Intenet fixa Claro, Vale a Pena?

Moro em Campinas e estou me mudando pra outro bairro dentro da mesma cidade. Na minha residencia atual possuo Vivo-Fibra de 200mb e adoro ela, sempre entrega velocidades acima de disso. Tentei falar com a Vivo pra transferir meu contrato pro novo endereço e disseram não ter disponibilidade. Entrei no site da Tim (pra tentar o Tim Live Fibra) e também não tem disponibilidade.

A única que encontrei foi a Claro/Net com planos de 120 ou 240mb (e uploads bem baixos, por valores bem acima do que pago na Vivo-Fibra). Acho que já ouvi num Tecnocast que a Claro não usa Fibra até a residência (e depois que me acostumei com fibra e ping bem baixo, não consigo mais lidar com cabo coaxial)

O site da Claro ainda fala que tem FRANQUIA de 200Gb (é serio isso?). Pq eu e toda minha familia trabalhamos com todos arquivos na nuvem, baixando e upando eles constantemente (sem falar nos streamings)… Logo, eu gasto 200Gb nao chegaria ao 5º dia de uso :frowning:

O CEP é 13087-441 (numero entre 900 e 999, pra nao dar informaçoes demais kkkkkkk)… Alguém tem alguma dica de internet nessa localidade (ou saber informar se a Claro possui pacote sem fidelidade, pra eu entrar na fila da Vivo e cancelar a claro assim q for disponibilizada a vivo.

Obrigado a alguém que possa dar alguma luz (me mudo em 3 dias)
valeu :wink:

1 curtida

A Claro fibra existe sim e o upload é igual Vivo e Oi: 50% da taxa de download. Infelizmente ela não está nas grandes cidades, nessas cidades geralmente é o HFC, fibra até o poste e na casa do cliente entra um cabo coaxial. Geralmente tem nas pequenas e médias cidades e funcionam em duas tabelas de preços:

Onde ela não tem concorrência:

Onde ela tem concorrência:

Sobre a franquia todas grandes operadoras tem, mas não podem aplicar devido uma proibição da Anatel.

Eu tenho o plano de 600 Mbps da Claro fibra:

1 curtida

Até onde eu sei a Claro não vende planos sem fidelidade.

Sobre a internet em si, eu tenho (a coaxial mesmo) e não tenho muitos problemas, funciona bem e geralmente na velocidade contratada. Porém esse tipo de coisa é muito regional, tem regiões que a qualidade do serviço é bem ruim.

Conexões da Claro em FTTH existem, mas são raras pois existem apenas em cabeamento novo até o momento.

1 curtida

Recomendo ir no novo endereço e olhar os postes, procurar caixas de derivação de fibra de provedores regionais, maioria das empresas tem seu nome estampado nas caixas, costumam ser retangulares, parecidas com as de telefone por fora.

1 curtida

Felipe… e essas empresas pequenas, regionais, valem a pena? a qualidade costuma ser boa? Vou conseguir ir na casa na quarta feira e vou olhar os postes da vizinhança pra saber isso

1 curtida

Varia muito, tem alguns melhores que as grandes e tem outros que são um lixo, passei de via radio pra fibra a uns 6 meses, nesse tempo tive 3 quedas de internet só, 1 as 4 da manhã que demorou pra voltar, imagino que alguma manutenção na rede, e 2 de menos de 2 minutos, queda no link principal da empresa e alteração para a redundância deles.

Uso meu próprio roteador wifi e a ONU fornecida pelo provedor, meu equipamento é melhor que o fornecido por eles e ainda me da a possibilidade de configurações mais avançadas, sempre recomendo que quer faça uso intenso da internet ter seu próprio equipamento de qualidade, afinal não tem como o provedor fica bancando roteador de 500 reais pros clientes num plano de internet de 100 reais, e meu plano é de 100 por 30 Mbps.

1 curtida

Moro em SP capital e não tenho muitos problemas com a Claro. Aqui, é fibra até o poste e o coaxial até o apartamento.

O coaxial trava o upload em 20mb. Como vc usa muito arquivo na nuvem, talvez não seja o suficiente.

2 curtidas

ONU seria o “modem” da operadora?

Por incrivel que pareça eu uso o roteador fornecido pela Vivo e ele é excelente, entrega ~230mb de dowanload e ~120mb de upload em toda casa (porém eu moro num micro-apartamento, entao não é uma missão dificil)

Agora na nova casa eu vou precisar comprar um roteador bom, to pensando seriamente em pegar um Mesh com 3 pontos…

To em dúvida entre o Tenda MW6, que vejo em alguns sites por 800-900 reais

Ou o TP-Link Deco M4, que to vendo por uns ~1200 reais

O ideal seria comprar um das novas tecnologias com Wifi-6 (porém eles tao recem sendo lançados e vao chegar custando uma fortuna)… Tudo isso é depois de conseguir assinar um plano de internet né HUEHUEUHUEH

OBS: Eu penso no Mesh, pq eu uso um notebook como servidor do Plex pros meus arquivos locais de midia… e é incrivel como o Plex é pesado, Jesus amado, ele precisa duma rede MUITO forte pra dar conta

1 curtida

Aqui tb é conexão coaxial.
Apesar do gargalo pelo qual a Claro passa atualmente, tem funcionado muito bem por aqui (São Paulo). Dificilmente fico sem sinal e o custo tem sido o menor. Apesar do upload baixo, funciona para o meu perfil de uso.

Mas tenho pensado em assinar a fibra da Vivo (já fui cliente e era muito bom por aqui).

1 curtida

Então esse é o problema… eu mexo com alguns arquivos grandes, as vezes precisa upar PDFs de 2Gb, videos de 10Gb… dai o up de 20mb acaba engasgado :confused:

1 curtida

Sim é um “modem” bem simples, o meu tá operando em bridge, é bem comum eles engasgarem quando operam como roteador, só tem 1 porta de fibra e uma de rede, minha dica é sempre colocar o equipamento da operadora em bridge e um bom roteador fazendo a autenticação. Ainda quero comprar um mikrotik pra gerenciar a rede.

1 curtida

Uso Claro/NET há anos porque, no Rio de Janeiro, é a operadora que está em praticamente qualquer lugar da cidade. Inclusive, dependendo de onde você mora, é a única disponível.

Sobre a qualidade: nunca tive muitas dores de cabeça em relação à estabilidade do serviço e sempre tive a sorte de receber acima do contratado. Há uma exceção nesse ponto: recentemente, encaro alguns problemas de taxa de ruído na minha casa, mas é um problema dentro do meu condomínio que, enfim… longa história.

Minha maior queixa: taxa de upload. Só assino 240 MB para ter 20 MB de upload. Isso é bem chato, sem dúvidas.

Minha maior vantagem: na minha casa, a TV e o telefone fixo ainda são obrigatórios. Então, consegui fechar um combo onde tenho pacotes completos com 240 MB e pago menos de R$ 250 por mês.

Sobre o limite: dez anos como cliente, nunca me limitaram. Tenho, em alguns momentos, é problema com torrent.

Sobre a fibra: não são todas as cidades onde a Claro trabalha com FTTH. Lá no Rio, por exemplo, é cabo coaxial. O ping na minha casa não bate 1-5 ms (sonho!), mas nunca peguei mais que 20-30 ms.

Lembrando, é claro, que isso varia de região para região. Uma vez, mudei para outra rua do mesmo quarteirão e o serviço era notavelmente melhor na casa nova.

1 curtida

Eu acredito que aos poucos estão mudando isso. Desde meados de outubro do ano passado trocaram pra fibra até a casa do cliente na rua aqui.

1 curtida

Amigo tu consegue me dizer qual tua cidade? Pois estou no telefone com uma moça da Claro e ela ta dizendo que to mentindo, que nao existe claro fibra, e que no Brasil todo a Claro trabalha com Coaxial

Preciso só mostrar pra ela que existe e dizer de qual cidade é

1 curtida

Desculpa responder pelo outro usuário, mas eu posso falar de 2 cidades - São Paulo e Belo Horizonte, onde, pelo menos nas regiões onde morei, era fibra até o poste e coaxial de lá até o apartamento. Normalmente em áreas onde a cobertura é mais nova.
Mas, em muitas regiões é só coaxial em tudo.

Só q a Claro não vende como Claro Fibra, com essa nomenclatura.

1 curtida

Londrina tem em um bairro, São Paulo em alguns. Mas a Claro não vende explicitamente com “fibra” no nome se não me engano, por isso ela não deve estar conseguindo te responder.

1 curtida

O que ele tá perguntando é do plano FTTH da Claro, que é de fato muito raro de encontrar, mas existe.

1 curtida

Por um acaso eu estava no site da Claro dando uma olhada no contrato do plano de fidelidade e vi esse contrato do Claro Fibra. Nele aparecem as cidades que tem cobertura:

3 curtidas

Eu entendi, mas a Claro, qd vc entra em contato, diz q sua rede é em fibra, com a última milha em cabo coaxial.
E realmente, em alguns lugares é mesmo.
Mas na grande maioria, é a velha rede de 20 anos.

1 curtida

Respondendo ao amigo criador do tópico, tenta ver se não possui Oi Fibra na sua nova localidade.
O up do plano de 200mb é excelente!
Na casa da minha mãe tem Oi Fibra e é impecável a estabilidade e a qualidade do serviço.

Já na minha casa, como muitos aí, também sou refém da Claro.
No meu bairro a qualidade da Claro é muito baixa. Sou vejo os clientes reclamando de lentidão, quedas no serviço, entre outros.

Quando assinei meu plano em Julho de 2020 tive problemas com a velocidade mas logo resolveram. Depois não tive mais problemas.
Infelizmente o up dos planos dela não são dos melhores.

1 curtida