Galaxy Tab S8 Ultra pode ter tela OLED de 120 Hz e bateria enorme

Infelizmente (na minha opinião) tablet Android não consegue bater de frente com o iPadOS. Ainda continua sendo um Android com tela gigante.

Mas o iPad tbm não é um iPhone gigante?

Eu nunca tive iPhone mas já tive iPod touch e iPad, e na época a sensação que eu tive é a mesma, todo tablet é um celular de tela grande, a grande vantagem do tablet é a caneta e acoplar algum teclado. O que o iPad faz de tão diferente assim que um android tablet não faz?

1 curtida

A maioria dos apps de iOS incluem layouts otimizados para telas gigantes como a do iPad. Já no Android deve dar pra contar nos dedos os apps que fazem o mesmo, a maioria pega o layout de smartphone e “estica” para a tela grande, desperdiçando espaço e não melhorando em quase nada a produtividade…

1 curtida

Menos o Instagram, que já disse que não vai fazer porque não é prioridade.

Mas acho que o forte do iPad não é nem o aspecto visual da UI, que recentemente ganhou melhorias, com menus laterais. O suporte dos apps sim, é o grande diferencial. Dependendo da área de atuação, da pra se virar só com o iPad, e usando aplicações tão profissionais quando de um notebook, em alguns casos as mesmas. Agora com o M1 então, deve vir coisa boa já nessa WWDC.

E a gama de acessórios, acho fantástica a experiência com o magic keyboard.

Era só meter um Chrome OS nos tablets da Samsung e resolvia de fato o problema! Tenho um S6 lite e gosto mais dele do que gostava do iPad 7.

2 curtidas

Quanto maior o tablet, mas feio fica essa barra de navegação do canto inferior, o Google deveria modificar essa barra para ocupar apenas um pequeno espaço no canto inferior lateral dos tablets em modo paisagem.

Essa barra pode ser ocultada automaticamente ou totalmente e usar só gestos, eu prefiro assim no meu tablet e celular.
O bom do Android é que você pode escolher como quer.

Com relação a apps, não sinto tanto esse problema que relataram, acho que eles funcionam de boa, no geral.

1 curtida

Se estivéssemos em 2012 eu concordaria com você, mas em 2021 essa já não é mais a realidade, os sistemas são bem equivalentes, e com relação a produtividade, tirando alguém que use pra designer ou relacionados que é bem minoria, quem quer produtividade usa computador, é inviável usar tablet pra produtividade, não fosse isso a própria Apple não tinha metido um mouse no iPad.

Mas não desmereco o aparelho da Apple, a construção é fina, e o sistema é muito bom, só não vejo um diferencial que me faça comprar o produto deles frente a outros no mercado.

1 curtida

Na maioria das vezes comprar um MacBook Air sai mais barato, e faz mais. Porém esse fazer mais é relativo ao nicho.

Pra mim iPad é um device de criação/consumo de conteúdo e um Mac é um device de execução de conteúdo.

Hoje essa “limitação” é artificial, por mais que muita gente queira que o iPad passe a rodar MacOS, ele não vai. O máximo que vejo eles fazer, será estimular a criação de ecosistemas de apps voltados para iPad, que até então só estavam disponíveis par Mac.

Não, não são. Se você usar um tablet Samsung, vai ter o modo DeX e outras customizações da OneUI disponíveis para amenizar as limitações, mas os outros problemas, principalmente o de pouca quantidade de apps otimizados para telas grandes, ainda permanecem, mesmo hoje em dia. Se optar por um tablet Android que não seja da Samsung então, a situação é ainda pior.

Não gosto da Apple e menos ainda do seu ecossistema fechado, inclusive dou preferência ao Android e já o experimentei em praticamente todos os segmentos que o sistema está disponível, mas em tablets e smartwatches (considerando a versão atual do WearOS) não tem nem comparação com iPadOS e o watchOS da Apple, a Google ainda tem muito chão pela frente para ter algo no mesmo patamar…

Concordo em partes com o que tem sido dito aqui. Tenho usado o S6 lite há algum tempo pra estudar e algum uso de apps de escritório, é bem útil. Uma coisa que o Android faz que até onde sei o iPad não faz (e tem me ajudado bastante) é que consigo abrir três apps ao mesmo tempo na tela (dependendo até quatro, três na tela e um flutuante).

Não discordo que o ecossistema de apps do iPadOS (leia Procreate) é muito superior ao Android, mas pra uso de muita gente (estudar - anotar nele é uma maravilha, consumir mídia, planilhas básicas, leitura, esquete de logos) nunca vai valer a pena pagar quase R$ 11k em um iPad. Digo isso até pra uso profissional. Pra desenhar por exemplo, é bem mais negócio pegar um pc básico e uma Huion com tela do que o ipad. Perde a portabilidade, mas a liberdade de criação ainda é maior.

Outro ponto é que ao menos os apps pra desenho tem evoluído no Android. Não sou nenhum artista profissional, mas o desenho abaixo foi feito no Krita Beta para Android. Quando lançar a versão final, vai ser melhor que o Procreate, já que é um app pra PC, com todas as funções da versão de Desktop.

Concluindo, acho que essa questão vai muito do uso. Pro uso corporativo, acho que os tablets da Samsung se saem muito bem. Mas realmente vai demorar (ou talvez nunca aconteça) para o Android amadurecer em tablets. Dito isso, pro uso da grande maioria das pessoas, eles atendem bem (e vêm com calculadora kk).

Desculpem pelo mini-review aí :rofl:

3 curtidas

Tablet é vida, tenho um S6 e depois dele acabei o uso de cadernos físicos pra estudar pra concurso, uso o Samsung Notes pra fazer anotações em PDF e como caderno em geral, muito bom, fora que assistir séries na tela AMOLED é uma maravilha. Uso tbm o Steam link pra jogar e é muito bom.

Pior que hj em dia não colega. O iPadOS vai se aproximando cada vez mais do Mac OS. Fora que a produtividade do tablet da Apple é infinitamente melhor que qlqr tablet Android do mercado.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.