Institutos do Brasil e Europa assinam acordo para desenvolver RISC-V

2 curtidas

Eu queria mesmo era alguma empresa nacional FABRICANDO isso… seria bem top chip brasileiro. hahaha

1 curtida

Acho que ninguém vai fazer nada além de microcontrolador simples na Ceitec. Até por que o processo deles é velho, se fizer algo maior vai precisar alugar Itaipu pra usar.

2 curtidas

Ei, microcontrolador simples mas era alguma coisa. hahaha

Ainda quero ver alguma empresa investir em tecnologia aqui… mas por enquanto,… se eu falar provavelmente levo suspensão por comentar o desgoverno politico atual. hahaha

3 curtidas

A Ceitec faz de 600nm e chips que chamam de maduros!
Isso hoje!
Muito importante para todo um mercado gigante de coisas!

Mas tem outra empresa empresa brasileira a LNNano que esta começando a fabricar equipamentos para produção de chips de 100nm.

Que tbm serve para outro tipo de chip maduro que serve pra outra gama de setores do mercado!

A questão não são os nanômetros nem a potencia, nem a geração de calor, mas se inserir na cadeia de chips!

Risc-V é uma ótima ideia para inserção no mercado!

1 curtida

Pra microcontroladores simples um processo desses até pode servir, e RISC-V tem sido usado nesse tipo de coisa por não ter os custos de licenciamento da ARM Holdings.

Até a Qualcomm já está usando para ALGO em alguns dos Snapdragons, mas não sei exatamente o que. Fora que vem aí um Snapdragon para relógios usando RISC-V.

Meu ponto é mais que para coisas de maior performance um processo desse é absolutamente horrível.

1 curtida

Se isso fosse um problema atual. Faz muitos anos que o nosso país estimula a produção e importação de commodoties, que tem baixo valor agregado, deixando outros setores de lado. É só ver a carga tributária para a agropecuária e ver como eles recolhem uma “miséria” de impostos diante do que produzem. Existe até uma bancada que defendem os interesses do agronegócio.

O que tu acha que acontece se tu aumentar os impostos do agronegócio? Me refiro à reação em cadeia que isso vai gerar…

1 curtida

Aí eles vão importar menos, afinal os produtos naturais já estão caros para os brasileiros (dificultando o acesso a eles por causa do preço) e eles dão prioridade em mandar para fora do que comercializar internamente. É só ver que alimentos processados tendem a ser mais baratos do que os naturais, porque eles reaproveitam restos que não são importados, e “fazem a multiplicação” com adição de conservantes e outros produtos.

Lembrando que estou me referindo a grandes latifundiários, e não a pequenos produtores locais, já que para eles as condições são mais difíceis, pois maquinário é caro e provavelmente não tem facilidade em acesso ao crédito e anistia fiscal quando o governo dá.

3 curtidas

pode esquecer, qualquer novo projeto vai levar mais 20 anos até treinar os engenheiros, já que os que estávamos treinando já devem todos ter ido embora do Brasil.

1 curtida

Eu acho que nem precisa mexer nisso. Só tirar o dinheiro que o governo DOA todo ano pra eles já mudaria muita coisa!

Pq eles acham que são perfeitos, mas sem a grana do governo…

1 curtida

LlNano(produção de maquinas para até 100nm) e Ceitec(produção de chips de 600nm) fazem isso
Ta cheio de assemblers aqui tbm!

Empresa privada não vai fazer isso! Esqueça, isso não da lucro cedo e 100% das empresas no mundo dessa área tem ajuda do governo!

Recursos o governo ta liberando!

A Adata vai ganhar uma força do governo!

Aqui BR temos uma iniciativa muito boa!

https://www.linkedin.com/company/cpa-wernher-von-braun/

Toda a industria dessa área no mundo depende governos!

Mas sempre depende do governo financiar e comprar!
Isso vale no mundo todo!

2 curtidas

Essa LINano parece interessante… Porém ambas parecem meio inviáveis ainda. 100nm é mais antigo que o Pentium 4 Prescott (90nm)… 600nm é mais antigo que o Pentium 2 (350nm, o original era 800nm)…

Por isso que tinha de ter incentivo à isso… e não ficar brincando de speedrun de 1t de gastos internacionais…

Ainda sim, vai dar um problema semelhante…

Esse pensamento é muito fora da realidade.

Existe todo um setor gigantesco fora do que você esta pensando!

Nem europa consegue competir com isso!

E a propria europa esta investindo no mercado ao redor
que não depende de chips pequenos em nm.

1000 nm, 600nm é mais que suficiente pra ganhar muita grana!

Esse pensamento é um erro.

Taiwan que hoje tem grandes fabricas na área!
Eles começaram a investir na década de 60. 20 anos depois começaram as primeiras empresas da área. TSMC só despontou a partir de 2000.

E só a TMSC faz chips de última geração. As outras que tem lá fazem chips maiores!

A siemens da alemanha uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, junto de financiamento do governo deles não faz coisas com menos de 100nm!

Primeiro temos que fazer o mais simples.
Daqui 50 anos quem sabe competir com alguém em algo de mais ponta!

2 curtidas

Dar grana, até dá… mas imagina um RISC-V de 1000nm… vai esquentar mais que o 13900KS do Linus. hahaha (449W, refrigerado com cooler de lasercutter)

Onde vc acha que vão por essas coisas?

Você não ta achando que vai ser substituindo chips de última geração de computadores de mesa, notebooks ou celulares?

Daqui uns 10 anos provavelmente a china vai por em notebook/pcs de mesa e quem sabe celulares.
Eles que hoje detêm 26% da produção mundial de chips!
Outras empresas dos EUA TBM. visto que já tão vendo como compatibilizar android com RISC-V.

Nós aqui, estamos a anos luz de distancia ainda

Errr… o RISC-V que me interessa não serve se for 1000nm. Teria de ser no máximo, no máximo 32nm… coisa do começo da década passada.

RISC-V é o futuro, não o presente. Em 5, 10, 15 anos provavelmente já não teremos tanto ARM ou x86-64.

Então… e se eu te falasse que é exatamente essa a aplicação do RISC-V que me interessa e por isso RISC-V de 1000nm não é interessante?

RISC-V é um instruction set(ISA), não uma microarquitetura. A própria ARM tem coisas tipo Cortex-M0 que são extremamente compactas, simples e de baixíssimo consumo.

O RP2040, o chip usado no Raspberry Pi Pico, usa dois Cortex-M0+ (mas ok, usa um processo de 40nm, que é relativamente moderno perto da Ceitec).

Pra coisas de mais alto desempenho, RISC-V ainda precisa amadurecer, mas no campo de coisas embarcadas, já tem muita gente usando.

Tão trabalhando nisso, já que, como eu disse mais pra cima, a Qualcomm vai fazer um Snapdragon para relógios com RISC-V. Diabos, o Android já teve até suporte à MIPS no passado.