Garmin sofre ataque de ransomware e ninguém consegue sincronizar relógios

Originally published at: Garmin sofre ataque de ransomware e ninguém consegue sincronizar relógios – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Ransomware teria criptografado arquivos da Garmin; até o call center da empresa está fora do ar. Garmin Aviation foi afetada

O problema de ter um servidor central pra sincronizar.

Esse é um tipo de serviço que daria muito bem para ser local.

Os reloginhos fitness podem esperar, mas me assusta mesmo é que a Garmin fabrica GPS pra aviação geral. Imagina o perigo disso.

2 curtidas

Há relatos de que mesmo ontem a noite os sistemas da Garmin já estavam inoperantes. Antes de dormir tentei sincronizar meus novos treinos, não deu. Mas nem me toquei que pudesse ser algo grave. Acordei cedo para treinar, tentei de novo e nada. Tive que consultar a planilha do treinador e memorizar o treino… O relógio em si não perdeu a funcionalidade. Travou o GPS, monitorou a atividade, gravou e me mostrou todos os dados. Só mesmo a sincronização que foi prejudicada.

Na semana retrasada, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil também teve seus sistemas afetados. O SICCAU, onde todos os arquitetos registram suas RRT, ficou pelo menos 7 dias indisponível. Esse tipo de situação tem sido bastante recorrente. Será que os gestores de infra não estão comendo mosca?

1 curtida

O problema não são os gestoras de infra. São os gestores financeiros e diretores que acham que segurança da informação, investimento em tecnologia e capacitação dos profissionais da sua equipe, juntamente com os salário dignos, eh gasto para a empresa. Recentemente tivemos um caso aqui em Cuiabá MT, onde a Energisa, uma empresa que ganha milhões ao mês, sofreu o mesmo tipo de ataque. Aí vc me fala: Uma infraestrutura robusta e segura com profissionais capacitado e com bons salários poderia evitar isso? Tudo isso iria afetar o orçamento da estatal? Está vindo a LGPD para evitar isso, vamos ver se vai vingar. Fica a reflexão aí! Abraço.

2 curtidas

É uma situação gravíssima! O que acontecerá com meu dados? Será que a Garmin tem backup em local que não foi afetado?? São anos e anos de treinos, meias maratonas, maratonas…Sempre confiei na nuvem da Garmin, e não tenho os arquivos locais, tirando o último ano integrando com o Strava.
Se a crise não se resolver logo e de uma forma menos drástica, vai faltar relógios da Polar no mercado…

para quem quiser salvar suas atividades basta conectar o garmin ao pc e utilizar o strava , salvar a pasta Activity, os itens com funçao fit, o strava encontra e atualiza automaticamente as atividades.

1 curtida

Até o dia que atacarem a Polar com ransomware.

Pode acontecer…tecnicamente também pode com a Microsoft, Apple, Google, Amazon…Polar, mas não foi o caso. Apesar de casos de ransomware serem cada vez mais comuns, geralmente atingem pequenas e médias empresas, e não é esperado corporações do porte da Garmin numa situação lamentável como essa.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.