Humanos ainda custam menos que inteligência artificial, diz estudo do MIT

Eu trabalhei em metalúrgica nos anos 90, o auge da automação. Isso não é apenas sobre dinheiro, mas sobre controle, sobre destruir os mínimos fatores de solidariedade.

Lembrem-se que IAs não fazem greve e não possuem filhos.

Aliás, acho engraçado que enquanto era peão de fábrica se ferrando e perdendo emprego para a automação todos riam com gosto, e agora tá esse desespero todo da IA roubando empregos.

Posso erguer a plaquinha EU JÁ SABIA?

2 curtidas

pra mim IA é o nome da moda,
como o colega disse acima “automação” era o nome dos anos 90
porem se seu trabalho for repetitivo , sem pensamento critico no meio do processo.
fica esperto que a “IA/automação” vai “roubar” o seu lugar , quando o custo for favorável ao patrão.

2 curtidas

Então, muitas fábricas tentaram realocar os funcionários (que tu chama de “peões de fábrica”) afetados pela automação para outros setores, mas muita gente prefere nem tentar fazer os cursos de adaptação e mudança de função… ai quando perde emprego culpa a automação. Se a fábrica não ofereceu essa chance, é culpa da má implementação disso e falta de respeito com as pessoas que a fábrica teve e não da automação em si.

Detalhe: A automação trouxe muita melhoria na qualidade de vida dessas pessoas. Trabalhos que geralmente traziam muito risco ou requeriam muito esforço agora não são mais feitos por humanos…

A AI vai substituir muita coisa mesmo. É fato. Pelo menos serão trabalhos mais repetitivos e chatos de fazer.

2 curtidas

Foco grande no “ainda”. Não dou 1 década pros papéis virarem e bem virado.

Num calculo feito de maneira séria sobre o custo dos funcionários versus uma automação/IA esses fatores tem de ser considerados, se não forem, a empresa está completamente perdida na sua gestão.

1 curtida

O termo Inteligência Artificial deveria ser substituido por Inteligência Aumentada.

Temos debatido bastante, especialmente na área da saúde e do direito, e a maioria dos profissionais já entendeu que a IA não vai substiuir ninguém mas que os profissionais que a usarem serão mais produtivos, com maior qualidade e gerarão melhores e maiores resultados (sobrepujando aqueles que não o fizerem).

Me parece essencial uso ético e responsável das ferramentas. Há vários artigos sobre o tema:

Dicas para o Uso da Inteligência Artificial
[IA na Medicina Diagnóstica](Uso da Inteligência Artificial em Desafio Diagnóstico Médico https://www.linkedin.com/pulse/uso-da-inteligência-artificial-em-desafio-diagnóstico-eduardo-salles-gzhef)
[Como usar a IA na área Jurídica ?](Como Utilizar a Inteligência Artificial na Prática Jurídica ? Como Utilizar a Inteligência Artificial na Prática Jurídica)

1 curtida