Google prepara avisos no Android para usar navegador Chrome

Originally published at: Google prepara avisos no Android para usar navegador Chrome – Aplicativos e Software – Tecnoblog

O lembrete do Chrome nos Androids vai aparecer se o usuário tem dois navegadores instalados e se usa pouco o browser do Google

1 curtida

Ah, pronto. Agora vem essa chatiação nos celulares também. Engraçado que bem enquanto a Google está sendo investigada por práticas anti competitivas. :thinking:

Outra coisa, no meu celular (Android 10, Android One) o Chrome vive se ativando de volta depois de eu desativá-lo. Parece que esse negócio está atrelado ao app da Pesquisa Google, se eu desativar este, o Chrome não volta.

8 curtidas

E aqui vai uma dica. Para desinstalar um app sem precisar de root, é só fazer via adb no PC com o smartphone em modo debug. Se começar essa patifaria aqui, mais um app pra lata do lixo. (Y)

4 curtidas

“Don’t be evil”

1 curtida

Só faltava essa. Será que navegadores com suporte a extensões estão começando a incomodar o Google? Impossível voltar para o Chrome uma vez que você se acostuma com extensões tipo adblocker e escurecedor, é outra experiência.

Não obrigado.
Opera com bloqueador de anúncios funciona muito bem.

Se eles realmente fizerem isso, é quase certeza que a União Européia vai incluir essa atitude nas acusações de que a Google abusa do seu poder, para favorecer seus próprios produtos em detrimento dos de terceiros, dentro do Android.

1 curtida

É mole???

Nunca usei o Chrome no Android. Já usei FF, Opera, e agora estou no Edge.

Sou usuário do iPhone desde o 1, há uma década. Nunca havia utilizado Android por mais de alguns minutos.

Há um mês passei a usar como celular secundário um Moto G1, velho de guerra. Claro, é um celular antigo, mas consegui ver alguns prós e contras da plataforma. Mas, o que mais de deixou abismado, é como o Android é um cavalo de troia pra todos os serviços do Google. Esse Moto G1 tem apenas 8GB de espaço, e não consegui nem instalar o Whatapp, pois o armazenamento é todo tomado por Google busca, Chrome, Youtube, Google Notícias, Gmail, Play Music, Play Banca, Play Filmes e até do falecido Google+ !

O pior é que sempre que pego o celular tem trocentas notificações de notícias do Brasil 247, Blog do Fulano ou outro site que não me interessa, notificação de vídeo novo no Youtube, de Gmail… eu me sinto usando o IE naqueles PCs que já vem cheio de bloatware e barras no navegador.

“Ah, mas você pode desinstalar o que não usa…”, errado! Apesar de não usar a maioria dos apps do Google e precisar do espaço em disco, é impossível desinstalá-los de forma simples. Vi alguns tutoriais avançados que envolvem instalar drivers de Android no PC e desencanei.

Apps de terceiros, todos têm uma forma fácil de desinstalar pela home. Apps do Google não, e o usuário que lide com isso.

Meu veredito: o Android é muito bom, é aberto e tem alguns recursos que o iPhone não tem. Mas o Google conseguiu estragar a experiência com sua quantidade infinita de bloatware. Eu torço pro dia que a Play Store ganhe um concorrente e as fabricantes não precisem mais fazer essa compra casada pra embutir a loja em seus aparelhos.

2 curtidas

kkkk eh mole, prefiro ficar com Meu Firefox mesmo com suporte a extensões como uBlockOrigin e outras extensões úteis. Quando o Chrome para Android adicionar suporte a extensões nativamente no browser, eu volto a utilizar, caso contrário: NÃO.

2 curtidas

Não querendo ser aquele cara mas o Moto G que você citou parou no Android 5.1, estamos caminhando para o Android 11 e houveram tantas mudanças ao longo dos anos que nem sei se a experiência de uso que você teve é comparável com as versões atuais do Android.

Sim, ainda tem bloatware do Google em todo aparelho Android, porém bem menos que nos tempos do Lollipop, desativar esses bloatwares e outros apps de sistema se tornou muito mais simples, podendo ser feito até mesmo pela tela inicial, e os controles de permissões e notificações passaram por diversas reformas desde o Android 5.1, inclusive é possível desativar um grupo de notificações ou até mesmo todas as notificações de um app em questão diretamente pela bandeja de notificações, sem ter que interromper o que você está fazendo.

Espaço também não é mais um problema tão sério visto que grande parte dos smartphones básicos já saem de fábrica com pelo menos 32 GB, e ainda é possível ativar recursos como o armazenamento adaptável se o aparelho possuir entrada para cartões de memória, permitindo utilizar qualquer cartão rápido o suficiente como extensão do armazenamento interno…

4 curtidas

Eu pensei que era só comigo essa palhaçada.

Sempre desativei o Chrome no celular, mas desde o fim do ano passado ele começou a se comportar como um vírus em meus dois celulares, A20 com Android 10 e J5 Pro com Android 9. Eu desinstalava as atualizações e desativava o app, e horas depois ele se ativava e se atualizava sozinho, mesmo com as atualizações automáticas da Play Store desativadas. Isso continua acontecendo até hoje, todo dia eu desabilito essa praga e ele sempre volta. Já deixei review negativo na Play Store, já postei thread no Twitter marcando o Google e não deu em nada…

[Edit] Encontrei uma captura de tela com a notificação que aparece quando o Chrome está se ativando e atualizando sozinho, numa das primeiras vezes que isso aconteceu, ainda em dezembro do ano passado:


A informação desta notificação não faz sentido, eu não tenho nenhum idioma configurado no meu dispositivo além do português, e todas as atualizações automáticas estão desativadas.

2 curtidas

Legal, eu imaginei que as coisas teriam evoluído. No iOS foi a mesma coisa, apenas recentemente foi possível desinstalar os apps de fábrica.

Já e assim desde o iOS 10.

Eu não só uso pouco o Chrome como tenho ele desativado. Uso o Firefox nas versões de teste já que fizeram uma mudança geral no app e tá ótimo. Uso como navegador padrão e com isso os apps usam o geckoview pra abrir links. Tenho pavor do Chrome. Pode até aparecer notificação mas vou ignorar sempre

1 curtida

Comigo também está acontecendo isso de uns tempo pra cá. E te digo mais, eu uso YouTube pelo navegador pra não ter propaganda, e a mesma coisa acontece com o app do YouTube, eu o desativo e ele volta sozinho igual o chrome, isso é chato pra cacete.

1 curtida

Com o app do YouTube está acontecendo acontecendo a mesma coisa também. Isso é uma bosta.

1 curtida

Passei a usar o Edge no Pc e me senti tentado a usar também no celular, muito mais leve em meu notebook de 2GB de ram. Chrome só é leve nos primeiros dias. Pode mandar 3000000 avisos que não mudo mais.

1 curtida