Governo não vai controlar os celulares das pessoas, diz Ministério da Justiça

Achei a pergunta mal feita sobre a alegação do entrevistado em afirmar que o aparelho iria se tornar um pedaço de metal.

Deveria ter questionado essa afirmação dele de que estava incorreta, pois todo o sistema iria continuar funcionando normalmente.

O aparelho ainda será utilizável mesmo com bloqueio de IMEI.

2 curtidas

Ainda assim vai ter mercado de peças, enquanto um display de 6,8" custar mais caro que uma TV de 50" fica difícil acreditar que vai acabar esse mercado.

image image

4 curtidas

Por isso digo que o app é inútil.

É um app claramente feito às pressas, sem muito planejamento ou colaboração com a sociedade.

Para se ter uma ideia, o app não prevê nem cadastro de aparelho com mais de um SIM (IMEI). Fica aparente que não houve conversa com fabricantes ou operadoras.

Espero que seja trabalhado, mas ainda sou cético quanto a implementar uma solução que já existe gratuitamente com o Google Play Protect e iCloud FindMy. Já tinha achado estranho a Samsung duplicar essa função dentro do sistema dela (e ainda cobrar por aquilo).

1 curtida

Não vejo que vai acabar, acho que nem tem como em razão da demanda de celular ser absurda.

Vejo que o aplicativo vai fazer mesmo é diminuir o dano depois do roubo ou de um sequestro.

1 curtida

Antes do Snowden, pergunta se o governo dos EUA espionavam as pessoas. hahaha

Falando sério, controlar celular nem seria o problema… o problema seria esse app estar todo cheio de brechas e o pessoal começar a roubar dados do celular…

1 curtida

A ideia é boa, no sentido que já avisando as instituições financeiras poderia evitar alguns tipos de golpes, até mesmo agilizar para contestar uma compra que não vez será que vai ter gente usando isso para fazer golpe com banco?
_
_

Off-topic

usar essa informação para taxá-lo…

Ainda bem que a pergunta não foi feito para THadXdad, se não ele iria ficar interessado

Só fico pensando como vai ser:

"Você pode esperar alguns minutos para eu abrir esse “super mega blaster útil aplicativo do GOVERNO FEDEREL para bloquear minhas contas e transformar o celular em um pedaço inútil de metal?”

É mais que ÓBVIO que isso foi feito nas coxas é o famoso “O golpe tá ai cai quem quer”.

Ok, e para desbloquear tudo como faz? Pelo menos até agora não vi ninguém dizendo se vai ter OUTRO SUPER ÚTIL MEGA BLASTER aplicativo do GOVERNO FEDEREL que vai desbloquear tudo que foi bloqueado…

Isso poderia sim funcionar, mas teria que ser uma aplicação que vem na ROM do S.O não podendo ser desinstalada. Suas política e funcionalidade deve estar claríssimas, preferencialmente de código aberto. Não acho que uma solução de combate a crimes seja algo ruim se bem implementado, seria bem vindo.

Deve ser pq até os próprios BOs online não preveem isso.

Esse aplicativo é só para os bancos terem menos responsabilidade no furto de celulares. “Você não informou antes o furto, então não vamos ajudar”. E na realidade, a menos que vc tenha um outro aparelho escondido embaixo da roupa, as pessoas jamais terão tempo suficiente para notificar o furto (visto todo o processo que elas teriam para fazer isso).

ZV eu acho que vc não entendeu como funciona ou está previsto pra funcionar: após o celular ser furtado vc utiliza o que estiver disponível pra acessar a internet no site https://celularseguro.mj.gov.br/. Como vc utiliza a conta do gov.br e cadastrou os dados do telefone e serviços o governo vai emitir um comunicado pras empresas ao mesmo tempo informando que o usuário foi roubado. Só isso, vai evitar o trabalho de ir de app em app bloqueando a conta.

5 curtidas

Diferente do que muitos estão afirmando, eu não penso que o app seja inútil. Ao contrário do que já acontece, essa nova medida visa facilitar o bloqueio de contas de forma mais prática e rápida.

Atualmente, você teria que entrar em contato com cada uma das empresas e bancos para efetuar o bloqueio das contas.

Agora ele estava errado sim, ao afirmar que o celular iria virar um pedaço de metal inutilizável, justamente pelo que já falaram: venda de peças.

3 curtidas

Aquela coisa né, antigamente se você era roubado, fazia um BO n a policia(prova mais legitima que você não está em posse das seus pertences), apos a data desde boleto era possível ter o ressarcimento do dinheiro de qualquer compra no cartão ou cheque… Já aconteceu comigo, não precisei de um advogado só foi ir no banco mesmo e foi sem muita dor de cabeça.

Já nos tempos mais atuais no celular, já aconteceu comigo(também ó gloria) de aparecer uma assinatura de tv a cabo sky no meu cartão nubank, que aliás continuava em minha posse, resolvi tudo direto com banco sem BO nem nada.

Mas atualmente já tive discussões em que varias pessoas relataram que infelizmente em qualquer um desses casos o banco tá salvo e o prejuízo é pessoal, acho um absurdo principalmente porque qualquer roubo de celular dentro das situações que disse me aprece semelhante, pode até que em uma conversa direta o banco tenha razão, mas depois da data de um BO da PM é curioso.

Agora onde isso como conecta isso que relatei ao assunto? Nossos queridos bancos ao invés de aceitar os BOs e justificativas, tiraram completamente o deles fora e começaram a lançar planos de seguro, algo que era normal de se resolver se tornou fonte de taxas, e pelo que entendi nesse projeto, especificamente nesta parte:

Nós levamos em consideração o CPF, o número de telefone e o IMEI do smartphone. Queremos entregar para as empresas a informação de que houve um registro de furto, roubo ou perda relacionado àquele smartphone. O que a empresa vai fazer com isso fica a cargo dela. A gente não pode se intrometer no modelo de negócio. A maioria dos bancos tem um tempo entre 10 e 30 minutos para fazer alguma coisa. Eu não sei e nem quero saber com quais empresas aquele consumidor tem relação.

No mínimo a funcão do “BO” não só está de volta como também vai chegar automaticamente e mais rápido nos prestadores de serviços(ao menos nos bancos que é o problema mais sério), então acho a iniciativa muito válida.

Tá mais pro contrário. A empresa não pode te obrigar a comunicar ela. Mas vc pode alegar que ela é obrigada a recusar qualquer transação após vc comunicá-la pelo app.

Rapaz, quanta má vontade/fé do povo dos comentários, que se dignaram a hatear um app benéfico provavelmente por ignorância, motivações políticas ou conspiração (de que o governo está te vigiando por ele). O entrevistado provavelmente tem uma mentalidade mais antiga, de que celular serve primariamente para fazer ligações e, com o bloqueio do IMEI, ele seria um peso de papel. Mas hj em dia a última coisa pra que serve um celular é pra ligação/usar os serviços da operadora. Mas ainda assim, acho que ajuda a coibir a receptação, pq quem compra celular roubado vai querer saber se a operadora está funcionando. Já o mercado de peças não acho que seja muito grande, pq só quem precisa trocar as peças precisa dele, além de ser mais fácil de coibir, pq é só apertar as eletrônicas que consertam celular. Não entendo das tecnicidades, mas sei que tem ladrão que consegue trocar o IMEI do celular e sei que tem quem consiga desfazer o bloqueio do Google e do iPhone, então toda ajuda é bem vinda.
Enfim, o app tem lá seus defeitos e ainda tá engatinhando, mas é infinitamente melhor do que pedir o bloqueio manualmente para cada um dos bancos e operadoras no caso de roubo, perda ou furto. Nesses casos, assim que se der conta, a pessoa pode correr para literalmente qualquer coisa com internet e efetuar o bloqueio, entrando na conta gov.

Tem que ser muito anos 80 pra espalhar uma bravata dessas. O governo não quer saber de tu nem do teu celta. :joy: