Galaxy S22 Ultra é o primeiro smartphone a realizar chamada via satélite

a pá de cal que faltava… adeus privacidade!!!

3 curtidas

Não entendi, o uso da telefonia por satélite não é justamente poder se comunicar mesmo sem nenhuma infraestrutura tradicional de telefonia? Se eu tenho 3G ou 4G, eu tenho telefonia celular.

2 curtidas

Ué também não entendi que teste foi esse…
Pelo que entendi o S22 se comunicou através de antena 4G com a operadora e a operadora trafegou esses dados por satélite, se for assim qualquer celular normal pode fazer chamadas “via satélite”

1 curtida

Isso é um avanço maior do que o que a Apple pretende fazer. Pelo visto, as operadoras de telefonia móvel vão fazer parcerias com empresas de internet via satélite para expandir a cobertura.
O lado ruim disso pode ser planos mais caros e restritos dada as restrições da internet satelital.

Então mas aí de toda forma precisa ter sinal de celular, aí não faz muito sentido sendo que o diferencial de um celular por satélite é funcionar praticamente em qualquer parte da terra.

Pelo que eu entendi, em vez de o satélite usar uma banda/frequência especial para o serviço (exemplo rede Iridium), o satélite foi adaptado para enviar um sinal de 4g numa banda padrão da operadora.

O serviço de socorro por SMS da Apple por exemplo usa uma frequência especial separada das operadoras de celular, por isso precisa de um chip especial, só que isso deve trazer vantagens em termo de melhor estabilidade do serviço.

9 curtidas

Vim nos comentários buscando uma explicação e a sua foi perfeita!

1 curtida

Vai acabar os filmes onde a galera fica perdida no meio do nada sem sinal de celular, só vai ter esse tipo de filme sendo gravado como filme de época.

1 curtida

Jurassic Park.

É.

Claro que pra fazer funcionar também tiveram que usar um satélite ENORME pro sinal chegar com intensidade suficiente no chão. Meu chute é que deve ter rolado alguma coordenação também pra esperar o satélite passar na região em que estavam fazendo os testes.

Mas ainda assim não da pra entender qual o mérito do S22 nessa história, deve ter rolado um jabazão da Samsung.

Obrigado pelo feedback, galera. Estou arrumando o texto. Para auxiliar, também inclui um vídeo do funcionamento do satélite e da rede usada

1 curtida

o mérito é que os celulares atuais têm a capacidade de usar o serviço, sem precisar de um chip ou uma nova tecnologia.

em outras palavras, os bilhões de celulares que existem têm a capacidade de usar, enquanto o método da Apple, somente os celulares novos podem usar, enquanto o bilhão já fabricado não.

O satélite funciona como uma antena de 4G. Não precisa nada específico pra pegar o sinal.

Se não me engano, a Tim fechou parceria com uma dessas empresas e vai começar testar o sinal na região Norte.

Pode ser só que um satélite normal de órbita baixa já seja o suficiente para enviar o sinal com força o suficiente.

Talvez ele tenha um receptor mais sensível e uma antena mais potente que os modelos mais básicos, além de claro, sempre necessário a coordenação entre fabricante do celular, operadora de celular e dona/fabricante do satélite para alinhar todos os detalhes de funcionamento, então escolheram a Samsung que já está investindo nesse segmento.

2 curtidas

Nah, além de ser órbita baixa o satélite é absolutamente enorme.

1 curtida

Isso é maior do que os satélites geoestacionarios que usamos para internet hoje em dia?

Pela foto eu fiquei com a impressão que o negócio é maior que o James Webb, mas [citação necessária]

Pelo que pesquisei, o space shield do James Webb é 50m maior. Só que não é uma área “funcional”. Quando comparamos o espelho e a parte funcional, o BlueWalker 3 ganha fácil

Ainda assim, o BlueWalker 3 é GRANDE PRA CARAMBA, especialmente pra algo que fica em órbita baixa. E em órbita baixa ainda gera mais arrasto (por que ainda existe um pouco de atmosfera).