Intelbras Twibi Giga ou Fast? Qual é a diferença e como configurar?

Aproveitando o gancho da net de 240, veja se pode ajudar com minha dúvida: A minha tbm é e dividida em 2.4 GHz e 5 GHz. Na rede de 2.4, a velocidade chega a 70mb. Apenas a de 5 ghz que é full. Meu apto é de 80m2 e como o modem fica na sala, no quarto, de porta fechada, ambas as redes chegam fracas.

Entretanto, o que mais uso no quarto é o Chromecast, que se conecta apenas na rede 2.4 GHz (70mb).

Nesse caso, precisaria de um com porta Giga ou fast? Como funcionaria com as duas redes diferentes? Eu que escolheria qual rede ele iria conectar?

Tem que ser o Giga, pois a internet, independente da rede ficará restrita em torno de 90Mb no Fast.
Sobre a outra pergunta, não sei se entendi bem, mas o ideal é desligar o seu wi-fi atual e deixar apenas a rede do Twibi.

1 curtida

O Giga é pra internet acima de 100MB. A ideia do Mesh é ele gerenciar essas conexões. Pelo que entendi do Mesh, vc n vai escolher qual rede conectar o ele que vai decidir qual a melhor, mas se no seu caso o Chromecast só suporta 2,4GHz, ele só vai melhorar o sinal, mas a frequência continuará a mesma.
E a questão da velocidade inferior na 2,4GHz creio que é limitação da própria frequência, já fiz testes em outros casos e acontece o mesmo que o seu. Já a 5GHz vai lá em cima WOW

1 curtida

@xavier, vou tentar ser mais claro, acho que acabei deixando meio dúbia mesmo. É pq são duas bandas, ou duas redes, com a Claro NET. Uma, operando 2.4 Ghz e outra a 5 Ghz. Quando quero conectar algum dispositivo, eu escolho em qual quero me conectar.

Alguns dispositivos, entretanto, só suportam a rede de 2.4 Ghz, é o caso do meu Chromecast 2 do quarto. E nessa rede de 2,4Ghz, a velocidade não passa de 90mb. Por isso, minha dúvida entre o Giga e o Fast. O fast atenderia essa rede 2.4, mas não serviria para a 5 Ghz, pois nessa chega aos 240mb.

Mas, entendi que é melhor o Giga, pois atenderia as duas, correto? Minha dúvida é se eu precisaria “escolher” qual das redes usar, como faço quando quero conectar algum dispositivo.

Sobre a outra pergunta, não sei se entendi bem, mas o ideal é desligar o seu wi-fi atual e deixar apenas a rede do Twibi.

Edit: Acho que entendi o que você quis dizer, @xavier. Eu conecto ao modem via cabo, desligo o wifi e deixo a rede Twibi se tornar “meu wifi”, certo?

1 curtida

Isso mesmo. As redes atuais serão desligadas e passa a usar apenas a mesh.
Eu só não posso confirmar se será apenas 1 rede operando nas 2 frequências, pois também estou no time que quer comprar, mas aguardando uma promoção. :laughing:

E está respondida a que seria minha próxima pergunta! :joy:

Só gostaria de saber a frequência pra saber se todos meus dispositivos teriam suporte.

Vou dar uma pesquisada. É um mundo um pouco desconhecido pra mim.

Obrigado pela ajuda.!

1 curtida

Sim, teriam suporte, pois o Twibi opera tanto em 2,4 quanto em 5Ghz
image

1 curtida

Hey, @xavier, só um adendo à nossa discussão sobre o tema acima: Entrei no fórum da Intelbras sobre o assunto e vi diversos posts de usuários reclamando que a Smartv Samsung (mesma que a minha) ficava “desconectando” pois ela só suporta a frequência de 2.4 Ghz, enquanto o Twibi “escolhe” automaticamente a melhor rede, logo, quando entrava na de 5 Ghz, tinha esse problema.

Não vi solução apontada no fórum, aparentemente. :slightly_frowning_face:

Era bem por aí a minha dúvida.

1 curtida

O mais estranho é ele propor à TV uma rede que ela não suporta. Será então que, na verdade, ela tem hardware compatível, mas apenas não foi habilitado?
Em todo caso, é bem ruim acontecer isso.

1 curtida

Eu vou tentar entrar em contato com a Intelbras. Tendo algum retorno sobre isso, compartilho aqui.

A minha NU7100 fica literalmente em cima de um Twibi Giga e tem problemas de conexão. Eu resolvi plugando o cabo.

Mas nesse caso eu acho que o problema é a TV, pois ela dava isso com todos os roteadores que tive. Até onde pesquisei, a placa de wi-fi da TV é bem porcaria, mesmo. Tem até tutoriais no YouTube ensinando a fazer upgrade na peça…

2 curtidas

A minha é a RU7100, acredito que possam ter visto essa questão, pois nunca sofri desconexão com o modem (Claro NET).

De qualquer forma, assim que tiver alguma novidade da Interlbras x Smart, posto aqui.

1 curtida

Na sala de casa temos uma RU7100 e ela fica a 3 cômodos do outro twibi. Usamos por dois dias no Wi-Fi e não tivemos nenhum problema. Só que depois eu peguei um cabo de rede e pluguei no receiver da Vivo, só pra garantir. Então não sei te dar o relato “de longo prazo”.

1 curtida

Complicado uma TV smart 4K sem suporte a wifi de 5GHz, fico tentado a colocar a culpa na TV de ter um wifi ruim em vez de nos roteadores.

Espero que a Q70 não tenha esses problemas, pois pretendo pegar esse twibi fast esse semestre ainda…

Quase certeza que as “Q” tem suporte a 2.4 e 5 GHz. Então, pode relaxar :slightly_smiling_face:

1 curtida

O problema não é a frequência, até porque 5GHz tem alcance menor. É a placa de wi-fi da TV que é porcaria, mesmo. Talvez por ser modelo de entrada, sei lá.

2.4GHz seria suficiente para ver conteúdo em 4K. Até porque você só precisa de uma banda de 25mbps pra isso.

Mas enfim, se a Q70 tem 5GHz, pelo menos pode ser um sinal de que usa uma plaquinha um pouco melhor…

2 curtidas

Sim, sim, 2.4 é suficiente, vide a minha que só conecta na rede 2.4 e vejo 4k sem problemas.

O que digo é aquela nossa dúvida da desconexão do Twibi com as TVs que só conectam em 2.4 GHz. Embora, você tenha dito que a NU desconecta com frequênci, coisa que não sofremos na RU.

Enfim, nosso amigo aí pode ficar despreocupado, em teoria, pq a dele suporta ambas as frequências. Sendo um modelo mais recente, espero que tenha uma placa melhor.

2 curtidas

A Samsung aqui de casa tb se desconectou recentemente.
Mas foi só reiniciar a TV e tudo certo.
O Twibi fica embaixo dela, então acredito q esteja se conectando em 2,4Ghz…

1 curtida

@imhotep qual o modelo da Samsung? E qual sua internet? É com duas frequências feito a Claro NET? Pode informar?