Google detalha plano para evitar novo "desastre" do WebView no Android

Originally published at: Google detalha plano para evitar novo "desastre" do WebView no Android – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Falha no WebView causou travamento em aplicativos para Android, como Amazon, Google, Gmail, Twitter e outros, no fim de março

Eu fiquei surpreso de ver o Google tomando uma providência. Pensei q eles só iriam ignorar e seguir em frente, como geralmente fazem

Esse problema, embora n tenha acontecido comigo, causou uma bagunça em todo lugar.

Até a Samsung colocou avisos no telefone de suporte e na tela inicial do site de q o WebView estava cusando travamentos e as dicas pra desinstalar as atualizações

1 curtida

Enquanto a Microsoft não oficializar que é ela que está por trás do LineageOS o google vai continuar surfando essa onda sozinho… verdade seja dita, na epoca do Google ter criado o Android houve uma base imensa de programadores de aplicativos em java migrando seus aplicativos da “ovi” a lojinha da nokia para o android… e o toolkit do Google era simplesmente uma cópia descarada do netbeans … ou seja, tudo inferior ao que a Microsoft tava fazendo no Windows Phone … que tinha e ainda tem um kernel e base melhores… enfim, o Windows Phone tinha aceleração grafica pra jogos já naquela época que o Android só veio a ter recentemente, então é óbvio que se existe LineageOS é porque tem funcionários da Microsoft brincando disso nas horas vagas… basta a Microsoft conversar com as marcas pra liberarem os drivers criados por elas pra Android e as marcas deixarem a Microsoft criar as “rom” de cada modelo de celular para o LineageOS e pronto… tantos milhares de celular poderiam entao usar um sistema operacional Android mais leve, sem PlayStore e Google plat services, mas sim uma lojinha melhor e mais leve… de preferência com APK mais limpos e enxutos contendo só a arquitetura certa dentro… pois hoje os apk são grandes atoa por conter instalador ARMv7 , ARM64 e x86_64 dentro de uma vez… o app do Nubank é 180 mb mas na verdade tem 3 aplicativos de 60mb cada ali dentro do APK … tudo é assim hoje… então tudo no celular ocupa 3 vezes mais espaço hoje em dia… o google é assim, im.becil, safado, perverso, cruel, desprezível, ta na hora de alguém fazer algo à respeito… só acho…

Giphy

2 curtidas

Eu não sou programador e posso me enganar, mas a distribuição de apks para cada arquitetura são, ou deveriam ser, independentes. Além das arquiteturas, a resolução da tela, versões do Android, etc, tudo é configurado na hora do envio à Play Store e a lojinha faz a entrega da versão correspondente ao telefone.

Não sei se era tudo superior assim. Lembro que existia vários desenvolvedores q reclamavam bastante das dificuldades e até de algumas limitações do sistema, q prejudicava a usabilidade do app, como a impossibilidade de manter a página inicial do app rodando na RAM enquanto vc navegava em outras páginas.

Isso não é só culpa do Android ou do Google. Dificilmente vc encontrará apps com menos de 100mb no iOS, por exemplo

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.