Intel aposta no Aurora para reinar em supercomputadores, mas AMD é obstáculo

Problema do Aurora é o gasto enérgico, ele do jeito que é, sendo metade do AMD em processamento, já gasta mais do que o Frontier finalizado.

Imagina o gasto do Aurora quando tiver finalizado em 2exaflop kkkkkk vai precisa ligar ele direto em uma usina nuclear

6 curtidas

Quando é supercomputadores ninguém questiona seu alto consumo de energia. Eu ate hoje tento entender a utilidade destes investimentos. A vida é tão simples fazem em busca de tecnologia algo complexo. Enfim

Melhor Xeon da Intel tem 60 núcleos e consome 350W. O melhor Epyc da AMD tem 128 núcleos e consome 360W. Isso só pra arranhar a superfície do que a AMD tem melhor do que a Intel. Basicamente: no espaço de um Intel você constrói um AMD quem em teoria é capaz de oferecer o dobro da performance ou mais com consumo energético de coisa de ~3,5% a mais apenas.

Novamente: em teoria.

Intel perdeu o mercado de Workstations e Servidores faz tempo. Nenhuma empresa que invista em datacenters e soluções corporativas usa Intel a não ser que seja uma demanda MUITO específica em que o lado azul performe melhor (sim tem algo do tipo). MAS é tão pouco melhor que nem compensa na prática.

Pra resumir: Intel só sobrou desktop e olhe lá. E isso porque tem acordos de exclusividade com diversos fabricantes e capacidade fabril própria absurda. Mesmo grandes players de outrora como a Dell, que não usavam AMD, agora oferecem opções do lado vermelho. Poucas frente ao Intel mas ainda assim mostra que a hegemonia não é eterna. Isso em se falando em desktops e notebooks.

12 curtidas

Previsão do tempo, processamento de milhões de operações bancarias por segundo, gerenciamento de redes elétricas, simulações de tráfego urbano…
As possibilidades são imensas.

Os supercomputadores podem consumir bastante energia, mas sem eles o mundo seria muito pior, então eles “se pagam”.

7 curtidas

Até para colocar um único litro de gasolina no carro, precisa de um supercomputador para achar a gasolina

1 curtida

Sabe o que vejo de mais interessante aí? ARM era cotada para liderar todos os grandes projetos de supercomputadores, ficando o X86 mais restrito a operações de nuvem e de máquinas virtuais, e não parece ser a tendência, o X86 vem consolidando cada vez mais o topo dos maiores supercomputadores. E outra questão, eu pelo menos não vejo a maior preocupação da Intel nesse momento com ARM, e sim com a AMD.

3 curtidas

Acrescentando mais um exemplo super importante, além dos que já lhe deram: Supercomputadores são utilizados em simulações de dobramento de proteínas para entender os processos químicos que acontecem dentro do corpo humano e projetar medicamentos.

4 curtidas

Gostaria de saber qual tecnologia o Fugaku utiliza, pois como mostra a tabela ele ocupa o 4º lugar e foi construido somente por uma empresa a Fujitsu. Os demais utilizam os conhecimentos de duas ou mais empresas.

Parabéns aos japoneses.

5 curtidas

Nesse ponto a Fujitsu é parecida com a IBM, ambas têm processadores de design próprios. A diferença é que a IBM tem processador com arquitetura dela mesma (Power), já a Fujitsu tem como base o ARM64 (isso agora, pq antes ela também tinha uma arquitetura própria).

1 curtida

Depois que a Nvidia fez o dela com arm, pensei que ia deslanchar mais mesmo, mas a AMD fez um chip muito bom e acredito X86 deve trazer benefício que o arm não consegue para esse tipo de computador

2 curtidas

Roda Crysis?
(tô velho)

Roda CS a 50fps… serve?