Google expande projeto que transmite internet por feixes de luz

Originally published at: Google expande projeto que transmite internet por feixes de luz – Telecomunicações – Tecnoblog

Rebatizado para Projeto Taara, iniciativa da Alphabet (Google) vai levar internet ao Quênia por meio de feixes de luz (sem cabos)

Usando torres para repetir o sinal da pra levar internet longe sem montar uma rede de fibra, sendo mais fácil de reparar a rede em caso de dano, algo comum em regiões de conflito.

1 curtida

Acho que vai ser bastante útil na exploração espacial, se já não for fruto da mesma como muitas outras tecnologias (Os anti-exploração piram).

Sobre a rede de fibra óptica ainda ser cara, isso é um mito. Foi cara no início, mas hoje em dia está muito barato. Um dispositivo para link P2P custa uns R$200 no ML e o cabo de backhaul tem valor bastante em conta (se comprado em grande quantidade), mas geralmente é vendido por R$2/metro em pequenas quantidades.
Até a caríssima máquina de fusão e OLT se baratearam. O que custava 30K em 2010, hoje custa 1~3K.

1 curtida

Acho que muito do custo ainda tá em lugares que não contam com nenhuma infraestrutura, por exemplo, onde não tenham postes de energia elétrica passando e tu precise passar uma rede de fibra ótica, tendo de arcar também com o custo de instalação e manutenção dos postes.

2 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.