Intel lançará GPU dedicada Xe-HPG para games em 2021

Originally published at: https://tecnoblog.net/359007/placa-video-gpu-intel-xe-hpg-dedicada-jogos-2021/

Placas de vídeo Intel Xe-HPG contarão com ray tracing e memória GDDR6, mas só chegarão em algum momento de 2021

A ligação do processador intel com a placa de video também intel erá bem bacana, ams prevejo a intel penando pra alcançar as nvidias e ati’s…

Nos testes da versão pra servidores da Xe tá bem bom, 42TFLOPS com todos os tiles. Só escalonarem pra baixo pro consumidor físico.

Um exemplo pra comparar é a 2080 Ti que tem 13,4TFLOPS, enquanto a 3080 TI tem rumores de ser entre 18 e 21TFLOPS.

O canal do YouTube Gamers Nexus testou um protótipo (DG1), contando os quadros na verdade, e o desempenho em jogos foi bem decepcionante, espero e acredito que a versão final tenha um resultado bem melhor.

Protótipo é assim mesmo… nem dá pra levar em conta o desempenho quando é capenga.

Mas eu me contentaria com uma placa de video que consumisse quase nada, tipo 1W, para 2D apenas e/ou 3D simples (caso do Aero). (Reduzir o consumo ao máximo quando estou só na internet lendo coisa)

Se em processadores que a Intel reinou por anos, vem perdendo mercado rapidamente, por não conseguir entregar performance bruta, não boto fé nessas placas não.