Nunca entendi manter dois aplicativos que fazem basicamente a mesma coisa. Enquanto isso, o Google Maps carece de clareza e refinamento na utilização de transporte público. Recentemente o tempo real dos ônibus aqui em Brasília começaram a aparecer no Google Maps (incompletos, mas começaram). tentei utilizar, mas é muito confuso. Já começa porque é difícil clicar em um ponto de ônibus no mapa, pois quem usa transporte público, na maioria das vezes, já sabe qual (ou quais) ônibus pegar e quer apenas ver as linhas que estão chegando ao ponto. O Maps também é confuso na informação do horário de chegada dos ônibus. À direita ele mostra o tempo em minutos (ou o horário) e, na esquerda, abaixo do número e informações das linhas, é uma mistura de “previsto”, “agora”, “adiantado” e “atrasado”, sendo que a informação que interessa é o horário de chegada no ponto. Pra ver os demais horários de uma linha você precisa clicar nela (daí vc sai do foco que são os ônibus que estão chegando em um determinado ponto) pra ficar girando um card.
O waze é melhor para ver trânsito em tempo real, do Maps é um pouco confuso e impreciso.
Além disso waze tem velocidade com a limite da via, o que útil para viajar por estradas que você não conhece o limite de velocidade.
Mas acho o waze bem mais lento para abrir, mesmo usando flagship. É lento também para escolher um local, no maps é bem rápido selecionar um destino.
Só falta o Maps ter um reporte de radar em qualquer momento (ele só te lembra quando você está acima da velocidade), um sistema de atualização de trânsito igual do waze e indicar velocidade de limite da via. Tendo isso abandono waze por completo.
Enquanto isso não vem… é dar uma olhada no trânsito com waze antes de sair, usar o Radar Bot para alertas e o maps para destino
São propostas diferentes. A vantagem do maps que é leve e calcula a rota mais rapída em comparação ao Waze, sem contar que carrega uma base de dados maior informando diversos estabelecimentos no mapa como seu horário de funcionamento. Por ultimo quem deseja conhecer mais o local exibe no mapa o nome de ruas e bairros.
Já Waze é mais uma rede social de motoristas compartilhando informações, com a principal vantagem de exibir diversos radares e aproximação do mesmo. No geral acho o Maps bom para rodar na cidade e Waze para rodovias.
Dentro da cidade no trânsito por diversas vezes achei o Maps muito melhor que o Waze. Porque uma coisa que não mencionou, é que além da rota principal o Maps traça uma alternativa em cinza, mostrando se o tempo é similar ou mais rapído, sugerindo até a troca para o trajeto mais rapído. Sendo que no Waze precisa abrir outra janela separada para ver qual rota é melhor.
Verdade, tem isso tmb. Já troquei rota várias vezes assim também.
Ambos são bons, mas o Maps é limitado em alguns pontos.
Não exibe o limite de velocidade permitido da via, não mostra a localização dos radares e frequentemente me pede para fazer conversões proibidas.
Waze para viajar
Maps dentro da cidade
e segue o baile
Nunca usei MAPS, e Waze é excelente…
Tanto faz, quem usa MAPS tá satisfeito também…
Tanto faz…
A única droga é o GOOGLE ter comprado o Waze…
Pra que ??? Só pra abrir o range de intrusão deles…
Só essa preocupação.
Vai matar o Waze um dia ?
Tomara que não
Uso o Waze por causa do velocímetro. Mais preciso que o do carro (aqui um HB20). Fora que se você está acima da velocidade permitida o velocímetro aparece em vermelho e destaca a velocidade da via. Isso me salva bastante em radares.
Quanto à rotas alternativas que falaram: ambos [GMaps e Waze] aparecem sugestões de rotas alternativas que permitem chegar ao destino em tempo parecido.
A proposta do Waze originalmente era ser mais uma espécie de “rede social” de pessoas no trânsito, com uma experiência mais pessoal e em que cada um contribui incluindo informações e alertas importantes em tempo real.
Já o Maps sempre foi, como o nome diz, um serviço de mapas.
Eu já usei bastante os dois e, pessoalmente, prefiro o Maps. Eu gosto mais da interface e das alternativas de rotas dele. Não é perfeito, mas já me salvou muitas vezes de roubadas, economizando bastante tempo em viagens. Mas vai de cada um.
Detalhe: na minha região a maioria dos radares aparecem tanto no Maps quanto no Waze.
Isso é verdade, mas se aplica para o Brasil.
Usei o Maps nos EUA e o transporte público bate bem os horários, especialmente em cidades como NY.
Mas, de fato, a experiência de usuário tem uma série de deficiências que poderiam ser melhoradas.
O Waze tem como foco ser uma “rede social de motoristas”, focado na direção, enquanto o Maps, além de ser mais abrangente (já que traça rotas a pé, bike, transporte público e apps de viagem, como 99, Uber e Lyft), e tem uns recursos extras, como o Street View (recurso esse, que no Waze, seria inútil)!
E a desvantagem do maps é que ele realmente busca a rota mais rápida, não necessáriamente a melhor.
A desvantagem do Waze é que ele é pessimo pra planejar rotas.
Eu gosto da diferença que existe entre Waze e Maps. Para dirigir prefiro o Waze, mas buscar locais, andar a pé e transporte público eu prefiro o Maps.
O Waze tem uma interface muito mais limpa, perfeito para usar enquanto dirige, o Maps eu acho que tem uma interface poluída para dirigir, além de que a seta do trajeto não tem um movimento tão fluído como no Waze.
Particularmente, tenho preferência pelo Maps, tanto para dirigir como para outros usos. Apesar do Waze ter mais informações de radares, percebo que ele me coloca em rotas por vezes mais trabalhosas, becos, locais perigosos . O Maps me coloca em ruas “mais movimentadas”.
Se os horários estão errados, talvez seja culpa da fonte dos dados (as empresas de ônibus/a autoridade local de transporte).
Circa 2018 a empresa de ônibus de Caxias do Sul tinha os dados no Maps e era maravilhoso, alguns ônibus até exibiam a posição (eles tem GPS na frota inteira, afaik). Mas desde que renovaram o contrato essas informações só existem no site e app (horríveis) deles.
Aqui em São Paulo eu só uso Moovit pra transporte público, paguei R$17 conto na assinatura anual e tem o busão em tempo real no mapa
Isso é excelente. Passei a usar o waze basicamente por causa disso.
E pra recalcular rota tbm acho q o waze demora mais.
Você sabe q praticamente todo carro (se é q não sejam todos) sempre tem uma diferença do q está no velocímetro pra velocidade real né? No caso comparando com o waze, normalmente da uns 2-3km/h. Mas já peguei um HB20 q chegou a dar 5km/h em determinado momento.