Golpe da falsa vaga de emprego foi detectado 346 mil vezes em 2021

Deveria ser obrigado ter o salário na descrição da vaga.

Colocam “à combinar” e o cidadão chega para a entrevista, mas não tem nenhum tipo de negociação, oferecem salário de fome e se não aceitar a pessoa perde tempo e dinheiro do transporte.

É desonesto e totalmente sem empatia por quem está em busca de uma vaga de emprego.

Vagas falsas existem desde sempre.
Ao longo desses anos já fui abordado várias vezes por esse tipo de empresa/gente, oferecendo vagas e depois querendo cobrar para participar das seleções.

Em tempos de desemprego alto, isso deve se disseminar ainda mais.
E não são apenas vagas operacionais. Vagas executivas e de alta gerência também.

O LinkedIn é cheio desse tipo de coisas.
Eu não avalio vagas hoje em dia se não estiver claro o escopo do trabalho, o salário e o que mais é oferecido. Apenas agradeço e sigo em frente. E não é porque estou em condições tranquilas não - é pra evitar perder o meu tempo e o tempo do recrutador. Que adianta passar por uma bateria de entrevistas pra no final chegar e o salário ser ridículo?

1 curtida

Alguma empresa idônea de fato cobra pra candidatos poderem participar de seleção de emprego?

Uma coisa é você usar uma plataforma de intermédio (tipo Catho ou algo assim) que oferece um serviço pago com funções extras, outra coisa é a empresa X que está contratando cobrar do candidato para avaliar se eles querem contratá-lo. E eu imagino que esse segundo caso não aconteça e que, portanto, pelo menos isso já deveria ser um claro indicador de que a oferta é falsa.

Exatamente.

Falta malícia pras pessoas nesse quesito.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.