Intel cogita demissão em massa: venda de PCs sofre queda recorde de quase 20%

A placa mãe e a GPU do meu desktop queimaram esta semana. Como eu ainda tenho um notebook que me atende e é portátil, eu me vejo numa situação onde eu não vou comprar outro computador por pelo menos uns cinco anos. É uma questão de prioridades. Como ter um iPhone 11 que já faz tudo o que você precisa ou gastar mais por um iPhone 14 sem um real propósito.
Fora que, antigamente eu comprava um computador novo pelo fato de o antigo não ser tão poderoso e não conseguir rodar as coisas atuais. Atualmente, no entanto, isto deu uma estagnada, ainda tenho, por exemplo, um PS4 slim e não me vejo num futuro breve, atualizando. Tudo roda perfeitamente nele, não há nenhuma tecnologia nova brilhante nas atualizações, nada que me faça gastar dinheiro a não ser que eu talvez estivesse com dinheiro sobrando, o que não é o caso e anda assim eu pensaria mais de duas vezes antes de gastar com algo tão superficial se eu já tenho algo que me atende.

3 curtidas

Para o uso geral, mesmo um Core 2 Duo com SSD atende a maioria das pessoas.
Tenho N clientes com máquinas assim, e nem pensam em trocar. Usam para digitar coisas no Word, assistir aulas e fim.

Queira ou não, os PCs chegaram a um ponto que não é mais preciso trocar a cada dois ou três anos, mesmo para quem é entusiasta.

Quem comprou um R9 lá em 2019, ainda não tem motivos para pegar um Intel gen12 ou os novos Ryzen 7000, a menos que use algo muito específico que irá trazer retorno financeiro com uma arquitetura nova.

Eu mesmo ainda sigo no R5 2600 e só agora estou pensando em pegar um 5700X.
GPU também, até agosto ainda estava com uma GTX 1060, e só mês passado que migrei para um SSD NVMe no lugar do SATA velho de guerra (840 EVO).

1 curtida

Com a popularização dos smartphones, o segmento básico de computadores e notebooks vai ser engolido, já que um dispositivo móvel consegue suprir quase que 99% das necessidades do usuário comum.

Quem compra para trabalho ou games, vai ter um modelo potente que deve durar uns 5 anos fácil, então o mercado deve começar a se adaptar a este novo ciclo, já que um mundo em recessão não tem dinheiro sobrando para ficar trocando de máquina ou peças a cada lançamento.

1 curtida

Com a alta de vendas de PCs durante a pandemia era esperado essa queda, quem comprou PCs nesse periodo só vai trocar se estragar ou daqui uns 5 anos, isso se ainda precisar de um PC daqui a 5 anos e o celular não tiver tomado em 100% o seu lugar.

Eu tenho um i5 se terceira geração e não penso em trocar antes do final de 2023, quando muito um upgrade pra um i7 de mesma geração.

3 curtidas

Problema é que estão mudando muito o padrão, em vez de evoluir tecnologia.
Intel e Amd já trocaram o soquete de novo, hoje já tem o DDR5, pci express 5.0… Isso em menos de 5 anos.

Aí você compra um PC forte, para daqui 5 anos não conseguir fazer mais upgrade direito. E sabemos que não é a mudança do soquete do processador que vai fazer diferença, só mesmo para ter que trocar tudo…

Hoje os notebooks estão até mais baratos do que montar um PC forte, e ainda vem com tela + portabilidade.

2 curtidas

Quem comprou Ryzen na primeira geração com uma placa mãe que prestasse conseguiu ir para o 58003D que é um monstro de CPU, não há nem o que reclamar no AM4. Intel é mais limitada ficando normalmente com duas gerações por soquete, o que não ajuda muito.

GPUs vai ter uma variedade enorme nesse tempo para escolher também, não é porque saiu outra versão do PCI Express que você deixa de aproveitar os ganhos das novas placas.

2 curtidas

5 anos segurando o mesmo soquete, mais do que isso a amd ia fazer o mesmo que a intel, requentar o projeto e lancar quase melhoria nenhuma, entregar no maximo 5% de melhora nessa nova geração e não ia fazer sentido nenhum trocar de processador da geração anterior. Qual a lógica de fazer upgrade para ganhos minimos?

1 curtida

Fiquei com um PC com i7 de segunda gen por muitos anos
Consegui vender e comprei um note i5 de 10 gen

Esse i7 envelheceu muito bem e quase nunca usei 100%, dava para continuar usando, mas preferi trocar por note que tem ótima portabilidade, sendo fácil de levar para onde quiser

Eu quero ver se compro um notebook com ryzen mas sem me desfazer do desktop.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.