Motivos: cortar custos
E em algum grau, a pouca utilização doa recursos bluetooth.
Até onde sei as S Pen atuais são carregadas via indução, deve ser o que causa os conflitos com o Qi2. Se o rumor for verdadeiro, provavelmente adaptaram alguma tecnologia da Wacom (as canetas não são energizadas) e consequentemente o Bluetooth foi cortado…
Ainda bem que a Samsung prometeu 7 anos de atualizações pro S24 Ultra. E que cumpra…
Jurava que todas as S Pen usavam tecnologia Wacom.
Aparentemente é isso mesmo.
https://www.wacom.com/en-us/about-wacom/news-and-events/2024/6
Mas como o S Pen precisa ser recarregado, eles não adotaram a tecnologia de caneta passiva, que é a tecnologia que o Mateus supos que a Samsung pode adaptar.
Eu tive um Note 9 e raramente usava a função Bluetooth, eu só costumava usar para tirar fotos, mas hoje em dia faço isso com meu relógio e consigo até visualizar o preview no relógio.
Talvez a quantidade de usuários que usa o Bluetooth da caneta seja muito baixa e por isso compensa remover esse recurso.
Uma vantagem de remover o bluetooth seria reduzir o peso e o tamanho do celular, porém, não sei se vale a pena.
Sabe aquela função que você usa uma vez pra testar e nunca mais usa? Então…
Eu fiquei puto pq uma vez fui usar pra tirar uma foto numa rua com um grupo do trabalho e ia deixar o celular afastado pra tirar a foto com a caneta, coisa de 5m eu acho.
Quem disse que funcionava?
Uma vez eu fiquei tirando várias fotos minhas, quando fui ver estavam todas pela câmera frontal, pq se eu clicava 2 vezes ele mudava pra frontal.
Pra mim, carregamento por indução é uma patifaria tão grande e desnecessária que não dá pra entender a ideia em dar preferência a isso sobre um dos recursos mais distintos dessa linha.
Posso dizer que uso mais a função bluetooth da S Pen que carregamento por indução.
A única função que eu uso, até o momento, do Bluetooth da caneta é a de tirar selfie, principalmente em fotos de grupo. Eu consigo segurar o celular mais longe, pegando um ângulo maior. Além de segurar mais firme, sem que ter que deixar um dedo pra tocar na tela e ainda não correr o risco da foto sair borrada, pq o celular não tremeu.