É um HD externo ou motor à álcool rs. Brincadeira à parte, nunca vi isso acontecer, que bizarro. Como assim só funciona após esquentar, depois de plugar na porta USB tem que esperar um tempinho para ele ligar?
Eu não confiaria nesse HD por muito mais tempo não, já rodou um teste do S.M.A.R.T. pra avaliar a saúde desse disco rígido?
Esquentar no sentido literal da palavra. O que funcionou agora a pouco for colocar o HD embaixo da camisa por uns 5 minutos. hahaha
O interessante é que ele não identifica no Windows e nem liga o led branco, mas fica girando. Só identifica identifica no Windows e liga o ledzinho depois de ser aquecido. Acredito que o problema esteja circuito SATA=>USB do case do HD externo e não no HD própriamente dito. Se eu soubesse como desmontar esse HD sem danificar nada, eu trocava o case para testar.
Ps.: o HD parece estar 100%, segundo o SMART. (Mas não confio 100% no SMART)
Esse HD estar dando problema, ele geralmente fica numa gaveta, então nada de quedas. Acho que eu devo ter usado ele no máximo ums 40 vezes em cinco anos.
Pelo visto é algum problema na placa controladora da gaveta em si, menos mal. Torça para não ser aqueles HDs externos onde a placa é soldada no conector do HD, mas acredito que a Seagate não faz essa palhaçada.
Se não for soldado, instala em um computador, se funfar então não tem pra onde correr, é problema na placa da gaveta. Pra desmontar acho que não tem mistério, em geral são alguns parafusos pequenos, vai precisar de chaves de precisão.
edit: pelo que pesquisei, essa gaveta não usa parafusos, o único jeito de abrir é usando uma palheta bem rígida ou “pé-de-cabra” como alavanca e levantar pra desencaixar a carcaça, sendo inevitável a quebra de algumas presilhas no processo.