Incentivo de estados americanos leva Ford e GM a adotarem carregadores da Tesla

Pra daqui 10 ano vir um ancap/liberal brasileiro dizer que foi tudo empresas privadas que fizeram tudo sozinhas.

Todo o setor de carros elétricos no MUNDO é só incentivos fiscais de todo lado.

A Tesla só da lucro hoje por grandes incentivos fiscais!

5 curtidas

O governo brasileiro deve estar esperando que elétricos se popularizem pra criarem um novo padrão futurístico, forçando a indústria e pessoas a se atualizarem… igual fizeram com as tomadas no novo padrão.

Com o futuro dos elétricos cada vez mais perto, acho bom que as fabricantes formem logo um consórcio para padronizar os plugues, afinal, já sabemos que ter vários padrões de tomadas por aí é uma dor de cabeça para todos.

5 curtidas

O NACS foi criado pela Tesla mas foi ou vai passar a ser gerenciado pela SAE International, diminuindo a influência da Tesla no seu desenvolvimento futuro.

Assim fica uma barreira a menos pras empresas aderirem ao NACS.

2 curtidas

Isso é um fato interessante. Pela matéria do TB eu já tinha pensado que o padrão adotado pela Tesla já era aberto em algum nível (afinal, outras fabricantes vão adotá-lo), mas agora sendo gerido por uma organização independente, fica bem mais fácil para colocá-lo como norma em legislações mundo afora.

2 curtidas

Ai que esta teu erro. O padrão brasileiro na verdade é o padrão mundial.
norma proposta como padrão internacional pela IEC (IEC 60906-1)

Que foi referendado a dezenas de anos para ser o único padrão!

Mas o Brasil foi o primeiro a adotar.

Muito bom que isso aconteça!

2 curtidas

Pra ser justo, nossas tomadas são baseadas no padrão da IEC, mas não são exatamente iguais (o padrão do IEC previa tomadas de 16A, o nosso tem dois pinos diferentes para 10 e 20A, além de não ter shutters). Mas eu continuo não entendendo a choradeira, as tomadas novas são muito melhores que as antigas, e se você ainda não trocou as tomadas e plugues depois de tantos anos…

Quanto ao conector de carregamento de EV, no Brasil me parece o ideal usar o tipo 2/Mennekes usado na Europa, não só pra aproveitar que lá é padronizado (e já tem designs prontos, portanto) mas também por que no Brasil existe a possibilidade de se usar 3 fases para carregamento mais rápido, coisa que nenhum dos conectores americanos permite (por que lá transformadores de 3 fases não são comuns em instalações domésticas)

Só olhar a quantidade de fabricante que nasceu ao redor de 2009 nos EUA e falhou miseravelmente (Wheego, Coda, por exemplo, que pegaram carrocerias chinesas e eletrificaram, com resultados desastrosos).

2 curtidas

Inmetro pediu a ABVE para padronizar a tomada, a maioria das marcas que vende aqui, principalmente elétricos são europeus.

Carro elétrico americano aqui é raridade, proporção muito baixa

não sei porque ainda não padronizaram logo

já parei de dar moral para esses caras, esses caras vivem na bolha e na ilusão

2 curtidas

Tirando Tesla importado acho que é tudo tipo 2 ou CHAdeMO. E CHAdeMO tá de saída já que o Leaf deve mudar de conector, pelo menos nos EUA

Então era a Nissan que estava segurando.

a Hammer da Chevrolet é o tipo 2, acho que a Hyundai quer trazer também é, os que eu não vi são das BYD e GMW

Provavelmente tipo 2 também, nem faz sentido usar tipo 1 no Brasil já que tem lugares com 220V e/ou 3 fases. E tem CCS pra tipo 2 também, mas nem sei se tem muito carro com carregamento rápido aqui.

1 curtida

Acho que os carros da volvo tem carregamento rapido, o o próximo da volvo que vai ter carregamento inverso

Também não entendo isso hoje em dia. Por muito tempo, ok, tinha todo o transtorno, até pela mistura de equipamentos que o consumidor tinha em casa, mas hoje?

Por sinal, zero saudades da salada de padrões que era antigamente, tripolar tinha de dois tipos (terceiro pino redondo ou chato) e a de dois pinos tinha do redondo e do garfo norte-americano. Muitas tomadas só tinham encaixe pro redondo, algumas tinham pros dois, mas esse padrão garfo é horrível, o encaixe é péssimo e quase sempre fica frouxo.

Já o redondo antigo sempre encaixou nas tomadas novas, até porque devem ter levado isso em consideração ao adotar. Maior ponto negativo na atual é a falta de clareza quanto a 10A e 20A, deveria ter uma forma mais fácil de diferenciar, ao invés de ficar analisando o pino e tentar encaixar na tomada, pra descobrir que sua tomada é de 10A.

2 curtidas

As minhas (linha 50.000 da Pezzi) dizem “20A” dentro delas.
Mas eu francamente acho que devia ter uma diferenciação mais clara entre tomadas de 110 e 220, talvez até tornar elas fisicamente incompatíveis pra reduzir risco de acidentes.

Poleeeeeemico! Até concordo com essa questão, mas ia gerar tanto transtorno!

1 curtida

Vendem tomadas vermelhas pra indicar voltagem diferente. Podiam obrigar na norma o uso em locais com voltagens diferentes no mesmo cômodo ou algo assim.

1 curtida

Pior que é bem comum ainda, pelo menos aqui onde vivo. As casas novas obviamente todas são com as tomadas novas e as casas que passaram por reformas, mas tem muitas casas antigas que nunca atualizaram, seja porque os donos são pobres e/ou idosos.

Na verdade não critiquei as tomadas e sim o governo por simplesmente não fazer isso agora, enquanto os elétricos ainda não se popularizaram, para evitar transtornos futuros como aconteceu com as tomadas.

3 curtidas