GPUs Radeon RX 6000 são as novas armas da AMD contra Nvidia

Originally published at: GPUs Radeon RX 6000 são as novas armas da AMD contra Nvidia – Computador – Tecnoblog

Baseadas na arquitetura RDNA 2, GPUs AMD Radeon RX 6000 têm ray tracing e desempenho até 54% maior que geração anterior

Nvidia tremeu nas bases nessa. E eles terão uma versão do DLSS também com o Super Resolution.

preços bem agressivos esses hein.
Geforce 3090 $1500 vs Radeon 6900 XT $999

2 curtidas

Massa! Mas cadê as placas baratas? Quero é uma substituta para a RX 580 a menos de 150 trumps, pow

Faz tempos que eu não vejo lançamento de lowend… a ultima pra jogos acho que foi a GT 1030, a pra dar video apenas foi a GT 710… Isso a uns 4 anos atras.

e mesmo assim a 1030 empatava com soluções integradas em CPU, o qual deve ser o motivo de não ter mais placa low-end, com a melhoria das GPUs integradas, elas perderam sentido.

Tem isso, mas no meu caso, eu realmente queria uma bem lowend, que consuma bem pouco, para colocar no meu FX-6300… a GTX 750 gasta muita energia à toa. Tocando video, ela vai pro clock/consumo stock…

não sei o quanto vc quer gastar, mas a GT 1030 ta por 505 parcelado ou em 430 no boleto.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=89811

Complicado. A GT710 tá saindo metade do preço.
Mas eu queria conseguir uma GT 710 PCIe x8 da Palit. (essa ou a versão fanless dessa)


(Screenshot de um video no YouTube)

num site da argentina ta custando 310 reais a 710 palit com 2GB, em pesos o preço é 4199.
Já no ebay esta por 290 reais (50 dolares) + 80 de frete, sinceramente ao meu ver não compensa pegar ela no lugar da 1030.

https://www.ebay.com/c/2255475029?iid=252359986351

Uma GPU dedicada sempre vai ter vantagem sobre uma GPU integrada por conta de ter sua própria memória de vídeo, com a chegada do DirectStorage essa vantagem provavelmente terá ainda mais destaque.

E a GT 1030 (a versão com GDDR5 pelo menos) ainda oferece uma pequena vantagem de desempenho em relação aos gráficos integrados da linha Ryzen 4000G (até onde sei são os gráficos integrados mais rápidos disponíveis atualmente), especialmente em resoluções mais altas…

ela pode até ter vantagem, mas só vai comprar uma 1030 no lugar de uma usar uma solução integrada quem entende um pouco mais do assunto e quer o melhor desempenho, mesmo em uma tarefa simples como ver um video, oque ao meu ver devem ser poucas pessoas. Por isso acredito que não valha a pena para as empresas fabricarem low-end atualmente.

Não é a mesma. Essa é uma PCIe x16.
Queria ela pelo tamanho e consumo, não pelo desempenho.

Minha GTX 750 com 40% de over estável bate as 1030. A questão não é desempenho. hahaha

Acredito que o que o Vega 8 do Ryzen 9 4900HS perde Vega 11 do 5 3400G em jogos que não precisem de processamento do CPU.

A GT 1030 consome 30w, não é tão pouco quanto os 19w da 710, mas tambem é baixo e lendo um tópico que vc criou em busca da 710, vi que a 1030 atende ao seus requisitos de tamanho, embora seja x16.
A sua 750 pelo que vi tem TDP de 55w, já seria uma diminuição no consumo, além de que por ser mais nova a 1030 deve ter mais otimizações em hardware para decoder de videos.

A minha tem 75W. Essa Palit que eu procuro tem o tamanho de uma placa Wi-Fi comum. É BEM menor que as outras placas que eu já vi.

LOL a sua deve ser a TI, pois pesquisando aqui rapidamente achei a informação de 55W

Não é a TI, é overclockada^3.

A linha 4000G é voltada para desktops e no momento não é vendida no varejo, somente para OEMs. Elas tem um novo modelo de gráficos integrados, mais eficiente e mais potente que ambas…

Segundo o Wikipedia, o Ryzen 7 4700G desktop tem uma RX Vega 8.
Pelo que eu vi, a única diferença fica por conta do clock… a do 3400G roda à 1750 e a do 4700G roda à 2100. (e consumo menor devido à ter ido pra 7nm)

Posso estar errado, mas …
Esse PassMark - Ryzen 7 Pro 4750G with Radeon Graphics - Price performance comparison
Parece ser o teste de GPU desse: PassMark - AMD Ryzen 7 PRO 4750G - Price performance comparison (Veja que está marcado como DESKTOP)
Que é só 10% mais rápido que o GPU do Ryzen 5 3400G… PassMark - Radeon RX Vega 11 - Price performance comparison