Grupos de Pix no WhatsApp viralizam, mas podem ser pirâmide

1 curtida

podem ser? esse golpe ai é velho pra caramba, eu lembro dos scraps no orkut com essa mesma história, só que em vez de pix era os dados bancarios de 10 pessoas.

3 curtidas

Então o grupo basicamente é um “me dá R$1 e você recupera esse dinheiro pedindo R$1 pra outra pessoa”?

Geralmente as pirâmides (ou MLM) “pelo menos” oferecem um “produto” junto (que basicamente vai ensinar a ganhar dinheiro vendendo o mesmo produto que acabou de comprar) e muitas oferecem um esquema de comissão multinível também, onde você recebe uma comissão menor por cada convidado que o seu convidado recrutar.

7 curtidas

Xiiiiii então quem tira proveito das campanhas doidas do Kwai e TikTok é parte da mesma farinha, apps que promovem o mesmo esquema de pirâmide (ganhe chamando 100 amigos e continue ganhando com a atividade deles). Me corrijam se eu estiver errado…

Aí é diferente, pois quem paga todo mundo é o kwai… obviamente eles faturam com anúncios e venda dos dados.

5 curtidas

Isso mesmo. Uma esquema bem feio de pirâmide pois usa de depósitos mínimos pra não levantar suspeitas (será mesmo que ninguém da policia federal não está investigando isso?). Kwai e TikTok fazem, mesmo esquema, chame amigos, ganhe com os views deles, ganhe com a chamada dos seus amigos…porém, aos olhos da lei, o esquema desses apps pode não se enquadrar como pirâmide por não haver um pagamento

2 curtidas

Sim, porém, ainda não tira o mérito de pirâmide (disfarçada) uma vez que é possível ganhar com o cadastro de outros que usarem o seu código, e assim por diante. A menos que crie uma conta sem código nenhum, e você é quem irá receber todos os dividendos de quem chamar.

Ou seja é um esquema de pirâmide limitada. O máximo de perda que a pessoa tem é esse 1 ou 2 reais para entrar. É uma besteirinha, nem tem como ganhar muito com isso, mas as últimas 128 pessoas que entrarem vão perder o dinheiro. O Brasileiro não se cansa de querer ganhar dinheiro fácil, ô culturinha ruim essa nossa.

Adoro como o brasileiro gosta de ser trouxa. Tem mais é que levar tombo mesmo.

3 curtidas

Não é pirâmide pq as pessoas que entram não tem que pagar nada. Não há nenhum desembolso por parte dos usuários.

Em pirâmides, o dinheiro sai de quem foi “convidado” e vai para quem convidou, sucessivamente. Quem não conseguir convidar mais gente para o esquema do que o necessário fica com prejuízo. Não ocorre isso nesse caso. Nenhum usuário tem prejuízo.

No caso do TikTok e Kwai, as empresas estão apenas pagando pela indicação de novos usuários com a intenção de que uma % deles virem usuários recorrentes e com a expectativa de que a receita futura com anúncios cubra esse custo de aquisição.

3 curtidas

Ganhe dinheiro fácil no grupo do Pix no WhatsApp! Se quiser entrar me chama no PV que sou adm! Explico tudo direitinho!

Entra ano e sai ano, os velhos golpes continuam funcionando

Se o dinheiro vem apenas se vc convidar outras pessoas, é pirâmide

1 curtida

Para caracterizar pirâmide deve haver risco de prejuízo do usuário através de processo fraudulento. Qual o risco ou prejuízo financeiro nos casos de TikTok, Kwai e afins?

Se você considerar apenas seu argumento, comissionamento vira crime. Não é assim. Se não houver nenhum dispêndio pelo usuário, não é pirâmide.

2 curtidas

Esses apps de pirâmide financeira fora o grupo do Pix devem ser punidos com a lei.
Não caio nesses grupos de pirâmide. Quero ganhar $$$ honestamente. E isso é difícil demais.

Exatamente, o crime de pirâmide definido na lei “consiste em tentar ou obter ganhos ilícitos, através de especulações ou meios fraudulentos, causando prejuízo a diversas pessoas”. Você pode até considerar o esquema do Kwai, TikTok e afins, como pirâmide, mas não é a pirâmide definida em lei como crime.

3 curtidas

É impressionante o ponto em que as pessoas são capazes de se rebaixarem por alguns trocados.

Se não fosse pirâmide, todos ganhariam por igual no app ao chamar trocentos amigos, e não apenas quem criou o código (este é quem vai receber o bônus, e o trouxa que ganhou menos (ou nada) vai ter que se virar nos 30 pra conseguir fazer o mesmo).

MAS, no termo da lei, não é uma pirâmide, porém…todavia…

Esses apps você não paga para entrar, então não é exatamente a mesma coisa.

2 curtidas