Google Maps vai mostrar rotas "eco-friendly" que gastam menos combustível

Originally published at: Google Maps vai mostrar rotas "eco-friendly" que gastam menos combustível – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Google Maps passa a oferecer, por padrão, “rotas ecológicas” que ajudam o motorista a gastar menos combustível

Quero só ver qd estiver disponível no Brasil.
Em cidades como BH, hoje, é normal te jogar pra rotas mais curtas mas em trechos extremamente inclinados e desconfortáveis de dirigir.

Como foi dito no texto, o algoritmo vai levar em consideração a inclinação das vias também, uma vez que subir uma ladeira vai gastar mais energia do que ir numa rua reta, mas em algum momento isso inverte (um exemplo simples, X metros de ladeira acima a Y graus emite o mesmo que Z metros em uma rua plana, então se a rota tiver um X<Z ele manda pela ladeira, caso contrário manda pelo plano).

De qualquer forma, mais eco-friendly é morrer não sair de casa, mas nem sempre isso é possível.

Nem assim, depende do carro também.
Um carro com torque menor ou torque que depende de altas rotações gasta mais do que um carro com bom torque em baixas rotações.

Esse recurso vai ser mais pra marketing do Google do que qualquer outra coisa.

Eco friendly é reduzir os carros nas ruas.

Sim, tem mais variáveis do que apenas a inclinação.
No fim, tem que ver qual vai ser o algoritmo que eles vão usar, porque é possível colocar o torque (e outras variáveis, como o trânsito, que foi mencionado que entraria) na conta, sem dúvida.
A questão é que eles, em tese, não sabem qual carro você vai usar, mas dai entra a estatística. Pega uma amostra dos carros, pega a informação sobre torque desses carros, tira uma média disso e usa pra calcular a emissão nas rotas.

Continua sendo marketing, o chamado greenwashing.
Estatísticas mostram q o Waze (e outros) pioraram o trânsito em grandes cidades e criaram fluxo de trânsito em áreas q antes não tinham fluxo.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.