Google e Facebook terão que pagar para exibir notícias na Austrália

Originally published at: Google e Facebook terão que pagar para exibir notícias na Austrália – Internet – Tecnoblog

As plataformas deverão chegar a acordos com veículos jornalísticos para continuar mostrando notícias aos usuários

Protecionismo em pleno 2020? A mídia já está em declínio e saem com uma dessas… sei que é algo absurdo Facebook e Google monetizarem conteúdo que eles sequer produzem mas não é mais fácil que a negociação fosse feita sem essa “intermediação”? Com a grana que essas empresas tem eles podem simplesmente adquirir um grupo de mídia relevante no país (seja local ou a parte local de algum conglomerado maior), mandarem uma banana pro governo Australiano e monetizarem 100% da receita. Na prática o lucro ia ser menor mas deixar o autoritarismo do Estado a ver navios…

Fico imaginando o que ia acontecer com esses sites se o google e facebook se negassem a pagar e barrassem todos os links para eles?

Isso me lembra o problema do google na Espanha uns anos atras, acho que não acabou bem para os jornais.

1 curtida

Ai vemos que a bagaceira de políticos e de gente midiática alienada não é só no Brasil.

Hoje a gente brigando com SEO para aparecer nos resultados de busca do Google e esse povo “querendo sair” (risos)

Para o facebook e Google talvez será mais barato comprar parte de um/dois grande(s) ou médio(s) portais de notícias da Austrália e usar ele para exibir as notícias.

Um resumo do meu delírio de previsões.

1º onda: Já que grande parte do tráfego desses portais é do Google eles vão sendo esquecidos aos poucos e muitos vão definhar até a morte ou melhor até perceberem que não era bem isso que queriam.

2º onda: O portais de notícias vão atrás do governo chorando novamente querendo mais intervenção para ajuda-lós a “sobreviver”.

EDITADO:

Como o @anon345 disse: “Enquanto isso os sites de fake news não cobram nada…”

Pode acontecer do povo aumentar o consumo de fake news na Austrália, ai fud**, o número de cangurus sofrente bulling por casa das fake news sobre a “verdadeira” culpa do Covid-20.

2 curtidas

Enquanto isso os sites de fake news não cobram nada…

Jornais da Espanha mandam lembranças.

Eu também pensava assim, mas o google monetiza sobre o conteúdo alheio. E como ele e o facebook tem reserva de mercado, o google simplesmente pode dizer “Se nao aceitar o que eu pago tiro você da plataforma”, seria o mesmo que uma operadora de energia dizer, Se você não aceitar as minhas regras sem energia, até ai ok, mas e se as regras forem absurdas? do tipo (“Não quero maquina de lavar louças na minha rede”).
Enfim, é uma questão complicada, aliás o google fez regras do tipo na França e já tomou na cabeça por lá. Acho que o governo deve sim intermediar, o livre mercado não é livre quando voce tem oligopolios como do google e facebook. Achoque a intermediação é o melhor caminho.

1 curtida

Cobram sim, a Folha de SP mesmo tem paywall.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.