Internet fixa no Brasil tem 100 Mb/s de velocidade média, diz Ookla

1 curtida

Se uns 5 anos atrás me dissessem que a internet do Brasil hoje estaria nesse patamar, eu diria que a pessoa era sonhadora.

16 curtidas

“Velocidade média” = se uma pessoa tiver 10 Mbps e o vizinho tiver 200 Mbps, na média eles vão ter ~100 Mbps.

O ideal seria ver os dados brutos (infelizmente a Ookla cobra por isso), já que a média é muito fácil de ser influenciada por quem usa velocidades mais altas.

5 curtidas

Ou pelo menos a mediana junto com a média.

6 curtidas

Agradeçam aos pequenos provedores que se moveram e enxergaram a oportunidade.

Sou de uma cidade de 170 mil hab da RMBH e aqui as grandes nunca colocaram os pés (só Oi Velox, na verdade), apesar de ser divisa conurbada com BH. Dependíamos da via rádio, que até evoluiu para uma antena com receptor digital, mas continuava um lixo.

Em 2017 meu provedor local mudou pra fibra ótica e desde então só alegria, hoje pago R$ 80 por 80 Mbps (tem planos de até 1 Gbps) e eles entregam entre 60 e 80 Mbps na maior parte do tempo, quase nunca cai, com latência de 2 ms na própria rede e uns 15 ms pra outros provedores.

E eis que o mundo deu voltas: tenho VÁRIOS conhecidos de bairros classe média de BH que não tem fibra ótica ainda rs enquanto que Ibirité, minha cidade, é quase que totalmente atendida pelas empresas pequenas DESDE 2017.

8 curtidas

A uns 5 anos minha expectativa era que fosse sair de 1 mega no rádio para 10 megas no cabo pois moro no interior do nordeste. Felizmente agora tem fibra de até 1 giga e várias opções entre provedores regionais.

Isso dos bairros nobres não terem fibra (ou serem limitados a um serviço) tem relação com espaço físico para passar os cabos. A maioria desses locais tem redes subterrâneas que já estão entupidas de cabos antigos, mas que seguem com pessoas assinando esses serviços. A Oi não vende mais xDSL, mas também não migrou esses clientes. Sem falar que ainda tem a barreira dos prédios não comportarem mais cabos. Daí a empresa não investe na atualização da região porque sabe da barreira dos condomínios. Seria jogar dinheiro fora porque dificilmente haveria um acordo com um prédio inteiro pra que todo mundo migre de tecnologia.
Já em região metropolitana vc tem basicamente casas e uma infinidade de fios pendurados em postes.

5 curtidas

Hoje em dia só tem menos de 10 Mbps quem é muito pobre ou mora no mato. Qualquer cidade com o mínimo de infraestrutura já tem internet boa, muitas vezes com tecnologia fibra ótica ofertada por empresas locais.
PS: não tirei isso de nenhum estudo, mas é possível perceber que é assim.

1 curtida

O site Minha Conexão tem dados mais detalhados sobre a velocidade no Brasil porém eles não possuem um histórico dos dados

1 curtida

Próximo passo é competição entre provedores regionais. Aqui pagavamos R$ 100 por 30 megas (interior do Piauí) mas no dia que chegou um concorrente ofertando 440 megas por R$ 100 eles deram um upgrade no nosso plano, de 30 para 200 megas e colocaram um roteador 5Ghz. A menor velocidade ofertada na cidade é 200 megas por R$ 80 e 1 giga custa R$ 230. Em poucos dias a velocidade da internet na cidade melhorou drasticamente.

3 curtidas

Estou fora da média de velocidade, infelizmente! Espero que os planos fiquem ainda mais acessíveis ao povo brasileiro!

1 curtida

Eu tô ciente que o uso de dados médios não indica a situação real, só ver pela diferença entre as médias das capitais, mas eu sei que a internet melhorou muito no Brasil e a média é um indicativo disso.

Trabalho em um provedor local, e ainda tem clientes com velocidade de 5 Mb. Fico me perguntando como isso ainda é possível atualmente. Kkk

1 curtida

O provedor local, que eu trabalho, está migrando vários clientes de cabo para fibra. O plano de 100Mb custa 80 reais mais um serviço IPTV meia-boca.

1 curtida

Acho que vou encaminhar isso pra VIVO… hahaha
50Mbps GG >_>

1 curtida

Aqui, migrei pro plano de 450 Mbps da Sumicity (129 R$), o plano básico é 89 R$.
O resultado da migração:

2 curtidas

Eu moro em uma cidade pequena do Pará, não tem nem 90K de habitante mas a média de velocidade aqui é bem alta.
Screenshot 2021-07-20 011316

5 curtidas

Mas essa média é referente a internet apenas das pessoas que fazem o teste pelo speedtest correto? Se for assim, essa média não representa a real média de velocidade do país, já que as pessoas que fazem esses testes geralmente são as que tem internet mais rápidas.

1 curtida

Mas se a velocidade média sempre é usada, então podemos sim confiar nela para verificar se a velocidade da internet no Brasil está melhorando ou não.