Há sentido, em 2023, em comprar um antivírus?

As promoções da Black Friday me tentaram a comprar o Norton, que vem com VPN junto, mas ha necessidade em instalar esses softwares, como fazíamos antigamente? O Defender é absolutamente confiável? Me deem dicas pra nao tornar meu dinheirinho à toa.
Abracos.

1 curtida

O Norton, esse ano, se destacou como um dos melhores antivírus no momento, principalmente para comprar. Mas confesso que gosto mais o ESET (NOD32), sempre se tornou para mim, um dos melhores antivírus junto com o Kaspersky.

Algumas pessoas acham o Windows Defender o suficiente, mas não é verdade, além de ser muito lento seu funcionamento no Windows. Quando você instala algum antivírus externo, o Windows Defender é desativado e fica somente o antivírus que você escolheu, seja grátis ou pago.

Resumo: antivírus pago sempre vai ser melhor, até mesmo por causa o suporte, etc.

2 curtidas

O Microsoft Defender é um bom antivírus. Porém, é lento e detecta menos ameaças que um antivírus pago.

3 curtidas

Depende do seu tipo de uso.

Se você faz um uso básico, acessando apenas navegador, planilhas, streaming… Eu não vejo necessidade de usar um antivirus específico, pois o Defender e manter o Windows atualizado deve ser suficiente pra você.

Mas se você baixa muito conteúdo pirata e faz compras online, vale muito a pena usar um antivírus.
Pra quem baixa apenas filmes as chances de vir com um malware são menores, mas com software se torna muito mais fácil injetar algum vírus junto com o software ou com o instalador.

2 curtidas

No meu ver, vale a pena sim, ainda mais se for o pago, tenho confiança nenhuma no Windows defender.

O problema que aqueles que mais precisam é o que nem usa.

Já vi instalar antivírus crackeado.

A sorte que a massa da população usam mais o móbile, o risco é maior em app e as lojas da Google ou Apple diminui o risco.

Em arquivo, faz tempo que vi alguém ser infectado

1 curtida

Eu uso o AVG free no windows. Em termos de detecção os melhores são ESET e Kaspersky em 1°, depois Bitdefender e depois o resto.

Porém ESET é só pago. E Kaspersky e Bitdefender, apesar de terem versões grátis, são mais pesados. Eu particularmente usaria AVG/Avast/Avira free, já que todos fazem parte do mesmo sistema de detecção do Norton, que só tem pago. A engine é diferente, porém a nuvem de detecção é a mesma.

Se você baixa coisas por torrent ou sites piratas, que podem infectar o computador, sempre envie o arquivo antes de executá-lo para o site virustotal.com porque vários antivírus analisam de uma vez aquele arquivo. Também é válido instalar a extensão para navegador do antivírus instalado, ela analisa as URLs que você acessa e se já estiver na base de dados como malware, aparece um aviso na sua tela.

Então respondendo a sua pergunta: Não acho que vale a pena pagar por um antivírus pago se você faz uso regular do seu computador doméstico e toma cuidado com downloads piratas e Torrents.

2 curtidas

Em relação à proteção básica, honestamente não vejo nenhuma diferença entre o que é oferecido hoje pelo Windows Defender e o que é oferecido nas opções pagas.

Antes que qualquer software de segurança esteja envolvido, o discernimento do usuário é (e sempre será) a “proteção” mais importante. Por exemplo, não tem antivírus (independente de ser pago ou gratuito) que consiga proteger completamente o computador de um usuário leigo, que saia clicando em qualquer coisa e baixando/executando arquivo vindo de qualquer canto.

Deixando o usuário de lado e focando nos mecanismos de monitoramento em tempo real e bloqueio de execução de códigos maliciosos, o Defender oferece uma integração profunda com outros componentes vitais do Windows, algo que nenhuma solução paga conseguirá oferecer, por questões óbvias.

Neste ponto, inclusive, já vi muito antivírus pago solicitar ao usuário que a Integridade de Memória do Windows e Plataforma do Hipervisor sejam desativadas, com a justificativa de que assim eles conseguem oferecer uma “proteção aprimorada”, quando ao fazer isso você essencialmente estará desativando todos os recursos de segurança do SO baseados em virtualização (e até outros não relacionados à segurança, como o WSL 2, o WSA e o Windows Sandbox).

Honestamente, isso nunca fará sentido pra mim, esses antivírus pagos deveriam aprimorar os recursos de segurança já existentes no SO, não desativar uma boa parta deles sem, necessariamente, oferecer soluções equivalentes na “suite” que estão cobrando do usuário.

Falando na suite, a outra questão são os recursos adicionais que não existem no Windows Defender (gerenciador de senhas, VPNs, monitor de acesso ao microfone/webcam, entre vários outros), e somente aqui eu vejo um motivo para essas soluções pagas ainda existirem.

Se esses recursos adicionais que acompanham o antivírus pago fizerem sentido para o seu caso de uso, provavelmente compensa o investimento, caso contrário, você estará apenas desperdiçando grana, visto que já estaria muito bem servido com o antivírus padrão do sistema…

5 curtidas

O único antivírus absolutamente confiável é o computador desligado e completamente isolado.

O que você precisa é de um sistema de segurança condizente com o seu risco. Não faz sentido você querer se defender de uma vulnerabilidade ultra-específica se você é um zé ninguém.
E como disseram, o Defender é bom o suficiente para muita gente, fora que ele tem uma integração muito maior com o sistema, o que é um diferencial, mas outras opções vão oferecer outras coisas que podem ou não ser interessantes para o seu caso.

Isso muito provavelmente acontece pra MS evitar qualquer ação alegando prática monopolista anti-competitiva. Não tem relação com outros antivírus serem melhores ou piores do que o Defender.

2 curtidas

Olha, com tanto antivirus por ai, a ultima coisa que eu compraria seria Norton/Avira ou AVG/Avast. Se eu fosse comprar um, compraria pelos extras… tipo as configurações que o Windows Defender simplesmente faz de tudo para esconder.

Mas se tu quer algo pra não ter dor de cabeça, nem configurar… deixa o Windows Defender… ele não é o melhor, mas tá longe de ser a desgraça que era.

Eu acho da hora aqueles pacotes Office 365 family que vem com o Kaspersky Total. Aí você leva Antivirus, gerenciador de senha, VPN, Pacote Office e 1TB pra 6 pessoas por 200-300 reias.

Kaspersky é um antivirus que eu gosto, mas que eu não compraria de novo porque o suporte é um lixo.

Eu tinha um problema sério de BSOD com o Kaspersky antigo (nem lembro a versão): toda vez que eu acessava o meu HTTPd (Apache), dava BSoD e eles simplesmente nem tentaram arrumar. O que eu fiz foi desinstalar o pago, instalar o free e o problema parou… só joguei dinheiro no lixo. hahaha 15 reais jogados fora. hahaha

1 curtida

Desde 2020 passei a usar apenas o Defender porque para o meu perfil de uso é suficiente.

Antes usei por anos o Kaspersky e antes disso o Avira Free.

2 curtidas

Vejo como melhores também.

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.