Instalação de roteador

Pedido de ajuda que pode ser meio bobo, mas não faço ideia do que tá rolando e não encontrei uma resposta nas postagens mais antigas:

Comprei um roteador D-Link AC1200 pra instalar aqui em casa. Tenho uma internet Oi Fibra, usando o modem/roteador wifi padrão deles (é um da Nokia, modelo g140wh).
Não consigo acessar a internet seguindo as instruções da D-Link. Ele diz “Não é possível conectar à Internet, entre em contato com a sua operadora ou acesse “Configurações da Internet” para tentar outros tipos de conexão de Internet.”

O cabo tá no local correto e a internet funcionando. Imagino que para conectar o roteador eu tenha que desativar algo no modem da Oi, mas não sei o que nem como fazer isso. Alguém consegue ajudar?

Obrigada desde já :slight_smile:

Única coisa que penso é conflito de IP, ou seja, o modem da Oi e o D-Link estão com o mesmo IP. Tenta trocar o IP do D-Link e depois fazer a configuração de novo.

1 curtida

Não entendo muito, e ela não citou se já fez isso, mas ela não teria que colocar o modem da Oi em bridge primeiro? Também já li que a Oi bloqueia roteadores que não seja o dela mesmo, então, se for o caso, não seria melhor ela usar tipo um access point?

1 curtida

ela não precisa, se você desativar o DHCP do modem e ou fazer como o @Felipe_Silva falou e configurar o DHCP do roteador D-Link com outra faixa de IP, já resolveria.

Exemplo se ambos (modem e roteador) tem o IP 192.168.0.1 e estão distribuindo IP nessa faixa, ou seja, 192.168.0.X, basta no roteador você mudar o IP dele para 192.168.1.1 e o DHCP dele para a mesma faixa, exemplo 192.168.1.2 até 192.168.1.50, isso já resolveria o conflito de IPs.

2 curtidas

Normalmente quando muda o IP do roteador ele já ajusta sozinho o dhcp.

1 curtida

Olha, se você não tem nenhuma noção de configuração de um modem, vai ficar difícil explicar por aqui.

Quando se conhece e aí surge uma dúvida/problema, rola mais fácil.

Talvez seja melhor chamar alguém que entenda (acredite, os instaladores das operadoras raramente conhecem disso - seguem instruções bem definidas, naquilo que foram treinados) , para resolver o seu problema.

Para colocar o D-Link vai precisar colocar o da Oi como Bridge (vai precisar entrar nas configurações dele) e depois configurar o seu (wi-fi, senhas de acesso, etc).

Ou tirar o da Oi e configurar o acesso direto por ele.

Vai precisar das configurações da Oi, para fazer isso.

Então, se o conhecimento nessas configurações for muito baixo, ou inexistente, não é nada que se aprenda de estalo.

Vai precisar ler sobre o assunto e “sofrer” um pouquinho, na aprendizagem.

Verifique se o cabo que sai do seu modem tá na porta azul do seu roteador.

Ligar a LAN do Oi na WAN do D-Link só não resolve? A Oi trava ATÉ ISSO?

Não vi nenhum caso da Oi travar esse tipo de configuração, se fazem isso é novidade pra mim.

Nanda, qual era a sua intenção ao comprar o D-Link?

  • Problemas na conectividade?
  • Alcance do sinal wi-fi?
  • Extensão de sinal, para atender uma área maior?

Um AC 1200 (precisa ver se as portas LAN dele são MBits - até 100 MB ou GBits - 1000 ou superior MBits) já é para conexões de maior velocidade contratada.

Esse 1200 nominal dele é de velocidade combinada e não de entrada na porta Wan.

Via de regra, a operadora já te dá um modem que suporta a velocidade contratada na entrada, da WAN. Mas nem sempre na saída das portas LAN (qualidade e custo desse modem - optam, via de regra, pelos mais baratos).

Parece ser o caso desse D-Link (100 na WAN e 100 nas LAN- se não me engano).

Dependendo do que se quer, com o que está contratado e como está chegando (fibra no modem ou cabo coaxial),bem como o que se pretende alcançar e resolver, se parte para uma solução.

Comprar um novo modem é uma uma delas, mas nem sempre a única.

Esse mapeamento conduz a que você possa especificar melhor o que deve adquirir.

Acredito que o modem que comprou possa resolver o que queria, a princípio.

Mas poderá precisar de alguém para a instalação e configuração.

Sem um domínio mínimo, nessa área, pode gerar muito estresse, até conseguir fazê-lo funcionar a contento.

Não escrevo isso para te desanimar. É que esse campo requer estudos mais intensos para uma melhor compreensão/aprendizagem.

É uma área difícil para se acertar nas tentativas de ensaio/erro.

Olá Nanda! Resumindo o que os amigos disseram: Não é nada bobo. Não à toa uma pessoa que entende muito de programação raramente entende muito de redes (e vice-versa, em tese ambos sendo da área de TI). Você precisa contratar alguém e/ou realmente estudar ao menos o básico pra conseguir fazer o que deseja e/ou que a gente te ajude. Qual era a intenção de usar esse aparelho? De qualquer forma, vc precisa saber que ele só vai conseguir puxar 100mbps da sua conexão da oi que certamente é de 200,400 ou 500mbps.

Infelizmente não funcionou :frowning:

Não funcionou :\ o roteador continua alegando que não foi possível obter o endereço de IP, assim como o endereço DNS, o gateway padrão e a máscara de subrede.

Sim, acho que vai ser a melhor (e única) opção ahahha. Eu tentei entrar em contato com os técnicos da Oi, foram eles que me recomendaram a compra de um roteador novo porque o da Oi tem um alcance muito baixo mas o atendimento deles é bem ruim, por isso resolvi tentar sozinha mas pelo visto não vai rolar. Vou buscar alguém por fora pra fazer esse serviço pra mim. Obrigada pelo esclarecimento :slight_smile:

Resolve não :\ pelo menos não aqui

Alcance com o sinal. Foi uma sugestão do técnico da Oi após uma reclamação que fizemos sobre o alcance do wifi do aparelho que forneceram para nós (não o modelo, mas a compra de um novo roteador - o modelo foi o que coube dentro do orçamento). Acredito que você tá certo, precisarei da ajuda de alguém para instalar. Vi alguns tutoriais na internet antes de comprar o modem e parecia bem simples hahaha. Mas tudo bem. Foi bem estressante tentar por conta própria, certeza que alguém para ajudar vai ser a melhor saída.

Sim! Confesso que fico até aliviada em saber que não é bobo, porque já estava me sentindo bem frustrada com as minhas tentativas e, normalmente, sou a pessoa que “resolve” esse tipo de coisa aqui em casa (na base de muitos tutoriais no youtube).
Preciso de um alcance maior do wifi, por isso comprei o roteador. Tive uma experiência ruim com um repetidor de sinal há um tempo e o técnico da Oi sugeriu que eu comprasse um roteador. A velocidade que ele vai puxar não é bem um problema. Os aparelhos que necessitam de mais velocidade (videogame, pc que usamos pra jogos) estão conectados direto no modem da Oi. Esse alcance maior é para um computador de trabalho, 100mbps já seria o suficiente se estiver estável

1 curtida

Se tu quiser continua tentando resolver isso sem chamar um técnico acho que tem como, só vamos precisa de um pouco mais de informações.

  1. quais os IP do modem da Oi e do roteador
  2. fotos mostrando a ligação por cabo entre eles, porta que sai da Oi e que entra no roteador (parece bobo, mas as fotos ajudam a da uma visão melhor do problema, analisar detalhes que podem parecer bobos e não serem descritos)
  3. já testou o cabo de rede ligando outro equipamento nele? pois as vezes vem com defeito de fabrica.

Nanda, para a solução que você quer uma ou duas torres DECO seriam suficientes. Se a casa for de um único andar, ou apto que não seja muito amplo (4 quartos ou mais), uma única torre DECO M4 já resolveria o problema.

Bastaria (na verdade nem é necessário, mas facilita quanto ao congestionamento do sinal) desabilitar o wi-fi do modem da Oi e fazer a Torre DECO gerenciar o wi-fi da conexão.

E aí é bem mais simples.

Foi a solução que instalei aqui em casa.

Resolvi todos os problemas do wi-fi.

Mas já que adquiriu o modem, alguém que conheça pode instalar.

Mas tecnologia é isso mesmo.

Todo mundo apanha um pouco.

Já levei muita surra dela.

Agora, volta e meia, ela me manda uns tapinhas.

É estudar sempre…

Preciso de um alcance maior do wifi, por isso comprei o roteador.

Você tentou usar o novo roteador como repetidor wifi?

Se você pretende manter os dois roteadores funcionando, configurar com o cabo é melhor QUANDO você tem um cabo longo para deixar ambos longe um do outro, caso contrario é um desperdício deixar um perto do outro, e quando configura como repetidor vai usar o wifi, você vai configurar sem cabo e até um ponto que seu wifi naturalmente alcança, não é melhor que um DECO que o @crmuniz citou, mas funciona.

Não tem nenhuma opção de configuração rápida nesse roteador? Se tiver tira foto, printa e deixa aqui.

A dica que eu dou seria desabilitar o wifi do roteador da Oi e usar o roteador que você comprou como access point. Acho que seria uma alternativa para você ir usando os aparelhos até conseguir um jeito de configurar o roteador apropriadamente.

não achei um emulador de sistema da d-link(que normalmente existe para tp-link), maaas achei esse vídeo oficial deles que ensina como configurar ele para usar como repetidor:

Uma vez configurado, só vai se preocupar em testar onde é o melhor lugar p deixar ele, colocando na tomada, conectar e ver se a qualidade é boa por sites de testes como o speedtest

Obs.: No canal tem outros vídeos de configuração específicos ao seu aparelho.

1 curtida

Nem sempre, é bem comum esses roteadores das operadoras terem um wifi com alcance bem curto por conta de usarem antenas internas e menos potentes. Ai depois de instalar o novo tu desliga o wifi do da operadora.

O apartamento é pequeno, linear e só com dois quartos. Mas é isso: já compramos o roteador e agora é a hora da surra da tecnologia hauhaua mas muito obrigada pela sugestao! Lembrarei disso caso tenha algum problema desses no futuro

A ideia é trazer o roteador para o cômodo onde o sinal não pega bem. Estava tentando configurar com ele próximo ao aparelho da Oi porque pensei que o alcance do Wifi seria maior e, mais pra frente, chamaria alguém pra passar os cabos e ligar ele no outro cômodo.

Ele não dá essa opção de repetidor pra mim :frowning:
.
.
.
.
— atualização —

Pelas respostas percebi que não era um processo tão simples, então entrei em contato com o técnico da Oi para que ele pudesse vir aqui configurar e já passar o cabo para o cômodo onde quero que o roteador fique. Acabou que ele não conseguiu passar o cabo, parece ter um problema na tubulação do meu apartamento. Ele vai voltar no fim de semana e, se rolar, dou um retorno aqui :slight_smile:
Muito obrigada pela ajuda de todos!

1 curtida

Você tentou o roteador em modo access point? Isso te permitiria configurar quase tudo da rede sem fio direto pelo aparelho da D-Link, podendo usufruir da potência do sinal do aparelho sem precisar ficar esticando cabos. Geralmente nas configurações rápidas tem a opção de definir o aparelho como access point, é bem simples a configuração.