Indicação de desktop até R$ 2,5 mil

Bom dia, pessoal!

Primeira postagem aqui na Comunidade, peço desculpas antecipadamente caso tenha infringido alguma regra básica.

Estou com ideia de comprar um computador desktop investindo até R$ 2,5 mil. Além das atividades normais (navegação, Pacote Office, etc.), trabalho com produção de artes, então preciso de algo que rode CorelDRAW e/ou Photoshop aceitavelmente.

Não gosto de trabalhar com notebook, por isso a preferência por computadores tipo desktop. Monitor e periféricos não são necessários pois já tenho.

Poderiam me ajudar indicando computadores nesta faixa de preço?

Desde já agradeço! =)

Eu pegaria algo assim

E no futuro colocava mais RAM e um SSD NVME.

1 curtida

Caraca… o futuro é agora.
8GB RAM é sofrivel sem video onboard pra Photoshop… imagina com. hahaha
Agora, 120GB SSD? Ou ele instala o Windows ou instala o Photoshop. hahaha

TIpo, daria para trocar por um com 5600G ou 4650G e já comprar os upgrades necessários.

Ou algo assim:


(Mas ai tem de montar)

Pergunta: tu teria uma placa de vídeo PCIe para usar, mesmo que antiga? Se sim, daria para trocar o CPU por um 5500 ou um 5600.

2 curtidas

Se esticar o orçamento para 2600 e tiver um hd sobrando em casa já da para sair com 16gb de ram e ter espaço para os programas, isso sem abrir mão do processador melhor.

Sim, sim, mas ai passaria dos 2500. Digamos que se desse para esticar para 3000 daria para fazer uma maquina bem melhor:

  • 7 5700/X + Cooler Box (não vem cooler nos 5700/X - 200-300 reais mais barato que o 5700G)
  • 2x16GB 2400MHz (kabum)
  • BioStar B450 (Melhor que A520)
  • 512GB M.2 (Nunca escolher Western Digital Green)
  • 600W Seasonic/Silvestone (não lembro qual era)
  • Case 4 fans (espero que tenha boa circulação)
  • GF 710 pra video (ou 730, caso não tenha alguma antiga e não vá jogar)

Ps.: tem um Build 20 reais mais caro que o teu que tem SSD de 240GB. hahaha

Unica coisa que eu não gosto é a placa mãe MANCER A520… Todos levam essa placa.

Esse que tu indicou ele teria de montar sozinho, presumi que não seria o indicado pois ele pediu um computador e não lista de peças.

Deve ser placa OEM importada pela Pichau.

Sim, sim. Teria de montar sozinho, mas deve vir instruções ou ele poderia ir olhando no celular/outro PC como montar… só evita o build da The Verge.

essa placa mãe A320 não recomendo nem para o inimigo quando se trata de ryzen 5 e 7, é b450 para cima. Agora na black, e nesses preços atuais realmente o melhor é comprar as peças separado e pagar alguém para montar caso não saiba, é um diferencial consideravel no custo benefício.

Sobre Ryzen 5 melhor pegar 5600G, pouca diferença na especificação mas com eles em mãos vai ser aquela pequena porcentagem que vai valer muito no final das contas.

Pois é, eu fui olhar a fonte e vi essa falha também. O pior de tudo é que a fonte é de marca desconhecida. Mancer (white label da Pichau) não fabrica e ninguém sabe quem fabrica nem quem projeta… então eu evitaria.

Por isso que eu coloquei uma segunda com peças separadas.

Sim, sim, mas o Ryzen 7 5700G é 25% mais rápido que o 5 5600G. Dá uma diferencinha sim. Mas nessa faixa de preço… sei lá.

1 curtida

Sim, sem dúvida nenhuma afinal essa diferencinha sempre pesa quando se trata de uso a longo prazo, mas ele precisa mesmo de um ryzen 7? Comecei o meu com 3000G e cara me atendeu muito bem em jogos, montei todo resto da maquina e depois coloquei o 5600G, até pretendia mais p frente placa de vídeo, mas pelo meu uso é completamente desnecessário.

Agora tem um ponto a ser considerado, AM4 acabou e isso é um dos motivos, senão o principal para os preços despencarem. Vale muito a pena montar uma máquina com o melhor possível, 5600G é o melhor Ryzen 5 com vídeo integrado e o segundo Ryzen 5 perdendo apenas para o 5600x, já o Ryzen 7 5700G o melhor com vídeo integrado, então depende muito do preço, para ter um custo benefício.

Ah… ele pode fazer isso também, por exemplo montar uma maquina para o Ryzen 5700G, com um processador mais básico(por favor no mínimo 3000G), para ficar dentro dos 2500 e depois trocar mais p frente.

você sabe montar computador? @talisramon

Até onde eu lembro, o Ryzen 5 5600G é praticamente a mesma coisa que o 5 5500 ou tipo 1% de diferença. Mas o 5 5500 custa praticamente a metade. (quanto ao vídeo onboard, poderia ser usado uma GT 710/730 de 200 reais ou alguma placa que a pessoa possa ter)

Tu quotou a si mesmo. No mesmo comentário. Mas esqueceu de mencionar QUANDO você fez isso. 2019? Ok. 2022? Nope.

Mas o Athlon 3000G/Ryzen 3 3200G são uma carroça. O 3000G é praticamente um AMD FX-6300 com vídeo onboard. O 3200G é entre 60% e 75% mais rápido que o 3000G, mas mesmo assim se a pessoa for usar CorelDraw recente com esse CPU, ela vai desenvolver uma depressão profunda só. hahaha

Dependendo do tanto de serviço que a pessoa tenha, vai atrasar muito. Sério mesmo. (Eu usava um processador mais ou menos com esse poder de processamento, e -dependendo do que eu estava fazendo- o Photoshop CC 2019 ficava terrivel…) - Esse tipo de economia, quando se trata de trabalho, pode sair pela culatra.

5600G é em torno de 5% mais forte que o 5500.
5600 é em torno de 5 a 10% mais forte que o 5600G
5700G é 5% mais forte que o 5600G EM PROCESSAMENTO.

Troquei um 3400G por um 5600G e consigo renderizar vídeos no DaVinci sem nenhum engasgo, até o playback é fluido em 1080p sem muitos efeitos.

A diferença de preço do 5700G pro 5600G não compensa.

(Pichau)
5500 => 590 reais;
5600/G => 900 reais;
5700G => 1400 reais

Será que esses 5% realmente compensam?

Eu já tinha respondido. Não, não compensa.

Qualquer análise de processadores intermediários falam que o 5600G é a pedida.
A diferença entre os 5600 é que a APU tem PCI 3.0 enquanto a CPU é 4.0. No processamento bruto é praticamente a mesma coisa.

Do 5500 pro 5600 seriam 5% + 5%, ou seja, uns 10% de diferença, o que já vira um impacto real em tarefas pesadas.

Concordo com ressalvas: se e somente se a pessoa não tiver placa de vídeo e não for jogar… que parece ser o caso.

wdf? 5600G não tem suporte ao PCIe 4.0?!

5% em cima de 5% não dá 10%. dá 5,25%, não? (pior que eu nem lembro mais.)

1 curtida

Mas é melhor ué, to falando da porcentagem o tempo todo, e para o 5500 equiparar/passar o 5600G precisa de uma placa de vídeo do nível da rx550, GT 710/730 não faz isso não, inclusive tive oportunidade de testar desempenho de uma GT 730 com um Ryzen 5 4600G, mas infelizmente era só um desperdício já que a 4600G ficou melhor em desempenho sozinha.

é que respondi duas vezes, queria evitar o flood, então juntei os dois kkkk

Usei por longo tempo com o 3000G e não senti isso não, entretanto falei 3000G no mínimo(sem consultar os preços de custo beneficio) pela minha experiencia pessoal no corel… agora é claro:

Sua experiencia conta também, mesmo que tenha sido diferente no corel, a do photoshop é mais considerável ainda, já vi muita pessoa sofrer em pc parrudo.

Olha pela pandemia fico confuso entre o aconteceu em 2019, 2020 e 2021, passaram bem rápido, mas acho que foi em 2020, mas atualmente o preços estão bem melhores, só to sugerindo um processador mais barato(qualquer um) p manter o preço dentro de R$ 2500, e montar o pc com as melhores peças possíveis.

melhor pegar o 5600G por ter vídeo integrada

@Keaton PCI 3.0 express, não tem 4.0

Você não está colocando placa de vídeo na conta quando cita o 5500

1 curtida