Imagens geradas por IA já preocupam até artistas de animes e mangás

1 curtida

Como um cara que arrisca rascunhar algumas coisas de vez em quando, sacanagens éticas sobre o desenhista falecido a parte, isso meio que escancarou um elefante na sala que a comunidade artística tentava evitar até agora:

“É possível ser dono de um estilo?”

Muito antes da IA ter chegado ao mundo, sempre via artistas se engalfinhando apontando uma pessoa de plágio por ela ter adotado um estilo artístico parecido. É uma treta similar quando colocavam a validade do “tracing” na mesa: tinha-se um consenso de que copiar uma arte 1 por 1 era de fato plágio, mas as coisas ficavam polêmicas quando discutiam sobre a validade de se inspirar em poses, cores e ambientações. E isso respingava até na indústria: ainda me lembro da época que muita gente falava mal do Hiro Mashima, acusando os traços de Fairy Tail e Rave Master beberem da fonte de One Piece, vide ambos tentavam fugir um pouco da estética padrão mangá por usarem um pouco de elementos cartunescos na arte.

Concordo que é sacanagem pegar artes de alguém que ja morreu e enfiar numa IA que nem um abutre comendo carcaça, mas isso meio que veio pra ficar. Querer ser dono de traços mais subjetivos da arte ficará cada vez mais difícil.

5 curtidas

Eles surtariam se visse o que um tempo brincando no mage.space é capaz… hahaha

2 curtidas

Se fosse no Brasil já iam criar um sindicato pra proibir arte gerada por AI.

5 curtidas

Isso… dá a idéia! O pessoal do senado já não tem nada mais inutil pra inventar mesmo…

2 curtidas

Hello,

Acho importante existirem posicionamentos e ponto de vistas diferentes, afinal de contas, vivemos em um país e talvez um planeta democrático.

Eu fiz questão de criar uma conta no forum do tecnoblog para dizer que não concordo com a ideia exposta pelo autor.

Existem projetos lindos a nível nacional, continental e global envolvendo a criação de imagens com IA/AI e analisando de forma simples, por exemplo o cenário da FOME no Brasil, que nos últimos 30 anos sequer sofreu alterações significativas no que diz respeito a parâmetros “estáveis”, ou seja, nenhum governante foi capaz de gerar uma métrica ou parâmetro digno para estarmos em 2022 com uma certeza ou menos incerteza de que existem pessoas passando fome mas que elas vão estar bem nos próximos anos. Infelizmente não é verdade.

Então, admiro a preocupação do autor da postagem em enfatizar que estamos vivenciando quase que um cenário caótico onde até os artistas poderão perder seus empregos. Se os artistas vão perder os empregos imagine o que dirá uma dona de casa ou um senhor de 70 anos, com certeza vamos continuar aumentando a distância da realidade.

Nos últimos meses (você pode olhar qualquer tipo de período entre 2020 e 2022 que também vai dar no mesmo) ao pesquisar os termos “artificial intelligence hungry”, “artificial intelligence hungry against”, “artificial intelligence lost jobs”, “artificial intelligence hurry jobs” (acho que tá bom só esses), eu não consegui achar artigos semelhantes com o mesmo impacto, incluindo nos backlinks citados na postagem que foram:

1 link = OpenAI (Empresa reponsável pela GPT-3/DALL-E/etc)
2 link = Rest of World
3 link = Tweet que viralizou
4 link = postagem do autor
5 link = kotaku

Um mundo melhor:


.un. org/techenvoy/content/artificial-intelligence

1 curtida


cacm acm org/ magazines/2022/2/258220-artificial-intelligence-machine-learning-and-the-fight-against-world-hunger/fulltext

Cara, que viagem! Eu não sou contra a inteligência artificial. O que o texto expõe é que a IA já afeta o trabalho de muitos artistas e que eles, de modo geral, precisarão encarar esse cenário.

1 curtida

I.A nunca vai ser arte, esqueçam isso, é o NFT da vez, só o que eu vejo é pura forçação de barra, que “i.a isso, i.a aquilo, olhem minha “arte” de i.a” tudo que i.a consegue fazer é mesclar imagens deixando elas bizarras e sem sentido, só! PS.: Acho uma ótima tecnologia, vai ser uma ótima ferramenta para artistas e designers, eu mesmo já usei para inspiração, mas dizer que i.a vai tomar o trabalho de alguém é pura teoria da conspiração.

Cara… essa resposta foi gerada por AI. Não é possivel. r/totallynotrobots… os comentaristas vão perder o emprego! ABAIXO A AI! D:

Cara… essa é a preocupação de alguns artistas estrangeiros…
Detalhe: dona de casa já não tem emprego… o senhor de 70 anos já poderia estar aposentado…
Ps.: acho que tu não pegou a essencia do post…

E sim, é uma preocupação com fundamento. Quem imaginaria que a IA geraria uma imagem de anime/mangá tão boa…/s

Pra mim é outro mimimi.
Todas, absolutamente todas as profissões, um dia serão substituídas. Cabe a cada um de capacitar mais e buscar estar sempre um passo a frente da linha de corte. Quer um exemplo? Enquanto tem artista chorando com essa A.I, tem artista trabalhando pra tornar essa A.I ainda melhor, afinal, de nada adiantam imagens aleatórias sem o feeling de um profissional. Tudo é questão de adaptação.

Daqui uns dias máquinas pintarão as casas e os pintores terão que achar uma forma de se inserirem nesse novo mercado. Isso é o futuro, não a como lutar contra seu avanço. Afinal, acho que ninguém se preocupou com as telefonistas qnd o serviço foi automatizado…

Agora, concordo plenamente que NFT é outra modinha… Nao sei como tem tanto retardado queimando obras reais e ‘transformando-nas’ em N.f.t. Isso é tão patético quanto churrasco no metaverso kkkkk

“I.A nunca vai ser arte”. Bom, mostra pra alguém uma I.A e uma obra de Van Gogh… Talvez quem não conheça o trabalho do dito cujo, possa dizer que ela foi a imagem gerada "artificialmente’
Arte é um dos campos mais abstratos, se não for o maior, e dizer que isso ou aquilo não é arte é algo muito capicioso. Já vi muita música bosta sendo tradada como arte (o mesmo com pinturas). Mas, muitos dirão que é pq eu não entendo a arte ou a mensagem passada… Anyway, arte, pra mim, é tudo aquilo capaz de mexer com sua alma… vc não se importa de foi orgânico ou artificial.

Tu tá atrasado. Já é realidade… mas uma realidade absurdamente cara e não 100% autonoma. O pessoal ainda vai preferir contratar uma pessoa. (Alias, vão precisar contratar, o negócio não é autonomo.)

NFT não é modinha. É lavagem de dinheiro descarada. Não consigo enxergar OUTRA possibilidade.

Não deixa de ser modinha kkkk.
E sobre a questão da casa ser pintada por máquinas, me refiro a preços acessíveis. Acredito que qnd vc for pintar sua casa HOJE, vc não vai cotar com uma empresa com uma máquina, mas sim com pintores (strictuo senso)

Não sei como alguma editora ainda não tentou fazer um mangá (parece mais simples e direto de se fazer com essa tecnologia de I.A. que existe agora do que um anime completo)!

QUE NADA. Pintar é fácil, qualquer um consegue! Até eu consegui! hahaha (nem falo a desgraça que fizemos aqui em casa…)

Provavelmente pela revolta dos outros escritores que isso ia gerar.

E lógico que é preocupante, e, sim, muita gente vai ficar sem trabalho. Se já dá pra fazer algumas coisas bem legais hoje, imagine daqui um ano, dois, dez …

Só eu que acho que se um trabalho pode ser eficientemente e corretamente feito por uma maquina, então ele deve ser feito por uma maquina… ?