H.266 (VVC): entenda o codec de vídeo do futuro que pode substituir o HEVC

Não lembro com certeza, mas acho que no início do h265 ele tinha as mesmas desvantagens… poder computacional e preço, de fato isso não o impediu de melhorar ou ganhar mais espaço. O problema é que ele não foi de fato adotado por streamings por exemplo. Por conta disso não me animo com o h266, mas claro, é muito bem vindo. Um torrent 4k melhor comprimido será bem vindo, pois é desse tipo de fonte que mais vejo vantagem e uso real (no dia a dia) do h265 hoje em dia

Muito bom. Tomara que popularize mais rápido que o AV1, que mal chegou nos chips Intel, veja lá em conteúdo…

Aqui em casa ainda é abarrotado de coisa rodando apenas em H264 kkk

1 curtida

Mas não era o AV1 o codec do futuro?

Sempre haverá um codec do futuro.

2 curtidas

Não vejo as empresas correndo para adotar o VVC enquanto podem adotar o AV1, o maior gasto de banda do AV1 não deve ser maior que os custos de licenciamento da tecnologia considerando que vai ter um público alvo menor.

Sem dúvidas o licenciamento vai pesar consideravelmente nessa equação. E, além disso, o AV1 já vem sendo (ainda que apenas em hardware novo) adotado em massa.

Mas nunca dá pra cravar esse tipo de previsão, é claro.

VVC ainda é novo, mas tanto a nova versão do ISDB-T quando o DVB vão usar, então invariavelmente vão ter alguma adoção futura.

E os custos e capacidade de hardware se resolvem também, eventualmente saem implementações de hardware que são mais eficientes.

Caramba, fazem 2 anos que troquei 2 box que tinha (Boxee Box h264) por 2 Android TV com suporte h265 e os caras já vem com um novo?

Estão querendo evoluir a TV Digital Brasileira mas não vejo isso saindo do papel sem muito dinheiro publico investido, ainda estamos brigando para acabar com o sinal de TV analogico, num projeto que ainda se via retorno financeiro para as emissoras, agora um sinal 4k acho dificil delas conseguirem o retorno do que for investido.

Produção em 4K a esse ponto já é meio que o padrão, pelo menos em dramaturgia (da Globo) e acho que para geração de esportes só em grandes eventos. Noticiário pode ficar em 1080 mesmo, ver melhor as rugas do William Bonner não vai mudar muita coisa.