Intel pode terceirizar fabricação de processadores

Originally published at: Intel pode terceirizar fabricação de processadores – Computador – Tecnoblog

Intel cogita terceirizar produção para evitar mais atrasos na entrega de chips de 7 nm; TSMC pode ser escolhida para fabricação

1 curtida

será que a TSMC vai ganhar mais uma cliente? se isso ocorrer a AMD pode começar a se preocupar.

Será que a Intel não vai inventar de fazer porcaria com a TSMC para atrapalhar a AMD? hahaha

Conhecendo a Intel, é bem capaz.

1 curtida

Dinheiro para isso ela tem, mas acho que faz mais sentido terceirizar para ganhar números, ela está atrasada em questão do tamanho em nanômetros, embora ela ainda tenha uma excelente performance.

Por porcaria, eu me referia à fazer o que a Intel já foi condenada por fazer: prejudicar a AMD de alguma forma, tipo oferecer descontos/vantagens para as empresas que montam PCs não usarem os chips da AMD. A Intel já perdeu um antitrusting desses. No caso a Intel poderia pedir um numero virtualmente alto de chips para atolar a produção e atrasar os da AMD.

1 curtida

Eu discordo de dois pontos. Primeiro é de que os problemas com as fábricas da Intel (acompanhar a litografia mais atual) se originaram da explosão dos dispositivos móveis e consequentemente da arquitetura ARM. A Intel optou por nunca abrir realmente suas fábricas a produção de terceiros, e como a evolução do maquinário para nova litografia é cada vez maior, sua demanda não consegue pagar o pesado investimento necessário para acompanhar as concorrentes.
No segundo ponto seria o receio do governo dos EUA teria em ver a Intel delegar a produção a parceiros na Ásia, sob risco de vazamento de propriedade intelectual. Mas qual sentido haveria se a AMD já faz os mesmo a tantos anos??

O receio apontado no texto é da Intel perder o posto de líder inovador no mercado de semi-condutores, não de vazamento de propriedade intelectual (talvez tenha esse receio também, mas não é explicitado no texto).
E comparar com a AMD nesse caso eu não acho que cabe, porque a Intel é uma gigante comparada à AMD. A primeira teve quase US$72 bilhões de receita em 2019 contra US$6,73 bi da segunda, US$136.5 bi em ativos contra US$6 bi em 2019. A Intel consegue comprar a AMDs 3 vezes só com a receita líquida que teve em 2019 (US$21 bi).
Uma coisa é uma empresa “pequena” fazer isso, outra coisa é a gigante do setor históricamente responsável pelas inovações fazer isso.

Justamente aponto que a Intel vem perdendo o posto de “inovadora” pela insistência em manter as fábricas, que não são rentáveis se seguirem em pé de igualdade com as concorrentes (ex: TSMC).
Quanto a AMD não se comparável em termos de valores, eu nem sugeri que seja…afinal a Intel atua em mais segmentos, e ainda detêm as fábricas, mas vem perdendo mercado, além de no quesito CPU ambas deterem tecnologias estratégicas muito semelhantes…E a AMD delega as mesma a terceiros asiáticos, o que não vejo o porque da Intel também não fazer.

A AMD sendo muito menor, em tese tem muito menos pra “vazar” em termos de patente e expertise.

Eu vejo talvez uma pressão do Gov. dos EUA mais no sentido de impedir o fechamento das fábricas da Intel nos EUA, Israel…mais nesse sentido, dos empregos e investimento local.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.