Originally published at: Google pede que usuários não instalem Play Store em celulares Huawei • Legislação • Tecnoblog
Apps do Google não podem rodar em dispositivos não certificados; empresa diz que prática pode comprometer segurança
Como não existe forma segura de instalar no Mate 30 Pro os aplicativos normalmente utilizados pelo público brasileiro, o Tecnoblog não publicou um review do produto e não recomenda a compra do aparelho enquanto a disputa não é resolvida.
Encerrou a discussão.
Pra piorar, a imensa maioria dos apps precisam do Play Services pra rodar.
E acho que 99% dos jogos também.
Meu preferido, Bleach: Brave Souls, não rodaria no Mate 30 por isso.
Acho que dá pra usar o OpenGApps, seria a melhor alternativa.
Isso só resolve metade do problema, pois o aparelho ainda não seria certificado pelo Google, não podendo instalar apps de bancos, Google Pay e Netflix, por exemplo, a matéria até comenta isso.
Além disso, pra flashear pacotes Gapps, tem que desbloquear o bootloader pra instalar custom recovery, procedimento que quase sempre anula a garantia e que não é pra principiantes em Android.
Virou um aparelho típico do povo chinês limitado mais com jeitinho de uso, porém cá entre nós enquanto está briga estiver ocorrendo não vejo utilidade em gastar grana e ter que dar jeitinho para ter funções básicas.
Cada vez estou mais convencido que o Android é um dos maiores pega-trouxa dos anos 2000. Muitos entusiastas caíram no “don’t be evil” e que essa plataforma, até por ser de código-aberto, seria diferente de sistemas proprietários vulneráveis ao vendor lock-in de gigantes de tecnologia que fazem o que querem. Pode-se instalar .apk de qualquer fonte, até trocar de ROM! Isso é liberdade.
Mas o Google virou a temida gigante com influência exacerbada. Aproveitou-se da ingenuidade das pessoas que vêem a Internet como um serviço público e construiu um negócio quase trilionário com propaganda hiper-direcionada, um feito que só foi possível pela compra, venda e agregação de dados cada vez mais íntimos a medida que foi dominando o mercado de buscas, entretenimento, mapas, e-mail, software de colaboração, pagamentos, etc.
Quando essa influência e as práticas absurdas de negócio começaram a ser notadas pelos mesmos entusiastas eles viram que, pelas costas deles, o Google desenvolveu uma série de certificações e API’s proprietárias que foram adotadas pela maioria absoluta dos apps. Agora, o sistema aberto e livre não consegue sequer tocar um vídeo na Netflix (Widevine) ou exibir um mapa dentro do Uber (Maps API) sem depender do Google!
Que fique claro, eu não estou defendendo a Huawei. Quero chamar a atenção para outro problema: qualquer pessoa que ousar não ter o Google em seu dispositivo Android vai ser impossibilitada de acessar apps bancários, redes sociais e serviços de transporte/delivery, por exemplo. Esse assunto deveria estar mais presente nas discussões, pois nunca empresa alguma (nem a Microsoft, quando dominava o mercado de browsers) teve o poder de se posicionar como requisito básico para acessar a Internet.
Enquanto houver esse imbróglio jamais vou adquirir um aparelho da Huawei.
De fato é uma situação lastimável. Se trata de um baita smartphone.
Querendo ou não aqui no Brasil vamos continuar sob o domínio da Samsung e da Apple. A Xiaomi já apresenta avanços,mas ainda tem muito chão pela frente…
Adorei isso. Já vi vários sites e até pessoas falando: “Ah, é fácil de instalar a Play Store”, mas esquece que pra um usuário comum, isso seria impensável. Eu, por exemplo, não consigo ver minha mãe ou avó indo buscar tutorial na internet de como instalar a Play Store no Huawei Mate P30 kkkkkkkk
Fico triste pelos usuários que cairão na lábia dos vendedores pra comprar o P30.
Concordo em tudo o que vc disse. Mas como poderemos sair dessa situação?
Sobre as acusações contra a Huawei, até o momento os americanos não apresentaram nada concreto, enquanto contra os mesmos o caso Snowden fala por si. A questão não vai ser sobre se haverá captação de dados por governos, mas qual poderá fazer isso.
Os estados unidos é um país deprimente, a inveja chega prejudicar ou até destruir uma empresa tecnológica como a Huawei
Ñ existem restrições para os Chineses, eles simplesmente vão fazer tudo igual como já estão fazendo. Só a china é um mercado 10x maior que o Brasil, ñ tem Google ou qualquer outra empresa que seja capaz de se opor a isso.
A coisa mais fácil, abri o navegador e usa a versão HTML dos serviços.
Versões HTML são horríveis e tbm não tem como ultilizar coisas como o WhatsApp, Nubank etc. Nunca será nem perto a um celular normal.
É verdade, mas já ajuda. Negócio é que é complicado mesmo instalar essas coisas. Meu celular não é certificado (uso custom rom) e não tenho problemas, mas pra alguns pode ser ruim
Tá mas o sistema operacional do P30 é Android ou um sistema próprio da Huawei? Se for próprio da Huawei não vejo nenhum problema em não poder instalar o Play Store, mas dai o P30 deveria ter sua própria loja. Agora se o sistema operacional é o Android de fato e a Google não quer homologar o aparelho só por ser Chinês, ai não tem desculpa pra Google e só digo mais uma coisa, precisa de mais concorrência nos celulares (mas se me lembro bem o povo é muito ignorante, as pessoas são escravas da Google e gostam disso, os legítimos gados mesmo) quando tinha a concorrência da Microsoft com o Windows (os Lumia) o pessoal preferiu Android nem deram uma chance pros Microsoft Lumia e a retórica da imprensa foi: " não tem aplicavos, aplicativos como o Android" e depois vi uma entrevista com um desenvolvedor acerca dos Lumia (detalhe: só fizeram essa entrevista depois de a Microsoft dizer oficialmente que os Lumia faliram) o desenvolvedor falou que só não produzia aplicativos no Lumia porque não vendia, ué mas ele só não vendia por que não tinha aplicativos? Então como é que é isso? Vc não compra o aparelho e quer suporte para ele? O povo é gado da Google, é só o que eu tenho a dizer.
Muito bom Google, aproveita e recomende não vir nos aparelhos certificados também, já que nem assim a loja está livre de apps maliciosos
Tecnoblog fazendo o trabalho sujo do governo americano, ao invés de indicar uma saída para quem quer usar o aparelho.