Intel tenta, mas supercomputador com AMD ainda é o mais rápido do mundo

Se considerarmos somente a quantidade de núcleos e sua tecnologia a Intel deveria já ter batido a AMD, com 564.224 núcleos a mais o Aurora está perdendo feio essa disputa, pois ele é mais novo e com isso novas tecnologias.

Quanto aos demais indicies, é como eu falei, “novo” contra o “velho”.

2 curtidas

Dois dados que eu queria que eles publicassem junto com isso: o quanto custou para montar (só o hardware) e o quanto o hardware consome mensalmente caso fique ligado 24/7 com 100% de load. Mas duvido que eles publiquem isso na lista. hahaha

A Intel perdendo das coisas velhas da AMD. Nice. E a Intel fica chorando que a AMD vende processador velho. hahaha

4 curtidas

Kkkk o maior computador do mundo é do “departamento de energia” , quem os milicos querem enganar???

Pelo jeito terminaram a usina nuclear a tempo para abastecer essa pequena CPU

@Fernandopalho o departamento de energia é o responsável pelas armas nucleares, e não só os militares, para eles, já são normais terem esse tipo de computador.

Depois de todos esses anos é interessante ver que a força bruta segue forte no X86. Muitos ficaram alucinados com os SOCs “Apple silicon”, acreditando que seria a morte do x86…ledo engano!! O ARM tem sim sua vantagem térmica e de eficiência, mas me parece não conseguiu acompanhar a escalada de mudanças no X86, que apresentam SOCs com potência bruta bem mais relevante.

Entendo o seu ponto de vista. Mas você não está levando em consideração o tempo das tecnologias.

X86 está a anos no mercado e todo o trabalho que é feito é mais para melhora-lo exatamente nos requisitos que você comentou.

O ARM começou agora sua implementação nos PCs. Quanto a isso você pode ter certeza que a Apple no momento não está buscando a substituição total e desenfreada pelos seus.

Mas eu falo mais nos servidores e workstations até. Justamente também foi o caso de AMD e Intel terem acelerado evoluções…Hoje o SOC Apple M mais potente, já fica atrás de um Ryzen 7 de última geração. Eu me lembro aqui do Paulo Riga ultra empolgado anos atrás, dizia que queria Apple silicon até nos chuveiros…que apple iria sepultar o X86…Nada disso aconteceu, e passado o boom inicial, os Macs estão com vendas em queda há pelo menos 04 trimestres.