Google Fuchsia poderá rodar apps de Android e Linux usando "tradutor"

Originally published at: https://tecnoblog.net/411900/google-fuchsia-tradutor-apps-android-linux/

“Tradutor” Starnix foi proposto como uma solução para Fuchsia rodar software de Linux e Android “nativamente”

Basicamente: nós queremos substituir o Android baseado em Linux pelo Fuchsia mas por enquanto não temos pressa nisso E estamos sinalizando que não vamos abandonar a base antiga ao léu na migração.

Só que o Android na versão atual não tem mais pra onde evoluir. Eles estão apenas “esticando” o Kernel 3.x altamente modificado do Linux versão após versão. Mas enquanto eles tiverem a vantagem de ter uma base instalada bem maior que o concorrente, vai ser apenas isso mesmo. Triste porque processadores minúsculos com poder de processamento absurdo acabam sendo subaproveitados. Acredito que se fosse o Fuchsia em um Snapdragon 888 a Apple ia comer poeira fácil. MAS em time que tá ganhando…

2 curtidas

Corre o risco de o Fuchsia morrer e o Linux ainda estar atrás do Android.
Talvez melhorando algumas questões de modularizarão do Kernel.
O Grande problema do Linux no mobile é que ele é 100% monolítico com
módulos de kernel. Talvez um daemon rodando sob Linux pra certos device
drivers resolva várias das questões que a Google (acredito eu) esteja tentando
resolver.

O Kernel depende do Linus, que é mantenedor. E ele já afirmou categoricamente que NÃO vai mudar as coisas pra suportar melhor os dispositivos ultra-low-voltage, como SoCs de smartphone. Então depender do lado de quem desenvolve o Kernel NÃO é opção.

Do lado do Google: o “daemon” certamente já deve ter sido tentado. O problema em que ele esbarrou provavelmente foi autonomia. Querendo ou não é mais processamento consumido e bateria se esvaindo no processo.

Como eu disse antes: o Google não tem pressa no Fuchsia. Enquanto o Kernel Linux estiver servindo e eles tiverem superioridade grande na base instalada, não tem porque eles apressarem um substituto “porque sim”. Aliás nem acredito tanto assim que o Kernel Linux tenha mais a oferecer de fato. O que sobra é basicamente polir e aparar pequenas arestas. OU otimizar código onde dá, acrescentar o que as novas gerações de hardware trazem de novo e lutar pra que o consumo energético não dispare. Aliás agora meio que tá virando moda celular com bateria absurda. Isso pra garantir a mesma autonomia que o concorrente garante praticamente com dois terços ou menos to tamanho.

Resumindo: o Google vai mudar pro Fuchsia? No curto prazo, não. Mas no meio tempo estão se precavendo pro ponto em que o Kernel Linux não for mais viável. OU eles tiverem a sorte de finalmente descobrirem um substituto viável à tecnologia de íons de lítio pra armazenamento de energia que seja menor e com mais eficiência energética.

1 curtida

Já faz anos que o Android não usa mais o kernel 3.x. Praticamente todo aparelho de 2016 pra cá vem com uma das versões LTS do kernel 4.x, senão me engano é até uma exigência da própria Google pra embarcar os serviços da empresa nos aparelhos novos…

Tenho um S10+ e o kernel é o 4.14

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.