Galaxy Tab S5e para substituir o notebook: Recomendam?

Jovens,

Comecei 2020 querendo trocar meu notebook por um tablet, por conta do peso dele, já que não é nada legal passar 3, 4h com um trambolho de 2kg esquentando no colo.

Em casa, boa parte do meu uso dele é pra leitura e consumo de mídia - Youtube, Netflix, etc -, parte pra jogar alguns indies na Steam, e uma pequena parte pra produtividade. No máximo montar uma ou duas tabelas no Excel, nada de PROCVs e afins.

Infelizmente um iPad Pro ou um Galaxy Tab S6 estão muito acima do meu budget, então, por R$2500,00, me deparei com o S5e.

Testei ele um pouco na loja e gostei bastante da construção e do software (meu último Samsung foi um Galaxy S3, então tô bem por fora da One UI), e o modo Dex, junto com o teclado opcional foram a cereja do bolo pra colocar o S5e na minha lista. Só fiquei preocupado se o processador e a RAM dele (SD660 e 4GB) vão dar conta mais pra frente, porque tablets normalmente são aparelhos pra manter a longo prazo.

Algum de vocês tem esse tablet? O que estão achando? Vale a pena?

Ah, também aceito indicações de iPads mais baratos!

Fiquei bem perdido com todas as gerações e variantes (quais ainda são atualizados e tals), mas bastante animado com o iPad OS. Então, dependendo do modelo e do preço, posso considerar!

Na minha opinião, ainda não tem como abandonar um pc se depende para produtividade, principalmente se precisa usar o pacote office.
O que mais se aproxima, hoje, é a dex da samsung, mesmo assim, tentei fazer trabalhos rápidos da faculdade, não tem como, falta muita coisa.

1 curtida

Tudo vai depender do seu uso, mas a maioria das coisas não tem como mesmo!

Olha, eu testei um Tab S6 (o review sai em algumas semanas) e, mesmo sendo um tablet poderoso, eu não o compraria como substituto de um PC. O Samsung DeX amadureceu bastante e imagino que roda bem no Tab S5e (no Tab S6 roda que é uma maravilha), no entanto, a maioria dos apps para Android não é preparada para trabalhar em formato de janelas, que é, basicamente, o que o DeX tenta implementar.

Veja que, a priori, o problema aqui não é desempenho, mas usabilidade. A não ser que você saiba exatamente o que usar no tablet, não recomendo a compra de um dispositivo como esse para cumprir tarefas que você executa com desenvoltura em um PC.

Agora, se você está mesmo determinado a comprar um tablet, no ecossistema do Android, acho que o Tab S5e é o que oferece a melhor relação custo-benefício no Brasil (ou a “menos pior”). A não ser que você rode aplicativos muito pesados, como jogos ou editores de imagem, acredito que o hardware dele é suficiente para o dia a dia.

Devo destacar que ele tem praticamente a mesma tela do Tab S6 e, neste, achei o display excelente (um dos pontos fortes do modelo). Então, pelo menos qualidade de imagem você terá. Como você disse que leitura e consumo de mídia são suas prioridades, acredito que esse é um ponto que vai te interessar muito. A tela é a Super AMOLED, então exibe cores vívidas, preto profundo, bom nível de brilho, enfim.

Sobre indicar um iPad, essa não é muito a minha praia (faz tempo que não brinco com um), mas acho que o iPad “normal” de geração atual pode te atender bem. Ele custa por volta de R$ 3.000 (versão inicial, com 32 GB de armazenamento), mas dia desses o encontrei com preço na casa dos R$ 2.600 na Fast Shop, então acho que não é tão difícil adquirí-lo com um bom desconto.

Entre um tablet Android e um iPad, eu recomendo o iPad. Adoro o ecossistema do Android, mas reconheço que o da Apple é mais adequado a tablets: nele, você encontra com mais facilidade aplicativos bem adaptados a telas grandes.

3 curtidas

Sobre os apps no Android, atesto e dou fé.

Passei por inúmeros tablets Android, hoje estou com o Galaxy Tab A 10, e Meu Deus esses apps…

Eu não substituiria. Além de tudo o que já foi dito acima, não sei qual o nível de atenção que a Samsung tem dado às atualizações de seus tablets. Isso inclui o aprimoramento do Dex, também.

O S5e está próximo de completar 1 ano de lançado. É um tempo considerável quando falamos de longevidade do software em aparelhos Android. Ainda mais em tablets, que não tem a mesma atenção dos smartphones.

1 curtida

Sendo direto: não, não recomendo.

O maior problema são os apps… já tentei substituir um PC pelo DeX no S10 e não são nada bons.

O pacote Office é terrível e cheio de limitações e você não consegue, por exemplo, copiar e colar imagens.

Os navegadores, a não ser o da Samsung, só exibem a página mobile e vc tem de estar toda hora tocando habilitando o “Exibir página para desktop”.

Enfim, não vale a pena.

Venho fazendo uso do s5e desde o início de 2020, utilizo pra tarefas básicas, como pacote office, navegador e leitor de PDFs, utilizando diariamente no trabalho, além é claro do consumo de mídia (que é excelente).
Eu recomendo, claro que o office tem algumas limitações de formatação, mas se você já tiver um computador, pode resolver facilmente. Eu escrevi minha dissertação nele inclusive, e o que não dava pra fazer nele no momento era gerar sumário e formatar as tabelas da forma que eu queria, coisa que deixei para revisar no fim.