Google Fiber terá internet de 20 Gb/s (que custa bem caro)

Dá pra baixar um monte de iso de Linux com uma conexão dessas.

1 curtida

250 dólares pra um americano que recebe em dólares é equivalente a 250 reais pra um brasileiro que recebe em reais. Não achei caro.

1 curtida

O maior problema para o usuário médio, é trazer toda essa largura de banda para a LAN, aqui em casa tenho 10Gbps de banda que a operadora entrega, mas esta um problema encontrar roteadores que conseguem passar isso e ter umas funções que necessito, além do mais Switches e Access Points tb são hiper caros… Então essa barreira dos 1Gbps ainda está longe de ser avançada.

Ubiquiti.

(limite de 10 caracteres)

Legal, e o que se faz com essa largura de banda toda?

Lembrando que nos EUA não dá pra baixar torrent de forma impune que nem no Brasil :upside_down_face:

1 curtida

Não é não. Pois existe uma coisa chamada percepção de valores. Se você recebe e gasta uma moeda na qual poucos unidades desta são necessários para pagar por algo, “250 unidades” representa muito. Como no Brasil historicamente a economia é um lixo, a nossa percepção de valores é frouxa igual ao órgão de trabalho de uma profissional que cobra por hora/amor.

Tenho uma internet de 500MG (mais que o suficiente para o uso daqui de casa), comprei um 2ª roteador para estender o acesso via cabo de 1Gb. Hoje a Oi me enviou um e-mail dizendo que o que pode estar diminuindo minha velocidade é o roteador que não suporta a velocidade da minha conexão :unamused:

Agora eu não sei em quem eu acredito na TP Link ou na Oi. Acho que por enquanto vou de TP Link :joy: ele não foi tão caro, mais veio com a promessa de der 1Gb

Uma placa de redes de 10Gbps para desktop custa por volta de 130 reais no Aliexpress. Pra acesso Wi-Fi realmente é mais caro, na Amazon americana um TP-Link Wi-Fi 7 (com portas de 2.5G) tá 270 dólares. O ideal seria aproveitar uma viagem aos EUA pra comprar, porque importar com essas novas taxas ficou complicado, tem que comprar um pra você e um pro governo.

Poder de compra de um americano é muito superior ao de um brasileiro, não é só fazer a conversão de moedas.

Pra torrent é só usar VPN. Uma coisa que hoje em dia consome muita banda é download na Steam ou PS5/Xbox, normal hoje em dia jogos de 100GB ou mais.

A discussão tá muito boa, mas não esqueçam que a maioria dos dispositivos que temos em casa são gigabit (1000mbps), o que significa que eles não irão aproveitar mais que isso de banda.
Sem contar que o suporte desses mesmos dispositivos aos Wi-Fi 6/6E e 7 ainda é limitado, fazendo com que sequer consigam chegar perto dos 1gbps nominal via Wi-Fi.
Ou seja, banda acima de 1gbps hoje é para lugares que possuem um alto número de dispositivos conectados à rede - particularmente considero 1gbps uma velocidade ideal para residências e que pode se manter assim por muitos e muitos anos.

(Meu comentário se baseia na minha recente experiência na busca de equipamentos que suportassem banda acima de 1gbps. Comprei um roteador Wi-Fi 6e e no fim não há um dispositivo sequer em casa que possa tirar proveito dessa tecnologia até o momento - quem dirá Wi-Fi 7.
Além do roteador, tive que investir em cabo de rede cat acima de 6 para que a transferência de dados entre o roteador novo e o da operadora em modo bridge mantivesse a velocidade que vem da rede, uma vez que a maioria dos cabos de rede que temos à disposição são 10/100/1000 - cat 5/5e).

E sim, 250 pila é um valor bem em conta, especialmente considerando que pago aprox. 100 USD por 1.5gbps.

VPN já iria matar a velocidade.
Esse tipo de conexão serve pra casos MUITO específicos, tipo um condominio com internet compartilhada.

Ué, mas foi isso que eu disse, com outras palavras…

Exato. Mas a questão do hardware é até mais fácil de resolver. O problema, como você mesmo disse, é, onde usar isso tudo em 2023/2024? Somente quando a Internet das Coisas estiver em pleno funcionamento, estes 20gbs sejam o plano básico. Mas hoje, até pra medir esta velocidade, pra saber se o Google entrega tudo isso, é difícil. Eu uso 1gb em casa e nada do que eu acesso e baixo, usa uma fração desta velocidade.