“Assistente” e “Inteligente” são duas palavras que não cabem mais aqui.
Comprei um Google Nest Mini há alguns anos, e no começo ele parecia ser um dispositivo revolucionário, capaz de tornar a minha casa inteligente e facilitar minha rotina. No entanto, de um ano pra cá, percebi que o Nest Mini começou a apresentar uma série de problemas que só pioram com o tempo.
Comandos que eu costumava dar sem problemas, como “toque tal música no Spotify”, hoje são respondidos com um simples “tudo bem, tocando tal música” e depois um silêncio total. Pedir para “apagar as luzes do quarto” agora resulta em um “desculpe, eu não entendi”, tornando a automação residencial frustrante e inutilizável.
Além disso, a qualidade geral das respostas do Nest Mini está cada vez pior, e a instabilidade na conexão Bluetooth com meu computador é constante. O ponto culminante foi na semana passada, quando o aplicativo Yeelight da Xiaomi sumiu do Google Home, me impedindo de controlar a minha lâmpada ou adicioná-la novamente ao aplicativo.
Curiosamente, só encontrei discussões sobre esses problemas em fóruns internacionais, sem nenhum comentário vindo do Brasil. Muitos usuários acreditam que a Google está forçando o processamento das informações e respostas para dependerem somente da capacidade do dispositivo, ao invés do processamento em nuvem, para reduzir custos ou direcioná-lo ao seu novo projeto, o Gemini.
Fica aqui minha insatisfação com o que deveria ser uma tecnologia de ponta, mas que só tem me trazido dores de cabeça. Alguém mais está passando por isso? Alguma dica ou solução?
Infelizmente essa é a obsolescência programada, onde o produto não dá mais retorno para a empresa então ela abandona ele e faz parar de funcionar direito de forma artificial.
Imagino que as alexia vão pelo mesmo caminho em breve se não ganharem um serviço de assinatura.
Reitero.
A função que eu mais utilizava era como uma caixa de som do computador, conectando-se via Bluetooth.
E não é que parou de funcionar? Peço para o Google ligar o Bluetooth, ele fica piscando as luzes e simplesmente não conecta no computador. Às vezes até aparece na lista de dispositivos no computador, mas nunca é uma conexão bem-sucedida.
Infelizmente amigo, por mais que eu via muito potencial na linha Nest, inclusive preferia mto mais que a linha Amazon Echo, no Brasil, melhor ir com os dispositivos da Amazon, pq parece que o Google não obtém grande lucro nesse segmento (além da participação de mercado ínfima no Brasil), então meio que largou de mão, só tem por ter.
Diferente da Amazon, que mesmo a Alexa não sendo perfeita, ainda mantém investimentos na área no Brasil, em razão da sua posição de dominância!!!
Por essas e outras, que quando se trata da Alexa, vc vê a Amazon lançando novos dispositivos Echo aqui no Brasil, e se tratando do Google, além de dispositivos que nunca chegaram (como o Nest Hub), ainda tem dificuldade de suporte (como vc mesmo disse, só conseguindo informações em sites gringos)!