HD vs SSD vs SSD NVMe durabilidade

Boa noite, Fórum! Gostaria de saber qual é o tipo de armazenamento físico mais confiável e duradouro em relação a vida útil. Digo isso pois pretendo adquirir alguns ssd’s para guardar arquivos,fotos e filmes; logo queria algo que durasse bem.
Os pontos que eu gostaria de levar em consideração nesta discussão é a vida útil, confiabilidade (não dar pau em um mês de uso) e facilidade de restaurar os dados em caso de defeito no mesmo.
E outra coisa, pq alguns arquivos se corrompem com o tempo? Isto é suscetível com qualquer tipo de dado ou alguns tem mais chance?

O mais durável: fita magnética.

Eu (tô falando o meu uso, não que é o melhor, mas é o melhor PRA MIM), é usar a nuvem. Eles se encarregam de cópias de segurança e duplicidade de arquivos.
Google One se for menos de 100Gb (e melhor integração com Photos), ou One Drive pra mais espaço.

O problema que eu não curto a ideia de ter que ficar pagando com recorrência uma assinatura deste tipo, fora que essas bigs techs usurpam nossos dados rs. Já basta falar algo com algum colega/familiar e logo em seguida aparecer ADS do assunto dito rs. Gostaria de algo que eu mesmo tivesse posse, mas respeito sua opinião.

Então você tem que partir pra HDD e dados em duplicidade (pelo menos).

Ah, se tu não paga pelo produto, você é o produto. hahaha

mas voltando ao tópico… tanto HD quanto SSD podem ir pro saco sem motivo aparente. Já tive alguns HDs mortos que o S.M.A.R.T. dizia estar saudável… Né SEAGATE? Porém em SSD pode ter erro de firmware que mata o SSD rápidão, né SAMSUNG?

Mas falando sério, ambos não são 100% seguros. Quanto à durabilidade, eu prefiro confiar em algo sem peças móveis…

Quanto à durabilidade do SSD, depende muito de como ele foi fabricado e do endurance dele. Eu tenho uma porcaria de Western Digital Green que já está em 68% de durabilidade com menos de 2 anos… (Meu BX500 com metade da capacidade, também usado pra Windows com SWAP/Hibernação, tá em 78% com quase 4 anos)

Mas reza a lenda que tu precisa ligar o SSD de vez em quando para eles não perderem os dados.

O tempo que demora pra perder dados varia.
Parece que os SSDs mais novos aguentam alguns bons anos (mais de 10) sem energia. Isso, claro ,supondo armazenamento em boas condições (umidade e temperaturas controladas e sem flutuações muito grandes, sem impacto físico, etc).

https://harddrivetalk.com/how-long-can-an-ssd-store-data-without-power/

De qualquer forma, qualquer tipo de armazenamento tem risco, então se quer twr certeza de que os dados serão preservados, a solução é redundância.

Em ralação a dinheiro a Microsoft vende 1TB no onedrive na faixa de 80 a 120 reais por ano (nas promoções que acontecem direto), o que me parece um ótimo valor).

Tenho o seguinte, no meu PC:

  • SSD para o SO;

  • HD Barracuda de 1TB.

Arquivos de uso mais pesado e importantes deixo no SSD e faço backup automático para o HD.

Demais arquivos (fotos, filmes, etc) tenho direto no HD e faço Backup semanal, para um SSD externo.

Faço também, como rotina, o backup para esse SSD externo dos arquivos importantes que tenho no SSD do SO + HD.

Uso o Iperius Backup.

Não é lá tão amigável, ou intuitivo, mas depois que a gente se entende com ele é ótimo e Free.

Nunca perdi um arquivo, desde que passei a fazer isso.

Tem uns 15 anos, ou talvez mais, que aplico esse método.

Já perdi 2 Barracudas, nesse ínterim, mas nenhum dado.

Fica a dica que, para mim, vem funcionando a contento.

Considerando esses requisitos eu iria no lento e velho HDD.

Já vi HD com mais de 20 anos de idade funcionando, duvido que um SSD chegue a metade desse tempo.

Fator restauração mais ainda, no HD os dados estão gravados nos pratos, na pior das hipóteses uma boa empresa de recuperação de dados transplanta esses pratos e o firmware para um novo disco e recupera, SSD se queimar algum dos CIs de memória duvido que tenha como recuperar.

Edit.: Me esqueci do fator principal que é a redundância, se usa Desktop seta 2 discos em Raid 1 e esquece, se for note, um HD externo e lembrar de frequentemente fazer a sincronia.

1 curtida

E jogos você deixa na onde?

Valeu mano, informações úteis demais! E em relação a marcas, qual tu recomenda? Vi que a WD tem várias linhas de HD, blue, purple, green.
Se puder explicar aí eu agradeço rs.
E aonde eu posso me aprofundar nesse tema de armazenamentos internos, vi que você tem bastante conhecimento na área. E além disso, um usuário comum com o conhecimento e ferramentas certas pode fazer a recuperação de um HD que parou de funcionar/queimou ou só com uma empresa especializada?
Edit: Atualmente utilizo um ssd kingston em meu note, entretanto, é bem básico 120gb apenas. Estava buscando opções com mais espaço para deixar guardado alguns arquivos e filmes que tenho aqui. Por isso gostaria de algo bem durável saca?

Se for fazer Raid eu usaria um Seagate e um WD, tem vários modelos e estou por fora das diferenças ai teria que dar uma estudada na diferença entre eles.
Youtube tem muito vídeo que explica bem sobre diferenças de armazenamento e a recuperar dados em alguns casos não precisa ter um conhecimento muito avançado.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.