Gov.br adota autenticação de dois fatores para mais segurança

Originally published at: Gov.br adota autenticação de dois fatores para mais segurança – Brasil – Tecnoblog

Autenticação de dois fatores da plataforma de serviços do governo federal exige instalação do aplicativo Meu Gov.br

Teve tanto vazamento de dados recente do governo que resolveram se precaver um pouco e colocar mais uma barreira de segurança.

1 curtida

Será que não poderiam simplesmente ter adotado o padrão amplamente difundido e compatível com apps de terceiros, como os autenticadores da Microsoft e Google?

Atualmente eu me sentiria muito mais seguro com uma autenticação de dois fatores feita dessa forma do que por um app próprio deles.

Lá vamos nós instalando mais um app do governo…

2 curtidas

0 chances do governo fazer algo baseado em uma tecnologia amplamente difundida e de fácil utilização pelo cidadão.

4 curtidas

Quando vi o titulo já estava pensando nisso e até que eu poderia usar minha Yubico nele, mas tive uma grande decepção.

Se o governo tivesse realmente preocupado com a segurança dos dados dos cidadãos, não haveria milhares de sites sem certificado ou com certificado inválido, além das páginas que só funcionam no Internet Explorer.

Não porque tem que dar dinheiro pra Serpro ou empresa de político para desenvolver mais um aplicativo.

Pois é. Custava usar o Google Authenticator pra validar, mas não. Lá vamos nós…

Acabei de tentar adicionar a validação aqui, mas pelo visto só é válido pra quem tem a CNH digital. Ele diz que não existe minha biometria cadastrada.

fez cadastramento biométrico do titulo eleitoral?

Não. Nem título nem CNH.

1 curtida

Pow, eu tento ativar e só aparece opção pra CNH. Eu não tenho CNH. Eu tenho título de eleitor e cadastrei a biometria. Mas msm assim não funciona. Eu tentei inclusive ganhar um selo daquele através da biometria que fiz pro título mas diz que não existe. Aonde faço uma reclamação sobre isso sobre a biometria do título dizer ser inexistente e sobre haver possibilidade de ativar 2fa somente cp, CNH? Alguém sabe?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.