Google pede que usuários não instalem Play Store em celulares Huawei

Originally published at: Google pede que usuários não instalem Play Store em celulares Huawei – Legislação – Tecnoblog

Apps do Google não podem rodar em dispositivos não certificados; empresa diz que prática pode comprometer segurança

1 curtida

Sério, Google?

1 curtida

Como não existe forma segura de instalar no Mate 30 Pro os aplicativos normalmente utilizados pelo público brasileiro, o Tecnoblog não publicou um review do produto e não recomenda a compra do aparelho enquanto a disputa não é resolvida.

Encerrou a discussão.

3 curtidas

Pra piorar, a imensa maioria dos apps precisam do Play Services pra rodar.

E acho que 99% dos jogos também.

Meu preferido, Bleach: Brave Souls, não rodaria no Mate 30 por isso. :man_shrugging:

1 curtida

Acho que dá pra usar o OpenGApps, seria a melhor alternativa.

https://opengapps.org

Isso só resolve metade do problema, pois o aparelho ainda não seria certificado pelo Google, não podendo instalar apps de bancos, Google Pay e Netflix, por exemplo, a matéria até comenta isso.

Além disso, pra flashear pacotes Gapps, tem que desbloquear o bootloader pra instalar custom recovery, procedimento que quase sempre anula a garantia e que não é pra principiantes em Android.

7 curtidas

Virou um aparelho típico do povo chinês limitado mais com jeitinho de uso, porém cá entre nós enquanto está briga estiver ocorrendo não vejo utilidade em gastar grana e ter que dar jeitinho para ter funções básicas.

1 curtida

Cada vez estou mais convencido que o Android é um dos maiores pega-trouxa dos anos 2000. Muitos entusiastas caíram no “don’t be evil” e que essa plataforma, até por ser de código-aberto, seria diferente de sistemas proprietários vulneráveis ao vendor lock-in de gigantes de tecnologia que fazem o que querem. Pode-se instalar .apk de qualquer fonte, até trocar de ROM! Isso é liberdade.

Mas o Google virou a temida gigante com influência exacerbada. Aproveitou-se da ingenuidade das pessoas que vêem a Internet como um serviço público e construiu um negócio quase trilionário com propaganda hiper-direcionada, um feito que só foi possível pela compra, venda e agregação de dados cada vez mais íntimos a medida que foi dominando o mercado de buscas, entretenimento, mapas, e-mail, software de colaboração, pagamentos, etc.

Quando essa influência e as práticas absurdas de negócio começaram a ser notadas pelos mesmos entusiastas eles viram que, pelas costas deles, o Google desenvolveu uma série de certificações e API’s proprietárias que foram adotadas pela maioria absoluta dos apps. Agora, o sistema aberto e livre não consegue sequer tocar um vídeo na Netflix (Widevine) ou exibir um mapa dentro do Uber (Maps API) sem depender do Google!

Que fique claro, eu não estou defendendo a Huawei. Quero chamar a atenção para outro problema: qualquer pessoa que ousar não ter o Google em seu dispositivo Android vai ser impossibilitada de acessar apps bancários, redes sociais e serviços de transporte/delivery, por exemplo. Esse assunto deveria estar mais presente nas discussões, pois nunca empresa alguma (nem a Microsoft, quando dominava o mercado de browsers) teve o poder de se posicionar como requisito básico para acessar a Internet.

23 curtidas

Enquanto houver esse imbróglio jamais vou adquirir um aparelho da Huawei.
De fato é uma situação lastimável. Se trata de um baita smartphone.

Querendo ou não aqui no Brasil vamos continuar sob o domínio da Samsung e da Apple. A Xiaomi já apresenta avanços,mas ainda tem muito chão pela frente…

1 curtida

Adorei isso. Já vi vários sites e até pessoas falando: “Ah, é fácil de instalar a Play Store”, mas esquece que pra um usuário comum, isso seria impensável. Eu, por exemplo, não consigo ver minha mãe ou avó indo buscar tutorial na internet de como instalar a Play Store no Huawei Mate P30 kkkkkkkk

Fico triste pelos usuários que cairão na lábia dos vendedores pra comprar o P30.

2 curtidas

Concordo em tudo o que vc disse. Mas como poderemos sair dessa situação?
Sobre as acusações contra a Huawei, até o momento os americanos não apresentaram nada concreto, enquanto contra os mesmos o caso Snowden fala por si. A questão não vai ser sobre se haverá captação de dados por governos, mas qual poderá fazer isso.

1 curtida

Os estados unidos é um país deprimente, a inveja chega prejudicar ou até destruir uma empresa tecnológica como a Huawei

Ñ existem restrições para os Chineses, eles simplesmente vão fazer tudo igual como já estão fazendo. Só a china é um mercado 10x maior que o Brasil, ñ tem Google ou qualquer outra empresa que seja capaz de se opor a isso.

2 curtidas

A coisa mais fácil, abri o navegador e usa a versão HTML dos serviços.

Versões HTML são horríveis e tbm não tem como ultilizar coisas como o WhatsApp, Nubank etc. Nunca será nem perto a um celular normal.

É verdade, mas já ajuda. Negócio é que é complicado mesmo instalar essas coisas. Meu celular não é certificado (uso custom rom) e não tenho problemas, mas pra alguns pode ser ruim

Tá mas o sistema operacional do P30 é Android ou um sistema próprio da Huawei? Se for próprio da Huawei não vejo nenhum problema em não poder instalar o Play Store, mas dai o P30 deveria ter sua própria loja. Agora se o sistema operacional é o Android de fato e a Google não quer homologar o aparelho só por ser Chinês, ai não tem desculpa pra Google e só digo mais uma coisa, precisa de mais concorrência nos celulares (mas se me lembro bem o povo é muito ignorante, as pessoas são escravas da Google e gostam disso, os legítimos gados mesmo) quando tinha a concorrência da Microsoft com o Windows (os Lumia) o pessoal preferiu Android nem deram uma chance pros Microsoft Lumia e a retórica da imprensa foi: " não tem aplicavos, aplicativos como o Android" e depois vi uma entrevista com um desenvolvedor acerca dos Lumia (detalhe: só fizeram essa entrevista depois de a Microsoft dizer oficialmente que os Lumia faliram) o desenvolvedor falou que só não produzia aplicativos no Lumia porque não vendia, ué mas ele só não vendia por que não tinha aplicativos? Então como é que é isso? Vc não compra o aparelho e quer suporte para ele? O povo é gado da Google, é só o que eu tenho a dizer.

Muito bom Google, aproveita e recomende não vir nos aparelhos certificados também, já que nem assim a loja está livre de apps maliciosos :clap::grinning:

1 curtida

Tecnoblog fazendo o trabalho sujo do governo americano, ao invés de indicar uma saída para quem quer usar o aparelho.