Instalar win 10 num ssd novo

boa tarde, estou tentando instalar o win 10 num notebook Acer antigo, mais ou menos 6 anos de uso, Aspire 5251-1069, AMD v-120, 4 GB.
quando é dado o boot com um hd externo conectado contendo o win 10 baixado
da media creation tool, e o ssd kingston 240 GB instalado internamente,
aparece msn. BOOTMGR IS MISSING. O que pode estar acontecendo.
Obrigado.

O que você fez exatamente?
Só colocou o MediaCreationTool.exe no HD externo ou transformor ou HD externo na mídia de instalação?

É interessante você pegar essa ISO e criar um pendrive com o rufus ou YUMI (se atenta pra questão de Legacy e UEFI), confirma na bios antes. Eu sempre uso o YUMI, tu consegue baixar direto no site official a versão UEFI ou legacy.
Vai resolver teu problema de forma rápida.

Tenha um pendrive de 8Gb pelo menos, que possa ser completamente apagado.
Use a ferramenta da própria Microsoft pra criar a Mídia de Instalação: Baixar o Windows 10

Dica extra: Evite criar a partição de boot como MBR, o Windows vai te encher o saco não deixando você atualizar ele, até você dizer chega e migrar pra GPT.

E a única forma de fazer isso é começando do 0.

eu,baixei o iso do win 10 em outro notebook e transferi para o hd externo
para ser instalado.

Você tem que criar um pendrive bootável a partir dessa iso.
Siga os passos do link que o @xavier postou que eu acho que será melhor também, já que seguindo os passos de lá você vai com certeza criar um pendrive bootavel com a imagem mais atual do Windows 10.

Vai ter uma seção ali escrito:

que explica como proceder.

Não é apenas “transferir”. Você precisa criar uma mídia de instalação. Esse HDD externo serve pra isso.

O correto a ser feito: baixar a imagem oficial do Windows 10 direto da MS. Pra isso você deve ir nesse site e baixar a ferramenta que eles oferecem: Baixar o Windows 10

Mais abaixo na página vai ter “Como usar a ferramenta para criar mídia de instalação…”. Clique no sinal de + pra abrir as instruções.

SE a ferramenta não for capaz de criar a mídia (às vezes aparecem erros aleatórios), daí você pode usar uma ferramenta de terceiros pra isso.

O mais recomendado hoje pra criar a mídia de instalação é o Balena Etcher. Simples, direto, sem frescura.

Feito isso, daí você espeta seu HD externo na USB do computador e programa pro boot ocorrer através dele. Se tudo deu certo, vai começar a instalação.

Boa sorte.

esse procedimento como é feito?, devo conectar o ssd num case e liga-lo
num outro notebook, onde está instalado o rufus, instalar o win 10 e depois transferir o ssd para o outro notebook antigo e instalar internamente?
na pagina inicial do balena aciona FLASH FROM FILE ?

Vc falou que tem um HDD externo, correto? Você vai criar a mídia de instalação nele seguindo as instruções da página que passei no comentário anterior. SE esse procedimento não der certo, aí você vai baixar e instalar o Balena Etcher pra tentar com ele.

O erro de BOOTMGR IS MISSING ocorre porque ele não detectou o setor de boot da mídia e não tem como inicializar a instalação.

NOVAMENTE: não é apenas baixar E copiar a imagem ISO pro seu HDD externo, você tem que usar essa imagem para preparar a mídia de instalação (o HDD externo, no caso).

Se o seu computador suportar UEFI, aí beleza, o correto é usar GPT mesmo e desativar o modo legacy na BIOS. Se for um computador antigo, sem suporte a UEFI, formatar o disco como MBR é a única opção, pois esses não reconhecem discos GPT…

Aliás, é possível converter um disco MBR para GPT sem perdas de dados sim, o próprio Windows 10 tem uma ferramenta de linha de comando pra isso (mbr2gpt) e praticamente toda distro Linux vem com o gdisk pré-instalado, que também consegue fazer essa conversão…

boa noite, criei o pen drive através a ferramenta da Microsoft, e o boot funcionou, no momento a atualização está em andamento, estranho que dias atrás eu criei um DVD da mesma forma que o pen drive, só que não funcionou, talvez alguma configuração da bios.
bem vou aguardar a conclusão da instalação, e agradeço a atenção e o tempo dispensado. até a próxima.

Às vezes o DVD não lê direito. Pode acontecer também com USB ou qualquer outra mídia. Mas pelo seu relato agora vai normal. Se der erro não vai ser exatamente por causa do pen drive mal gravado.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.