Google Nest Audio: som alto com Google Assistente

1 curtida

Sempre quis testar a Google Assistant independente do telefone, mas já tenho várias Echos na casa e n sei se compensa adquirir uma Nest por curiosidade, quando poderia comprar a Echo pra outro cômodo.

Infelizmente sinto q a Alexa é meio burrinha pra um monte de coisas. Ela é ótima para casa inteligente, mas qualquer coisa além disso, é uma grande dificuldade. Mal consigo, por exemplo, usar a Alexa pra reconhecer uma música tocando no ambiente.

2 curtidas

O problema desses smart speakers e smart display’s são sempre o software. De toda forma, considero a Alexa ainda melhor do que o Google Assistente.

Tenho dois Nest Mini e dois Echo Shows e vou dar um breve relato da minha experiência.

Comecei a automatização da minha casa utilizando o Nest Mini. No começo era uma maravilha, mas depois o Assistente ficou com um problema crônico de surdez e entendimento nas duas unidades que tenho. Resetei, mudei de lugar e conta, recadastrei o Voice Match, mas o problema parece ser mesmo o software.

Por exemplo, um erro FREQUENTE do Nest Mini:
“Hey Google, desligue o quarto”
Ele responde:
“Você quis dizer ‘desenho de quarto’?, mas não há nenhuma tela para mostrar”

Outro exemplo:
“Hey Google, toque “Fogueira”, de Maria Betânia”
Ele responde de maneira variada. As vezes é:
“Tocando a playlist This Is Maria Bethânia, no Spotify”
Outras vezes ele responde:
“Parece que seu dispositivo de vídeo [Chromecast] está offline. Ligue-o e tente novamente”.
Ou seja, ele entendeu que era para abrir o clipe da música no Chromecast, o que não faz nenhum sentido, já que quero apenas escutar a música.

PS: o macete, nesse último caso, é falar primeiro o nome do cantor e depois a música. Assim ele entende que é pra tocar uma música e não reproduzir um vídeo.

Outro exemplo muito chato são músicas em inglês e aqui há uma grande diferença com a Alexa. Se você fizer a pronuncia correta do inglês na Alexa, ela entende e toca a música (e fala em inglês, se for necessário). No Nest Mini, as vezes preciso “aportuguesar” a pronúncia do inglês, se não ela não entende. E a versão em português não sabe falar em inglês, ele “aportuguesa” a pronúncia.
Por exemplo:
"Hey Google, toque Alice Mertoon, “Learn to Live” (devemos pronunciar "le-arne-to-li-ve)

Sem falar de problemas variados que são frequentes. As vezes peço para aumentar o volume, ele entende e processa o comando (as luzes ficam acessas), mas ele não executa nenhuma ação). Sem falar das respostas absurdas e sem sentido que ele nos dá.

Depois de todas essas frustrações, acabei migrando para o Echo Show, que hoje me atende - e me entende melhor - do que o Google.

Uma pena essa limitação do software do G Assistente, pois ele se aproveita de todo o ecossistema do Google para coletar e responder as informações. Ele é ótimo para saber o trânsito, por exemplo, coisa que a Alexa no Brasil (ainda) não faz. “Ok Google, quanto tempo até [nome lugar]?”

Hoje, aqui em casa o Nest Mini estão escanteados e só usamos com o Spotify Connect (em que jogamos a música diretamente ao speaker).

8 curtidas

Google Assistant aceita múltiplos idiomas, só definir. É algo que me irritou bastante no Echo de um amigo meu, que a única coisa que ele ouvia em inglês era o comando de tocar música (o que faz sentido).

Relato interessante mesmo…

Eu tbm tô passando esse problema de surdez com a Alexa recentemente. Nada grave, mas já notei que a taxa de reconhecimento caiu um pouco. Talvez tenha sido algum update silencioso :sweat:

Eu tenho um repelente elétrico q é ligado à uma tomada inteligente. De vez enquanto eu falo: “ligar repelente” e ela fala “Não encontrei o dispositivo pendente”.

Além disso, minha mãe tbm utiliza a Echo pra tocar músicas e ela ou eu nunca tivemos problemas, como vc disse ter no Nest Mini. Porém aqui tem um dos principais pontos negativos da Alexa: embora ela tenha perfis de voz e todos estejam cadastrados, a Alexa não me deixa cadastrar várias contas no Spotify, então ela sempre vai tocar na minha, independente da voz da pessoa.

Às vezes estou ouvindo música no fone e, do nada, o áudio para pq minha mãe passou a escutar música pela Echo :joy::joy:

Se não me engano, já ouvi falar q o Google Assistant permite contornar isso facilmente e a Alexa até poderia fazer isso tbm, mas foi mal implementado

Eu falava pra Alexa aqui ligar btv, e ela entendi tv… Enfim, tem que contornar esses problemas com outros nomes, só assim resolvi. E esse problema de ouvir música na echo é chato demais, passou da hora de ter reconhecimento de voz e a echo realizar rotinas de acordo com os perfis de voz.

2 curtidas

Eu tive a experiência contrária. Tive três GH (dois mini e um “normal”).
Eles me ouviam perfeitamente, mesmo de longe, com barulho e tal.
Agora tenho 3 Echo (dois mini e um Echo 3) e nossa, que troço surdo!! Muitas vezes do lado dela eu tenho que gritar. A impressão que tenho é que o microfone entre em standby por muito tempo e não acorda quando chamamos. Os três são, já resetei várias vezes procurei na net e apesar de muita gente com o mesmo problema, continua até hoje. Já pensei em voltar pro Google Home, pois me arrependi muito pela troca. A única coisa que a Alexa ganha pra mim (pelo menos na experiência da época do GH) é que ela tem uma voz mais natural, o GH era meio robótico, não sei como está hoje.

2 curtidas

Excelente discussão. Estou no momento de escolher qual ecossistema de assistente virtual e equipamentos de smart home vou comprar. Tenho afinidade maior com os serviços do Google e uso Android, mas ouço relatos de que o Google assistente não é tão refinado quanto a Alexa para o português do Brasil e dá uma de burro com alguns comandos…

@darlanhelder poderia fazer uma comparação direta entre as duas assistentes em questão de inteligência, reconhecimento e integração!

Qto tempo até tal lugar…
Funciona perfeitamente na Alexa.

1 curtida

Alexa é muito superior, e integra com tudo. E se tu investe num Fire TV, é o estado da arte :smiley:

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.