Intel reage ao Apple Silicon com processadores Alder Lake

Originally published at: Intel reage ao Apple Silicon com processadores Alder Lake – Computador – Tecnoblog

Além de destacar híbrido Alder Lake, Intel anunciou novos Core de 11ª geração Tiger Lake série H e confirmou chips Rocket Lake-S

Vamos ver como é o resultado na prática, mas eu acredito que a litografia de 10nm não vai vai deixar o projeto tão eficiente. Tenho impressão que até nos dispositivos móveis a AMD tem chances de finalmente conseguir uma geração melhor que a da Intel.

1 curtida

Reage com o que? Com meia dúzia de instrução RISC no processador que não vão fazer diferença nenhuma na prática? Requentando mais uma vez o Skylake? Intel devia parar de ficar querendo vencer a briga do desempenho com marketing que não funciona e começar a torrar uns bons bilhões na prancheta pra fazer algo realmente novo.

Aliás a Intel deveria é parar de empurrar a responsabilidade de seus fiascos pros seus clientes. Notebook com solução de resfriamento absurdamente grande pra poder manter o processador não tão quente. E muitos reviews falam justamente do thermal throttling em ação mesmo em notebooks grandes com refrigeração absurda.

ISSO sem contar com a AMD que está comendo a Intel com farinha também. Notebook AMD Ryzen de 4a. geração com placa dedicada em um corpo de notebook bate solução Intel que parece um transformer de tanta ventoinha e coisa pra poder manter o processador trabalhando frio. E nem estão prestando atenção que a AMD já está com a 5a. geração pra chegar também.

MAS se na última vez o assunto foi “AMD”, dessa vez o assunto foi “Apple M1”. Porque falar que eles tem um produto inovador eles vão estar falando uma grande mentira. Intel, por favor, debruça mais na prancheta e economiza no marketing pra bocó ver. Queremos produto NOVO.

2 curtidas

Arquitetura requentada, nomes requentados. Intel tá só ficando pra trás.

1 curtida

Que confusão essa linha de processadores.

2 curtidas

quero vero que a AMD vai fazer!

Esses “TDP máximos” da Intel nunca são realmente o TDP máximo… eu não confio.
O i9-10900K em stock dizia ter TDP máximo de 125W,…


image
E o CPUID reportando 235W…
https://www.guru3d.com/news-story/intel-core-i9-10900k-at-defaults-stressedpower-consumption-reads-235wtemperatures-hits-93°c.html

Nos desktops o TDP da Intel é uma zona (especialmente nas gerações mais recentes), mas nos laptops eles não tem essa liberdade, até porque todo o design da máquina, desde o sistema de refrigeração até ao fornecimento de energia, segue um TDP alvo.

As vezes você até encontra um ou outro notebook mais parrudo (geralmente modelos gamers), que permitem elevar temporariamente o TDP máximo por algum tempo em condições específicas (ligado na tomada, temperatura abaixo de X graus e utilização da GPU dedicada abaixo de 80%, por exemplo), mas no geral eles operam dentro do TDP especificado na ficha técnica…

1 curtida

Pois é. New Fiasco is Comming… Quero só ver como a Intel vai competir com isso.

  • Arquitetura big.LITTLE no x86? Quer dizer que teremos núcleos de alto consumo com núcleos de “menor alto” consumo?

  • Eles querem inovar com 10nm num mundo onde a concorrente “mais fraca” apresentou 7nm e a mais forte 5nm? Vamos nem falar sobre a TSMC já estar pesquisando 3nm. Se eles conseguirem… Dá vergonha alheia só de pensar.

  • E por último (não seria surpresa nenhuma) há rumores que os novos Alder Lake precisarão de um novo socket LGA 1700.

Olha eu tenho até gostado da plataforma PC. O Windows 10 com suas inconsistências tem se tornado um sistema cada vez melhor para produtividade, mas os hardwares andam capengando. A Apple sempre teve o SO mais eficiente (na minha opinião) enquanto o mundo PC tinha os melhores hardwares em questão de desempenho. E agora, desde o lançamento do M1, a Apple passou a ter os dois!

Se meu próximo notebook não for Mac com certeza será um com AMD, pois se depender da Intel a plataforma PC está perdida.

1 curtida

Mesmo assim. é 88% mais alto… se fosse uns 20-30%… mas o TDP é quase 100% mais alto.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.