Gerenciador de arquivos com tags para Windows?

Pessoal, qual um bom gerenciador de arquivos com sistema de tags para Windows?

Explicando o caso, ontem meu pai me pediu para organizar os arquivos do notebook dele, e acabou que ele tem mais de 500GB de arquivos espalhados aleatoriamente pela máquina. É um misto de fotos, vídeos e documentos que é um pesadelo sem fim.

Procuro um programa que organize arquivos por tags e pastas, tenha capacidade para lidar com muitos arquivos de diferentes extensões (não precisa preview, mas se tiver é um bônus), que tenha uma boa interface e que seja acessível, pois depois de organizar a bagunça, pretendo ensinar ele a utilizar para ser mais organizado.

Até pensei em usar um serviço DAM (Digital Asset Management), pois muitos dos arquivos que vi até agora são do trabalho dele, mas a maioria dos serviços que vi são focados em colaboração e baseados na nuvem, enquanto eu quero algo local, fora que aparentam serem nada intuitivos.

O Windows tem suporte à tag, mas não quer dizer que seja intuitivo…

Acho, só acho, que o https://www.xyplorer.com/ pode servir.

2 curtidas

Obrigado pela indicação, mas consegui encontrar (por incrível que pareça, foi na Microsoft Store) um app simples, mas que se encaixou quase perfeitamente para a tarefa: o Ritt. Com ele consegui criar várias tags hierárquicas e jogo os arquivos relevantes nelas. O único contra que achei até agora foi que ele não move os arquivos entre as pastas, apenas copia, mas isso é relativamente simples de contornar, já que é só selecionar todos os arquivos da tag, copiar e colar na nova pasta e deletar os originais. O app é leve e tem uma interface agradável. Ainda estou na avaliação de 30 dias, mas estou cogitando pagar os R$ 25 pelo app tanto para o meu pai quanto para mim, pois achei o app bem feito e está ajudando bastante nessa tarefa homérica.

Para quem se interessar, aqui o link para a página do app:

https://ritt.app/

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.