Originally published at: Google expande projeto que transmite internet por feixes de luz • Telecomunicações • Tecnoblog
Rebatizado para Projeto Taara, iniciativa da Alphabet (Google) vai levar internet ao Quênia por meio de feixes de luz (sem cabos)
Usando torres para repetir o sinal da pra levar internet longe sem montar uma rede de fibra, sendo mais fácil de reparar a rede em caso de dano, algo comum em regiões de conflito.
Acho que vai ser bastante útil na exploração espacial, se já não for fruto da mesma como muitas outras tecnologias (Os anti-exploração piram).
Sobre a rede de fibra óptica ainda ser cara, isso é um mito. Foi cara no início, mas hoje em dia está muito barato. Um dispositivo para link P2P custa uns R$200 no ML e o cabo de backhaul tem valor bastante em conta (se comprado em grande quantidade), mas geralmente é vendido por R$2/metro em pequenas quantidades.
Até a caríssima máquina de fusão e OLT se baratearam. O que custava 30K em 2010, hoje custa 1~3K.
Acho que muito do custo ainda tá em lugares que não contam com nenhuma infraestrutura, por exemplo, onde não tenham postes de energia elétrica passando e tu precise passar uma rede de fibra ótica, tendo de arcar também com o custo de instalação e manutenção dos postes.
Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.