quando a Internet para de funcionar, o símbolo do wifi continua. Eu percebo que a seta para cima do Wi-Fi fica paralisada, quando a Internet 0ara de funcionar.

Não disse que o problema é o modem, mas o modem indica quem seja o problema, que pode ser entre o modem e a porta GPON, ou ela mesma, na central da empresa, ou pode ser em algum lugar mais pra dentro da empresa.

Se o problema for no caminho ou na porta tem como pedir o reparo, se for um problema geral da empresa, pode esquecer de resolverem o problema.

1 curtida

Acredito que o problema não seja na fibra, pois ela não tem como funcionar parcialmente. Já tive caso de fibra cortada e passei um final de semana inteiro sem conexão.

Eu chuto as mesmas hipóteses que o @Felipe_Silva levantou. Mas como já foi dito, você precisa verificar no modem e não no símbolo de wifi do aparelho.

Pode ser problema no modem mesmo (o roteador wifi pode estar funcionando corretamente, mas o modem não), ou então na estrutura interna da empresa, ou ainda num simples DNS (já tive lentidão na resolução de nomes sendo causada pelo DNS fornecido pela operadora).

Não é comum, mas nas caixas de emenda de fibra (não é usado fusão em todos os pontos, alguns são emedas com conectores de engate rápido) o vendo pode fazer a fibra se mexer e derrubar a conexão.

Mas o mais comum mesmo é problema no modem ou na porta quando a conexão fica caindo.

1 curtida

Mas, ao menos nas 2 conexões que tenho acesso, o tempo pra fazer a reconexão é maior que 20 segundos (em ambas é em torno de 1 minuto), até parear e liberar a conexão. Se fosse problema na caixa de atendimento/emenda ele estaria experimentando quedas maiores, não?

Quando a Internet para de funcionar, as luzes do modem permanecem intactas.

é o que eu imagino também, mas pra ter certeza só olhando na interface do modem e conferindo se não ouve alguma queda.

Tenta trocar teu DNS pra algum publico, caso seja esse o problema do teu provedor, eu uso o google 8.8.8.8 e o gigadns 189.38.95.96

Faz uns 2 meses que alterei o dns para o da cloudflare.

eu trocaria por outros por desencargo de consciência.

O técnico alterou o canal do roteador. Ele disse que não tinha muito o que fazer. Ele disse que eu deveria usar a rede 5G. Será que deve ser interferência de outras redes wifi? A minha rua tá lotada de redes wifi.

pode ser sim, recomendo que baixe no seu celular o Wifi Analyzer – Apps no Google Play e veja qual canal esta sendo usada pelas redes dos vizinhos e coloque a sua no canal mais distante possivel.

O meu roteador está usando o canal 2 (modo automático). De todas as redes wifi vizinhas, só a minha rede está usando o canal 2. Você acha que eu deve escolher esse canal definitivamente?

Se esse canal for longe dos canais usados pelos vizinhos, seria bom deixar ele definitivo. Mas se tiver muitas redes do canal 1, 2 ou 3, ai seria melhor escolher outro.

É necessário mexer em outra opção, além de alterar o canal?

se houver uma opção chamada Channel Width, deixe no automático ou force para 40MHz

Alterei! Valeu!

Depois da mudança, a velocidade é de 15Mb. A minha conexão é de 50Mb.

era para 40MHz entregar uma velocidade melhor, tente abaixar de volta para 20MHz.